A Música ajuda a criança a entrar na quietude da Yoga

O Yoga em si motiva a criança, já que durante a prática ela aprende a imitar os animais, elementos da natureza e outros objetos que existem ao seu redor.

Contudo, como a criança da atualidade vem sendo bombardeada pelo excesso de informações, de atividades, dos diversos acontecimentos e do estímulo dos eletrônicos, ela –  algumas vezes – não consegue aquietar para fazer as posturas, as respirações e os relaxamentos do yoga .

Assim, nossa metodologia “Amor em Ação”, destinada ao ensino de yoga para crianças e que tem por base os conceitos do yoga, os oito passos de Patanjali e a pedagogia  “How-to-Live” de Paramahansa Yogananda, oferece diferentes técnicas que visam motivar os pequenos.

O nosso livro “Yoga com Música” apresenta um importante elemento desta metodologia: a música, que além de estimular a criança para a prática de yoga, permite que ela aprenda a lidar com sentimentos e emoções de forma positiva, modificando e até eliminando o que não lhe faz bem.

A música é um excelente recurso pedagógico, por isso apresentamos, no livro, dicas de como utilizar o canto para ajudar a criança a entrar mais facilmente na quietude do yoga. Seguem algumas dessas dicas para educadores e pais:

  • Cante uma música várias vezes e, depois, com uma voz suave e baixa, convide a criança para praticar a postura.

  • Pratique com a criança uma determinada postura cantando  (as posturas que sejam possíveis de cantar durante a prática). Cante algumas vezes, depois diminua o tom de voz até  que, finalmente, você proponha que a criança pratique silenciosamente, sentindo  a calma, a força ou a alegria ao fazer aquela postura.

  • Enquanto a criança permanece em silêncio em uma determinada postura, o adulto, num tom de voz baixo, repete somente a letra da música e sugere que a criança sinta a qualidade que ela nos convida a perceber. Por exemplo, praticando a borboleta, ela pode ser convidada a sentir a paz, pois na letra da música há sugestão de que a criança leve a paz para todo o lugar.

  • Cante para a criança enquanto ela pratica a postura. Após cantar duas ou três vezes, o adulto sugere que ela pratique a postura sem o canto, sentindo mais e mais os seus efeitos.

Com essas dicas, você verá que a criança entra na quietude do yoga, percebendo  as sensações das posturas, como: calma, paz ou alegria.

Para mim, foi um grande presente quando essas músicas começaram a fluir das profundezas de minha alma, pois quando as utilizo nas aulas com as crianças, percebo que elas sentem mais vontade de praticar as respirações, os relaxamentos e as posturas do yoga e ficam mais tempo fazendo os exercícios.

quietude-yoga-para-criancas

Por meio da meditação, é possível experimentar uma paz interior estável e silenciosa que pode se constituir em ambiente permanentemente tranquilizador para todas as atividades – quer sejam harmoniosas ou atribuladas – que as responsabilidades da vida exigem. A felicidade perene reside em manter uniforme esse estado de tranqüilidade mental. Paramahansa Yogananda, Paz Interior

Durante todos esses anos que tenho ensinado yoga com música, muitas crianças têm se beneficiado com esse recurso. Hoje, quero contar a história de uma menina que estava comprando livros com a avó na livraria Omnisciência. Ela estava muito agitada, não parava quieta. Sugeri que ela  praticasse yoga comigo. Fomos para um cantinho e realizamos algumas posturas.  Ao final, fizemos a postura da tartaruga. No livro, é proposto que durante a prática dessa postura, enquanto canta, você faça um toc toc nas costas da criança, dizendo o nome dela.  Praticamos a tartaruga desse jeito e ela adorou! Pediu que eu repetisse a experiência várias e várias vezes. A avó veio até o cantinho onde estávamos e ficou muito feliz com o que viu. Depois, ela me disse: – “Impressionante, nunca vi minha neta ficar tanto tempo tão quieta e calma!”.

Assim, a ideia é que a música seja um instrumento de auxílio para o professor de yoga, pais e educadores conduzirem as crianças à essência do yoga: a quietude e o silêncio interior.

A criança, pelo simples fato de cantar as músicas do livro, pode sentir as qualidades e sentimentos que precisa e, quando  aprende a usar as músicas em  suas práticas, ela mergulha mais facilmente na quietude do yoga, sentindo a paz,  a calma e a paciência que permeiam o seu ser!

Para comprar o livro A Yoga com Música por apenas R$ 39,00  acesse o site da livraria da Cultura da Paz Omniscência – www.omnisciencia.com.br

A Yoga com Múica

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.