O poder da meditação para um mundo melhor - Cris Pitanga

Meditação

O poder da meditação para transformar o mundo

O poder da meditação para transformar o mundo
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você provavelmente já tenha ficado encantado com algum paraíso da natureza, como uma linda praia, um belo jardim ou uma exuberante floresta. Sempre é maravilhoso para a nossa alma apreciar e curtir locais que nos acolhem com sua beleza.
Porém, você já pensou que existe um paraíso dentro de você e que também pode encantar e acolher, principalmente nos momentos em que você mais precisa?

Com a meditação, cada pessoa – seja ela calma ou agitada, estressada ou tranquila, nervosa ou pacífica – pode adentrar em seu paraíso interior e ali encontrar a sua bela natureza.

A meditação é uma forma de conhecermos e nos conectarmos com a riqueza do nosso paraíso interior, repleto de belas qualidades e sentimentos que nos trazem uma felicidade sempre crescente.

Neste artigo, vamos conhecer o que a meditação desperta quando a praticamos.

14 benefícios transformadores da meditação

As pessoas que meditam dizem que, desde que começaram com essa prática, tornaram-se outra pessoa. Isso porque, aos poucos, perceberam que o hábito de meditar desperta sentimentos positivos que estavam adormecidos – inúmeras qualidades que as ajudam enfrentar melhor os seus desafios. Elas também descobrem aspectos de si mesmas que precisam ser mudados e adquirem novas maneiras de lidar consigo mesmas e com o mundo ao redor.

Vamos agora conhecer alguns benefícios que a meditação proporciona em relação à nossa saúde física, mental, aos nossos relacionamentos, emoções e à nossa alma.

1- Desperta a vontade natural de cuidar da alimentação:


Tenho uma amiga que medita há mais de 20 anos. Ela contou que, logo no começo de suas práticas de meditação, percebeu uma mudança incrível que surgiu naturalmente em sua vida. Ela se tornou mais atenta em relação a sua alimentação, disse que seu próprio organismo, de forma muito natural, passou a selecionar e escolher determinados tipos de alimento mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes. Ela percebeu que a meditação desperta a consciência de que nosso corpo é algo sagrado e a vontade de buscarmos elementos mais puros.

Ao escolher melhor a comida que iremos consumir, descobrimos que alimentos mais leves e não industrializados nos deixam mais calmos e serenos, inclusive nos ajudando a meditar melhor. Assim, aquele que medita deveria ficar atento aos alimentos que consome, para que suas meditações possam ser mais profundas, trazendo mais calma, paz e serenidade para a sua vida.

2- Incentiva, no praticante, o hábito de exercitar o corpo:


Quando meditamos, passamos a pensar mais sobre nossa saúde e a sentir mais vontade de cuidar do corpo. Já ouvi muitas histórias de pessoas que, logo que começaram a meditar, sentiram a necessidade de exercitar o corpo – inclusive, contam que à medida que praticam algum exercício físico, sentem-se com mais ânimo para meditar.
Assim, a prática de algum esporte, da caminhada, Hatha Yoga e outras atividades físicas são importantes para uma vida equilibrada. Sempre que possível, adicione à sua rotina diária, a prática de uma atividade física e lembre-se de que essa prática, além dos efeitos para sua saúde física, também estará ajudando na sua meditação.

3- Armazena energia vital:
Já ouvi alguns depoimentos de pessoas que sempre tiveram a tendência de se sentirem desvitalizadas, sem energia e sem vontade para realizar suas atividades. No entanto, depois que começaram a utilizar exercícios de respiração e ver, na prática, como essas técnicas armazenam a energia vital em nosso corpo, começam a perceber uma enorme diferença. Elas sentem mais vitalidade, ânimo e força de vontade para realizar suas atividades do dia a dia.
Assim, ao meditar, pratique as técnicas de respiração com concentração e vontade, pois quanto mais atento estamos ao executar os exercícios de respiração, realmente focalizando no que estamos fazendo, mais energia vital armazenamos. Assim, crescemos em jovialidade e energia, para viver de forma calma e ativa as diversas demandas da vida!

4- Desenvolve a concentração:


Atualmente, somos bombardeados por tantos estímulos, atividades e por inúmeras distrações. Isso faz com que, muitas vezes, não sejamos capazes de parar, nos concentrarmos e atingir a quietude. Torna-se difícil conseguirmos manter nossa concentração por muito tempo. Como um dos principais requisitos para meditar é a concentração, quando meditamos corretamente e sistematicamente, nós nos tornamos mais concentrados tanto para praticar nossas meditações, como para realizar nossas atividades diárias.

