Yoga para Crianças – A Chave para Viver no Mundo Atual

Olhando para o mundo de hoje, você sente vontade de viver uma vida mais leve, não é? Imagine uma criança…! A criança está o tempo todo sinalizando o quanto está precisando de algo que possa ajudá-la a viver neste mundo, você concorda?

Desde que comecei a trabalhar com yoga para crianças, percebi que havia encontrado a chave que oferece para os pequenos, assim como para os “grandes”, um jeito de viver diferente, mais feliz e mais leve! Assim, quero convidar você a ler algumas palavras sobre esse assunto tão envolvente e contagiante: “yoga para crianças”.

No trabalho de yoga para crianças, o educador tem a oportunidade de levar um conteúdo profundo, que oferece dicas maravilhosas para se viver neste mundo. O mais interessante é que a criança também pode aprender esses conceitos e aplicá-los em seu dia a dia.

Quando o professor de yoga infantil procura, a todo momento, deixar que naturalmente flua de sua alma o que estuda sobre yoga, e, principalmente, o que pratica, a criança percebe, assimila e internaliza essa coerência, passando a aplicar esse legado em sua vida.

Vale um cuidado nosso: o de sempre estarmos atentos para que, em cada momento da aula, possamos trazer essa chave – a yoga e seus conceitos – para que a criança encontre alguma dica, alguma ferramenta para vencer os desafios da vida.

Como fazer isso? Como levar para as crianças esse algo mais, ou seja, a profundidade da yoga?

Todas as técnicas e conhecimento do yoga são transmitidos de uma forma lúdica e divertida, com momentos permeados de magia e de surpresas. Tudo isso encanta a criança!

O importante é que esse conjunto de ferramentas não seja focado apenas em oferecer aos pequenos divertimento e alegria que requeiram apenas elementos externos, mas proporcionar-lhes um conjunto de atividades e vivências criativas e divertidas, que os ajudem a saborear de forma prática os conceitos e a filosofia da yoga. Dessa forma, eles despertam o interesse em aplicar o que aprenderam.

Cada educador que atua nessa área, portanto, tem uma oportunidade maravilhosa de levar, aos jovens yogues, uma luz, uma sugestão, uma vivência e, quem sabe, uma solução para questões que estejam vivendo.

Certa vez, em uma de minhas aulas, fizemos um joguinho que nos ajuda a perceber o nosso mundo interior e principalmente a calma que existe dentro de nós. Nesse dia, uma menina, chamada Maria, de nove anos de idade, disse para mim: “Professora eu sempre tive muita dificuldade de me concentrar, ainda não estou ótima, mas melhorei muito, pois me concentro mais”.  Ela ainda acrescentou:  “Adoro brincar e você faz muitas coisas divertidas na yoga. Outra coisa, eu também tenho aprendido como me comportar melhor. Lembro que você disse que quando mudamos, as coisas em nossa volta mudam, gostaria de dizer que eu estou acreditando nisso. Obrigada, professora”.
No momento que ouvi essas palavras de Maria, com profunda alegria em meu coração, cheguei à conclusão de que a proposta da yoga para crianças é um maravilhoso caminho, para ajudá-las na arte de viver.
Continue comigo, vamos juntos relembrar princípios valiosos relacionados aos trabalhos de yoga para os pequenos, são eles:

  • ·  O mundo da criança – devemos estar atentos à realidade de nossos alunos e de cada aluno em particular, para adequarmos nosso planejamento e nossas aulas, conforme as necessidades deles, oferecendo, assim, o que possa ser útil para a vida de cada um.

    · Técnicas envolventes – Nossa atuação deve ser sempre motivada a levar para as crianças histórias que encantem, músicas que despertem nelas a vontade de praticar yoga, brincadeiras, atividades diferentes e criativas, que sempre tenham um olhar profundo em relação aos conteúdos de uma ciência tão sagrada e milenar.
    · O professor e sua prática – O professor de yoga para criança deve sempre estar empenhado em estabelecer uma rotina que envolva hatha yoga e meditação. Essas práticas despertam sabedoria, intuição e criatividade para lidar com cada turma e aluno com que trabalha.

