Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Meditação para Crianças

Como a meditação beneficia a vida de uma criança

Como a meditação beneficia a vida de uma criança
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

5/5 - (1 vote)

Você reconhece a meditação como algo importante para a sua vida?

Muitos adultos são gratos por meditar e por sentirem a enorme diferença que esta prática traz para suas vidas. Por incrível que pareça, mesmo quem medita pode ignorar as vantagens de ensinar meditação para as crianças. Porém, cada vez mais há adultos (que meditam e até aqueles que não meditam) que reconhecem o quanto esta prática pode ajudar a criança na promoção de seu bem-estar e no aprimoramento do seu comportamento.

É muito comum os adultos procurarem uma determinada prática para as crianças ao pensarem que elas precisam apenas de algo para melhorar a agitação, o estresse, a ansiedade e o nervosismo – e realmente essa prática pode ser muito relevante nesse sentido. Mas como seria maravilhoso se além de oferecerem a prática da meditação para as crianças, esses adultos reconhecessem que eles também deveriam experimentar os efeitos do ato de meditar em suas próprias vidas!

É lógico que se as crianças tiverem essa oportunidade será maravilhoso. Porém, se os educadores que estão envolvidos com as crianças também praticarem, os resultados serão ainda mais efetivos na vida da criança, pois o exemplo fala muito no processo de aprendizagem.

Lembro-me de uma professora de educação infantil que foi minha aluna. Ela procurou a meditação por causa de seus alunos, porque queria que eles praticassem para que melhorassem em várias questões relacionadas ao comportamento, à forma como se relacionavam uns com os outros e em relação ao aprendizado em geral. No entanto, no decorrer do curso que ela fez comigo, ela ficou impressionada pois o fato de ela começar a meditar produziu em sua vida e em suas ações tantas mudanças que seus alunos também mudaram em alguns aspectos. Ela, então, encantada com o que estava acontecendo, começou a ensinar para seus alunos o que estava aprendendo no curso e ficou impressionada com as mudanças que essa prática trouxe para eles. Veio a pandemia e o trabalho não continuou, ela inclusive não está mais com essas crianças. Mas eu acredito que uma semente quando plantada em um solo tão fértil como a mente e o coração de uma criança é muito especial, já que pode com o tempo germinar e produzir muitos frutos – e é isso que importa! As práticas que tiveram com essa professora os ajudaram e podem no futuro reverberar de alguma forma na vida desses pequenos.

Assim, você que sente um chamado para trabalhar com meditação com as crianças, comece a praticá-la em sua vida diária, perceba como seus efeitos reverberam em seus relacionamentos, em suas ações profissionais, no seu relacionamento familiar e em sua vida em geral. Saiba que, com persistência, dedicação e vontade, uma pequena prática de meditação, feita todos os dias, sem sombra de dúvidas, produz resultados inimagináveis. Assim, se você ainda não conhece esses efeitos, experimente e perceba em você mesmo os resultados valiosos dessa prática.

E, a partir desse lugar de experimentos e de provas, que tal você levar esta prática para os pequenos?!

São muitos os benefícios da meditação para a vida de uma criança, talvez você já saiba e conheça crianças que vivem de fato essa experiência e que estão degustando em suas vidas os benefícios desta ferramenta maravilhosa. Ainda assim, quero convidar a todos (inclusive a você que nem sequer imagina uma criança meditando) a conhecer os maravilhosos benefícios da prática de meditação para as crianças. Sempre que eu falar em crianças, também estarei me referindo aos adolescentes e aos jovens, pois eles também podem vivenciar esses benefícios em suas vidas.

Tenho observado algo muito especial acontecer devido às redes sociais: muitas pessoas estão empenhadas em cuidar de sua saúde integral com o auxílio de diversos profissionais que oferecem diferentes recursos para isso. A partir desses recursos, as pessoas buscam cuidar do corpo, da mente, das emoções, das relações, como também da espiritualidade. E uma das práticas que nos ajuda muito a investir de forma sábia e consciente em nossa saúde integral é a meditação, essa prática nos convida a cuidarmos de todas as áreas de nossa vida.

Seja quando cuidamos de uma criança em nossa casa, na escola, em consultórios ou em outras instituições, quando temos um olhar para a saúde integral, queremos oferecer o melhor para as nossas crianças. Afinal, você quer vê-las saudáveis, felizes nas diversas áreas de suas vidas. 

Diante disso, será que você gostaria de oferecer o melhor presente para a vida das crianças? Você sabe qual realmente é o maior presente? Algo que elas vão valorizar ao longo da vida, algo que vai mudar a vida delas para melhor, algo que vai ajudá-las a serem sempre gratas por tudo o que a vida oferece. Este presente, é algo muito simples, mas muito eficaz chamado  de MEDITAÇÃO – uma das habilidades mais valiosas que podemos ensinar para nossos filhos, alunos e para as crianças com as quais trabalhamos e convivemos.