5 – Melhora a qualidade dos pensamentos:
É provável que, em algum momento, você tenha tido a sensação de que sua mente estava desgovernada. Na Índia, usa-se a imagem de vários cavalos indo cada um para uma direção, deixando a mente dispersa e cansada. Durante a meditação, aprendemos formas de aquietar os nossos pensamentos e de acalmar a nossa mente.

Outra tendência que podemos ter é a de deixar que nossa mente produza pensamentos negativos em relação a nós mesmos, à nossa vida ou em relação às pessoas com que convivemos. Um dos maravilhosos benefícios da meditação é nos ajudar a perceber quando esses pensamentos aparecem. Ao mesmo tempo, passamos a ressignificá-los transformando em algo construtivo, fazendo com que nosso próprio pensamento nos ajude em vez de nos prejudicar. Ao meditar, passamos a ter um olhar mais profundo sobre nós mesmos. Com isso, aprendemos a observar melhor os nossos pensamentos, tornando-os mais construtivos e positivos.

6- Desenvolve o discernimento:
As pessoas, de uma maneira geral, agem de acordo com seus impulsos. Aquele que medita desenvolve a capacidade do discernimento que lhe permite fazer escolhas mais adequadas para as diversas área de sua vida, agindo, assim, de forma mais cuidadosa.

7- Aumenta a criatividade:
Todos nós necessitamos da qualidade da criatividade. Ela faz toda a diferença para nosso trabalho, para lidar com as crianças com quem convivemos e com diversas relações desafiadoras… Quando meditamos, entramos em contato com nossa habilidade de criar. Ficamos impressionados com coisas que passamos a fazer e que nunca antes havíamos feito em nossa vida.
Assim, professores e outros profissionais que meditam com regularidade começam a trazer para sua vida profissional um novo olhar, ideias inovadoras e criativas ao realizar os seus trabalhos.

8 – Melhora a nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros:


Muitos sábios dizem que o principal motivo que viemos para este mundo é para conhecermos a nossa verdadeira essência. No entanto, nesta busca, deparamo-nos com um dos maiores desafios do ser humano: a capacidade de se relacionar com os outros. E como essa tarefa nos faz crescer…! Na medida em que vamos adentrando ao mundo dos buscadores espirituais, parece que os testes nessa área também crescem, pois quanto mais nos aproximamos de nossa essência, mais precisamos colocar em prática aquilo que conhecemos dentro de nós.

Dessa forma, ao meditar – com disciplina, vontade e determinação – descobrimos certas qualidades que podem ser desenvolvidas. E a nossa maior vitória é quando conseguimos colocar essas qualidades em prática nos relacionamentos. A calma, a paciência, a tolerância, o perdão, a capacidade de ouvir e de se colocar no lugar do outro; enfim, podemos, a cada dia, fortalecer essas qualidades dentro de nós.

Portanto, com a meditação diária, despertamos as qualidades que ainda não manifestamos e que se mostram necessárias para que possamos cultivar relacionamentos mais harmoniosos e pacíficos.

9- Gera a capacidade de aceitação do outro:
Acredito que todas as pessoas que habitam este planeta, mesmo aquelas que já conhecem sua verdadeira essência, em algum momento, viveram situações em que foi um grande desafio aceitar o comportamento de outra pessoa.

A capacidade de aceitar o outro, seja lá como ele for, pode ser fortemente cultivada por meio da meditação. É claro que cada um vai ter o seu tempo para conseguir isso, mas é adentrando o nosso mundo interior através da meditação que conseguimos nos fortalecer ao ponto de perdoar, tolerar e até lidar de forma mais criativa e profunda com os desafios relacionados às pessoas desafiadoras que cruzam o nosso caminho.

10- Desperta a bondade e a gentileza:


Quando estamos envolvidos com grupos – tanto de adultos, jovens ou crianças que meditam – é impressionante como podemos encontrar pessoas tão repletas de bondade e gentileza. Com certeza, essas qualidades estão em toda a parte, independente se a pessoa medita ou não, mas é comum, nos grupos que meditam, existir um número significativo de pessoas com essas qualidades.

A meditação naturalmente desperta, no coração de quem a pratica, sensações que lhe convidam a prestar atenção nos outros. Quem medita expande a sua consciência e sente vontade de ajudar e colaborar de alguma forma.

Muitas pessoas, que meditam com regularidade, com o tempo, descobrem algo muito interessante: a capacidade de perceber as necessidade de alguém, sem nem mesmo a pessoa dizer ou pedir. Assim, quem medita, muitas vezes, atua de maneira gentil, ao perceber que podem antecipar algum tipo de ajuda, devido ao fato de intuir o que o outro precisa. Essa atitude gera em quem recebe gratidão e uma sensação maravilhosa de acolhimento!

