Meu Novo Livro: Descubra o iogue que existe em você

Meu Novo Livro: Descubra o iogue que existe em você
Rate this post

Pense num guia prático para lidar com sentimentos desafiadores às crianças (e não só a elas) – como medo, raiva, ansiedade – por meio de exercícios de respiração, práticas de posturas de yoga e meditação. Agora, imagine tudo isso sendo trabalhado de forma divertida e leve, com desenhos, pinturas e boas histórias infantis. Pronto, essa receita leva o nome de Descubra o iogue que existe em você! e é o novo título da coleção Yoga para crianças da editora Omnisciência, que instrumentaliza os adultos para trabalharem a yoga na educação.

Nele, Gopal e sua turma, que têm aproximadamente 12 anos de idade, dividem com o leitor as técnicas iogues que os ajudam a se relacionar melhor entre si e com os outros, além de sugerirem exercícios para acalmar a mente, tranquilizar as emoções e, principalmente, como diz no livro: “acessar o mundo interior, onde habitam a paz, a calma e a paciência necessárias para viver com equilíbrio.”.

Nas páginas, há espaços em branco para preencher com desenhos e/ou reflexões; outros com desenhos prontos para colorir à vontade, de forma que cada leitor possua a sua edição personalizada do Descubra o iogue que existe em você!, como conta a autora na abertura: “Quando comecei a preparar este livro, pensei que seria maravilhoso que você pudesse ilustrá-lo para ele ficar com o seu jeito.”.

Cris Pitanga é professora de yoga e meditação há mais de vinte anos, além de ministrar o curso Como ensinar yoga para crianças por todo o Brasil. O seu trabalho é baseado na filosofia How-To-Live, do mestre indiano Paramahansa Yogananda, que apresenta a aplicação prática da yoga no dia a dia, contemplando todas as áreas da vida humana: ciência do corpo, engenharia mental, artes sociais e ciência espiritual aplicada.

Quer um gostinho do livro? Experimente fazer o exercício abaixo!

EXERCÍCIO PARA AQUIETAR A MENTE

• Sente-se no chão ou em uma cadeira. Feche os olhos e direcione seu olhar suavemente para o ponto entre as sobrancelhas.

• Solte os braços ao lado do corpo.

• Respire fundo e, ao mesmo tempo, eleve os ombros em direção às suas orelhas.

• Solte o ar, abaixe os ombros e relaxe.

• Faça isso cinco vezes.

• Depois, deixe suas mãos sobre as coxas com as palmas para cima.

• Respire, observando o ar que entra e que sai por suas narinas.

• Ao final, aproveite alguns momentos da tranquilidade que conseguiu com esse exercício.

descubra-o-iogue-que-existe-em-voce

Descubra o iogue que existe em você! oferece dicas às crianças e aos adolescentes para lidarem com sentimentos desafiadores, como nervosismo, ansiedade e medo, por meio de exercícios de respiração, práticas de postura de yoga e atividades que despertem a intuição e a sabedoria para as boas decisões. É, também, um rico material para os educadores. Interativo, sugere desenhos, pinturas e reflexões que tornam o livro único, já que o leitor também passa a fazer parte dele.

OUTROS LIVROS DA COLEÇÃO YOGA PARA CRIANÇAS

Saudação ao Sol – Surya Namaskar

Você sabia que na Índia as pessoas fazem uma Saudação ao Sol com todo corpo? Ela se chama Surya Namaskar. Surya quer dizer Sol e Namaskar é um cumprimento de amor e gratidão. Os sábios iogues da Índia descobriram que essa sequência de posturas de Yoga é uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, conectados com uma das forças mais poderosas do Universo: a energia do Sol. Yoguine, uma jovem que pratica o Surya Namaskar, vai ensinar a você como se faz essa prática para encher seu corpo de energia. Observe como as posturas se parecem com o movimento dos animais e dos elementos naturais. Afinal, os antigos iogues passavam muito tempo observando a Mãe Natureza.

 Yoga com Música

A Yoga com Múica

Yoga com Música acompanha um CD com canções relacionadas às posturas da yoga ilustradas no livro. O pacote é estimulante a todos. Tanto crianças quanto adultos podem usufruir deste rico material e fazê-lo de guia para a prática conjunta, partilhando um momento de realização espiritual e alegria.
Com o auxílio de Duda, uma jovem yoguine, questões da vida cotidiana – e que fazem parte do universo infantil – são aclaradas e podem servir de inspiração aos pequenos, despertando o interesse para a prática da yoga.