Pensando que é realmente uma grande bênção quando uma criança medita, quero apresentar para vocês o quanto a meditação é uma ferramenta maravilhosa que traz imensos benefícios para a vida de uma criança.

Inicialmente, cabe dizer que a prática regular da meditação traz vários efeitos benéficos no desenvolvimento físico, emocional, mental, intelectual, social e espiritual de uma criança. Assim, é muito importante que os adultos interessados em levar esse belo legado para os pequenos possam ajudá-los a entender que quanto mais depositamos gotinhas de calma e de paz na conta bancária de nossa felicidade, nossas vidas se tornam mais tranquilas e harmoniosas. E quando estivermos vivendo algum desafio, as nossas práticas de meditação certamente irão nos ajudar a vencer os obstáculos como um herói, repleto de calma e de paz.

Afinal, como a meditação beneficia a vida de uma criança?

A meditação tem um efeito maravilhoso para o nosso corpo, pois o relaxa. Como disse Paramahansa Yogananda, um grande iogue que viveu muitos anos no Ocidente: “Um corpo relaxado e calmo é um convite à paz mental”. Durante o processo meditativo, a criança aprende a relaxar o corpo e, com isso, naturalmente sente paz mental. E mais: quando relaxa o corpo e acalma a mente, a criança vai aprendendo a cuidar do corpo, onde habita a sua alma repleta das mais belas qualidades. Por isso, esse cuidado em relaxar e acalmar o corpo, ajuda a criança a ir despertando as qualidades da paz, da calma, da paciência, da coragem que sempre estão vibrando em sua alma.

A nossa mente muitas vezes parece um monte de macaquinhos pulando de galho em galho, não é verdade? E isso pode nos cansar. A criança, mesmo que não tenha consciência disso, tem uma mente de macaco também. Desta forma, ao meditar, a criança aquieta a mente, aprende a ter mais concentração e mais foco, o que a ajuda em sua vida escolar.

Você notou que as crianças e os jovens são atraídos por aparelhos eletrônicos e pela tecnologia como nunca tivemos em nossa juventude? Eles são desafiados a pensar e responder mais rapidamente do que nunca. Eles têm a capacidade de lidar com muitas informações ao mesmo tempo, principalmente nos jogos eletrônicos. Eles surfam de maneira rápida e precisa nas constantes comunicações online.

Lógico que essas habilidades podem ser muito úteis para o mundo atual, mas a maior benção é quando eles percebem que tem que ter limite e cuidado para lidar com tudo isso, para não se viciar sem deixar que esses elementos os dominem. E é aí que entra a meditação. A prática da meditação vai dar para eles uma percepção mais ampla deles mesmos, a autocrítica e a força para saber o momento de limitar o uso dos eletrônicos.

Conheci um rapaz em um evento de meditação para jovens, em que eu estava como voluntária. Ele ficou muito à vontade comigo. Certo dia, ele me chamou para conversar e me contou que estava extremamente viciado em jogos eletrônicos, a ponto de se sentir muito mal quando não jogava. Ele me contou que a partir do momento que um amigo lhe convidou para aprender a meditar, uma nova porta se abriu na vida dele. Pois, com a meditação, ele começou a perceber que era capaz de fazer pequenas mudanças em sua rotina diária que podiam ajudá-lo a se livrar do vício. Foi muito lindo acompanhar as conquistas desse jovem e, de certa forma, ajudá-lo a encontrar ideias e novas ações que pudessem lhe dar força e coragem para se transformar. Esses exemplos vivos, nos fazem, a cada dia, valorizar o quanto a meditação amplia nossa sabedoria e o discernimento para enfrentarmos os desafios de nossa vida. Imagina a criança que tem essa oportunidade desde pequena!

Um outro benefício da meditação para os pequenos é o fato de a criança despertar o amor, a empatia e a compaixão. Um menino de 5 anos que já praticava a meditação diária, durante uma brincadeira, ficou estressado e brigou com seu amigo. Eu assisti a cena entre eles. De repente, ele saiu da situação e foi para um cantinho de meditação, localizado na escola, que foi todo decorado pelas crianças. Nesse espaço, ele sentou e meditou. Depois de um tempinho, veio até mim e disse que iria conversar com seu amigo e pedir perdão. Com essa história, vemos o quanto o hábito de meditar pode ajudar a criança a se perceber e lidar melhor com as pessoas à sua volta. Lembro-me com muita alegria do grande abraço que o amigo deu nesse menino logo que ele pediu perdão. A amizade entre pessoas que meditam gera um elo diferente e especial, o que explica esse abraço gostoso!