11- Ajuda a pessoa a ancorar-se no momento presente:
A maioria das pessoas tem o hábito de ficar presas a situações do passado ou com a mente planejando o futuro. A meditação nos ajuda a esquecer lembranças negativas do passado, assim como nos faz não se preocupar com o futuro e, portanto, nos libera da ansiedade do que temos que fazer ou do que vai acontecer.

A prática sistemática da meditação nos ajuda a ficarmos ancorados no momento presente e a colocarmos nossa atenção no que estamos fazendo. Dessa forma, passamos viver uma vida mais tranquila, quando nosso foco não desvia para a ansiedade do futuro ou para a tristeza do que já passou. Passamos a viver com o objetivo de fazer o melhor no presente e, assim, o futuro cuidará de si mesmo.

12- Promove o relaxamento do corpo e da mente:
As técnicas de meditação nos ajudam a alcançar o relaxamento profundo do corpo e da mente. Ao praticá-las, conseguimos nos afastar do estresse do dia a dia e nos acalmar. Também, eliminar o cansaço e o nervosismo. Dessa forma, aquele que se dedica a uma prática sistemática de meditação pode se livrar da ansiedade, do estresse e trazer para sua vida as sensações de paz e serenidade.

13- Conecta o praticante com seu verdadeiro ser:
Todos queremos sentir felicidade e paz em todos os setores de nossa vida. São inúmeros os praticantes de meditação que conheço que sempre expressam gratidão pelo fato de terem aprendido a colocar a meditação como o principal momento de seu dia. Todos eles já perceberam que essa prática nos ajuda encontrar a verdadeira felicidade, a pura alegria – aquela que brota do âmago de nosso ser interior. Como falei no começo desse texto, você tem um paraíso dentro de você. Parafraseando o que disse Paramahansa Yogananda, fundador da Self-Realization Fellowship, todos nós temos um paraíso portátil interior repleto das mais belas qualidades. Através da meditação podemos conhecê-lo, para, então, levá-lo para onde quisermos.

Assim, a meditação nos ajuda a ir longe. Além de usufruirmos dos efeitos sobre o corpo, a mente, as emoções e as relações, a prática meditativa nos ajuda a adentramos em nosso verdadeiro ser. Com ela, nós nos recarregamos de boas energias e caminhamos pela vida de forma harmoniosa e pacífica.

14- Harmoniza e expande a paz pelo planeta:
Quando eu estava na Índia, assisti a uma palestra sobre meditação. O monge disse algo que eu já sabia, mas, naquele momento, parecia que suas palavras brotaram em meu coração como bombas de alegria. Essa sensação me deu a certeza de que meditar é um excelente caminho para que este mundo mude. Ele disse que mesmo um pouquinho da prática de meditação faz vibrar uma invisível paz no ambiente, em sua casa ou no templo onde você está meditando. Essa paz se expande para seus vizinhos, seu país, para o mundo e todo o planeta.

Assim, vamos nos dedicar a essa prática, pois de cada casa pode sair uma onda de paz para o planeta. Imagine se de dezenas, centenas ou até milhares de casas saírem ondas de paz. Isso fará com que este planeta vire um oceano repleto de paz!

E, agora? Vamos colocar em prática!
Pense profundamente nesses efeitos da meditação e busque uma forma de conhecer o mundo de quem medita. A partir de sua própria transformação, você sentirá a paz, a felicidade, a alegria e a sabedoria em seu próprio paraíso interior. Então, você poderá ajudar a todas as pessoas desse mundo (inclusive as crianças e os jovens com quem tem contato), para que elas também possam despertar as belas qualidades de seu mundo interior. Dessa forma, mais pessoas conhecerão seu próprio paraíso portátil e também viverão suas vidas de forma mais leve e feliz, influenciando positivamente todo seu entorno!

Um convite para você…

Estou lançando um grupo no WhatsApp sobre o hábito da meditação na vida do educador. Quero convidá-lo para fazer parte desse grupo. Assim como Frederico, você conhecerá os benefícios dessa técnica em sua própria vida.

Ficarei muito feliz com a sua participação. Espero, de coração, que você descubra o quanto a meditação nos ajuda – tanto na nossa vida profissional como em diferentes aspectos de nossa vida pessoal.

Venha aprender a meditar ou, se você já pratica, venha aprofundar seus conhecimentos. Vamos estudar e vivenciar vários aspectos ligados à meditação. Dessa forma, a partir de suas próprias experiências,  você poderá oferecer essa prática para seus filhos, alunos, crianças e jovens com quem convive.

Será uma grande alegria contar com a sua presença em nosso grupo!

Inscreva-se aqui >> https://pay.hotmart.com/P13313452E

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =