Cris Pitanga

Minha História

Todos os meus amigos me conhecem por Cris Pitanga, mas meu nome é Maria Cristina Santos Pitanga. Nasci em Resende, em uma família grande e eu sou a penúltima de 11 irmãos! Desde pequena, eu sabia que queria ser professora. Estudei Pedagogia e trabalhei na área de Educação por muitos anos.

No Parque Nacional de Itatiaia, ainda criança, conheci uma professora que trabalhava numa Escola Rural. Como ela era doce e amorosa com seus alunos! Foi um grande exemplo para mim, que desde muito nova já sabia que queria ser professora. Naquela época, ainda pequena, comecei a ajudá-la ensinando às crianças dessa escola. Essa experiência está guardada até hoje dentro de meu coração. Assim, começou minha jornada como educadora.

Muitas vezes durante minha prática profissional com as crianças, vem em minha mente as cenas que vivenciei com essa professora e como a sua doce atuação mudava o comportamento daqueles pequenos.

O tempo passou, fiz magistério e logo depois entrei na faculdade de Pedagogia. Trabalhei em Escolas do Sistema Pitágoras de Ensino e em outras instituições. Em minha trajetória na educação fui aprendendo a lidar com crianças e jovens.

Durante os anos que trabalhei como pedagoga, com a ajuda das técnicas pedagógicas e do amor, pude ajudar crianças e jovens a encontrar soluções para as questões desafiadoras que vivenciavam. Era uma grande alegria assistir a transformação desses seres. Porém, dentro de mim sentia que existia  algo mais valioso para ajudá-los.

E foi na Floresta Amazônica que conheci a yoga. Meus professores de lá me incentivaram a estudar yoga para dar aulas para as crianças. Retornando à minha terra natal, Resende, outra professora de yoga me ajudou a iniciar esse processo.

Na minha atuação como pedagoga nas escolas, crianças e adolescentes eram conduzidos a mim por diversos motivos, algumas vezes por falta de concentração, agitação, ansiedade, raiva, medo, dificuldades de relacionamento enfim, por diversos problemas. As técnicas de intervenção de alguns estilos pedagógicos que estudei os ajudavam a solucionar algumas questões, mas quando passei a ensinar yoga para esses jovens e crianças, descobri aquele algo a mais que pressentia que existia, a Yoga!  As transformações foram tornando-os mais tranquilos e muito mais confiantes na vida.

Naturalmente passei a trabalhar com yoga para crianças e jovens e fui colecionando várias histórias e aprendizados. Fui juntando yoga, técnicas pedagógias, o amor e  as músicas que fluiam de minha alma. Contudo, o mais maravilhoso é que as técnicas de yoga que as crianças e os jovens aprendem podem depois levar pela vida afora. Muitas sementes foram plantadas, muitos seres transformados e para outros, essa semente vai ainda germinar a seu tempo, pois o que aprenderam está impresso em suas almas.

A grande dádiva é ver muitas crianças que fizeram yoga comigo, depois de adultos, continuaram praticando, ou melhor, vivenciam a yoga como um modo de vida. Como sou grata pela oportunidade de fazer esse trabalho!

A cada dia, percebo que minhas práticas de meditação, baseadas nos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, que recebo da Self-Realization Fellowship, têm me ajudado a despertar a criatividade e a descobrir novas formas de realizar esse trabalho tão especial e abençoado: ensinar Yoga para Crianças.

Agora, depois de tantos anos dando aulas de Yoga para jovens e crianças, chegou a hora de compartilhar minha experiência com todos. Entre em contato comigo se quiser saber mais. Faço cursos de Como Ensinar Yoga para Crianças ou Yoga com Música para Crianças.

Um abraço iogue,

Cris Pitanga

Currículo

Atualmente, ministro cursos de Como Ensinar Yoga para Crianças e Yoga com Música em diversos espaços: Espaço Omnisciência (São Paulo/SP); Associação Arte de Ser/SP; Espaço Shunnya/SP; Espaço Shidananda/SP; Studio Sammasati (Canela/RS), Yogashala (Florianópolis/SC); Morada do Buddha (Florianópolis/SC); Gandharva Yoga &Terapias (Blumenau/SC); Gopala Yoga (Itapema/SC); Tudo é Arte (Piçarras/SC);  Casa Hridaya (Belo Horizonte/MG). UNIPAZ/Curitiba.

Pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional, fiz extensão universitária em Yoga pela FMU e o curso “Infância Vivenciada” baseado na Pedagogia Waldorf. Participo de congressos de Yoga no Brasil e no exterior e atuo como consultora educacional e empresarial há 20 anos na área interpessoal e com vivências de Yoga. Sou professora de meditação para crianças, desde 1996. Coordenei Retiro de Armação da Self-Realization Fellowship voluntariamente por quatro anos. Escrevi o livro Yoga com Música para Crianças e compus suas músicas.

 

1 Comentário


  1. Muito bom essa divulgação.
    Sou instrutora de yoga há 20 anos.mas na minha formação ainda não existia essas atividades yoga para crianças. Falava sim.mas ainda muito pouco.Parabéns Cris!!!
    Nossas crianças precisam e muito nos tempos de hoje.Namaste

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − oito =