Quem não tem emoções fortes, quem não está tendo ansiedade, nervosismo e agitação? Trata-se de uma epidemia mundial. Como já falamos, as crianças estão apresentando esses sintomas desde muito pequenas. Crianças e adolescentes têm vivido muitas situações desafiadoras que geram sensações, sentimentos e emoções que para eles é difícil de administrar. Eles precisam da ajuda dos adultos e de recursos que possam auxiliá-los a lidar com as diferentes situações de suas vidas. Nesse contexto, quero trazer uma frase de Paramahansa Yogananda, quando ele disse: “Focalize a sua atenção em seu interior, você sentirá um novo poder, uma nova força, uma nova paz, em corpo, mente e alma”. Acredito que, ao oferecermos a meditação para as crianças e para os jovens, estaremos ajudando cada um deles a despertar essa força, essa paz em si mesmos. E, a partir do reconhecimento interno de seu potencial, cada um pode levar essa força para lidar com as demandas de sua vida.

Ter uma mente calma, creio que seja o sonho de muitas pessoas que parecem estar ligadas em uma tomada de 2000 volts. Tenho percebido, em meu trabalho e nas falas de meus alunos, o quanto as pessoas de uma maneira geral querem aprender a encontrar esse lugar da calma. Imagine como é para uma criança, quando ela sente que sua mente está agitada e frenética. Se nós, os adultos, muitas vezes, não sabemos o que fazer, imagine uma criança que nem tem maturidade cerebral para lidar com suas emoções e sensações. Por isso, a cada dia, sinto que oferecer meditação para as crianças é uma atitude gigante de um adulto, pois ao se empenhar em ajudar a criança dessa forma, ele está oferecendo para os pequenos algo tão precioso e valioso que todo esforço e toda a dedicação valerá muito, pois os pequenos que têm essa oportunidade poderão, sem sombra de dúvidas, levar para suas vidas a calma que tanto necessitam para lidar com as situações desafiadoras de suas vidas.   

A irritação, a frustração, o medo, a insegurança  e outros sentimentos fortes que podem estar presentes na vida de um adulto, de uma criança ou de um jovem, muitas vezes se apresentam porque tanto os adultos, como as crianças e os jovens do momento atual querem soluções imediatas, instantâneas para suas questões. Portanto, aprender a despertar a qualidade da paciência tem sido algo muito importante em nossas vidas, pois a estabilidade emocional é essencial para um crescimento saudável. Uma prática sistemática e constante de meditação nos dá gradualmente a capacidade de lidar com as demandas da vida com coragem e força, assim como ancorados na paciência. Nada acontece sem esforço, mas muitas mágicas podem acontecer com a nossa dedicação e vontade de colocar a meditação com uma disciplina diária em nossas vidas. 

Qual é o maior legado da prática de meditação? Por que realmente vale a pena colocar a meditação como algo prioritário em nossa rotina diária? Todos queremos ser felizes, todos queremos ter paz, não é verdade? Assim, ao colocar a meditação como a primeira e mais importante atividade de nosso dia, estaremos depositando tanta paz, tanto amor, tanta alegria, tanta sabedoria na conta bancária de nossa felicidade que esses resultados irão reverberar em nossa vida em geral e, com isso, sempre teremos o cuidado de não negligenciar essa valiosa prática. Imagina se passarmos essa ideia e esse valor para nossas crianças…!

Por isso, pense comigo: e se as crianças e os jovens praticarem a técnica da meditação diariamente, como vai ficar este planeta? Acredito que será um lugar de mais paz. Como disse Dalai Lama: “Se ensinarmos a meditação a cada criança de oito anos, eliminaremos a violência em apenas uma geração”. Vamos seguir juntos neste propósito?

Iyengar disse: “Como um raio de luz, o iogue vê a luz que brilha além da terra e do céu. Vê a luz que brilha em seu próprio coração. Torna-se uma luz para si e para os outros.” Partindo desse maravilhoso pensamento do grande professor e iogue Iyengar, podemos ajudar cada criança a acessar seu coração para explorar de uma forma lúdica as belezas de sua alma e, assim, a cada dia, reconhecer quem realmente é –  um raio de luz que pode brilhar como amor e alegria para si mesmo e para quem cruzar o seu caminho. Desta forma, a meditação ajuda a criança a sentir a sua luz brilhar e, com o tempo, ela vai se tornando capaz de despertar essa luz em todos os corações!

E já estão abertas as inscrições do meu próximo Treinamento Online Intensivo: Como ensinar meditação para as crianças?

No dia 03 de dezembro eu convido você a descobrir um método eficaz de ensino de meditação para crianças e jovens. Participe do treinamento online e ao vivo Cris Pitanga: Método ME – Meditar para Educar!

Inscrições no link abaixo:

Quero me inscrever

 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − dois =

error: Content is protected !!