    · Limite claro – As crianças, de uma maneira geral, querem alguém que lhes dê limites. O limite lhes dá uma enorme sensação de segurança. Voltando ao item anterior, podemos dizer que nossa preparação e nossa disciplina nos ajuda a ter mais intuição e discernimento para lidar com as crianças.

    · O autoestudo– Conhecer a nós mesmos, saber como e porque temos determinadas reações também nos ajudam a entender os pequenos yogues e a praticar qualidades como a capacidade de aceitação e a paciência, que são essenciais para lidar com eles.

    · Busca de conhecimento – Você talvez já tenha tido a seguinte sensação: “Será que posso fazer diferente?”. Buscar novas formas de trabalhar é uma ação valiosa para quem trabalha com as crianças, pois podemos nesse buscar encontrar novas formas de atuação junto a elas, como também, um novo olhar em relação a nós mesmos.(Me pareceu redundante. Tentei refazer sem repetir palavras, mas está meio difícil. Reescreve aí!)

    · Aceitação da criança – esse é um quesito muito importante em nossa relação com os pequenos, pois a partir da aceitação, seja do comportamento como do sentimento da criança, podemos fazer intervenções positivas e acertadas.

    Neste texto, você está tendo uma pequena panorâmica de como deveria ser o trabalho de um professor de yoga para crianças. Ofereço para os professores uma formação, que é composta de uma série de atividades de aplicação imediata, auxiliando o professor a realizar seu trabalho.  O depoimento de uma de minhas alunas, Julieta Roitman, resume bem o processo metodológico dos meus treinamentos, ela escreveu: – no curso “Como Ensinar Yoga para Crianças é ensinado a estrutura da aula, recursos pedagógicos, lúdicos e métodos criativos de trabalho… mostrando que o caminho é diverso, que devemos estar abertos para aprender com as crianças, aceitá-las como são e contribuir para seu autoconhecimento. Um novo mundo se abriu pra mim, interligando infância, yoga e educação, só posso agradecer pelo convite a essa aventura maravilhosa e recomendar sua formação!   No texto, “5 motivos para fazer a formação como ensinar yoga para criança”, você poderá conhecer um pouco mais da metodologia.

    Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre yoga para criança, sugiro que você leia o texto, em meu site, chamado “20 impressionantes benefícios da yoga para crianças”. Nele, você poderá ter uma ideia abrangente da yoga na vida da criança.

    Eu acabo de lançar o meu primeiro  Ebook “YOGA PARA CRIANÇAS E SEUS BENEFÍCIOS” que  é baseado na Pedagogia How to Live, idealizada pelo mestre indiano, Paramahansa Yogananda. Essa obra traz uma explicação ampla e profunda dos efeitos da yoga, para o corpo, a mente e a alma das crianças e dos jovens, e também, mostra como a Yoga pode ajudá-los a lidar com suas emoções e seus relacionamentos desafiadores.

    Você encontrará, em cada capítulo, exercícios práticos e histórias verdadeiras que servirão de inspiração e motivação para a prática em escola e em família. Serão apresentadas dicas, orientações e uma pequena série para que educadores e pais possam auxiliar os pequenos praticantes.

    A ideia é inspirar educadores e pais, a ensinar yoga de forma lúdica, inspiradora e totalmente focada nos conteúdos filosóficos da yoga, com recursos para aquietar o corpo, acalmar a mente, tranquilizar as emoções e, principalmente, ajudar a criança e o jovem a perceber o seu mundo interior, onde habita a paz, a calma, a paciência que se necessita para viver com equilíbrio neste mundo.

    Para saber mais sobre o ebook, clique aqui: http://lp.crispitanga.com.br/

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.