12 Benefícios Comprovados da Meditação para Crianças e Jovens

12 Benefícios Comprovados da Meditação para Crianças e Jovens
5 (100%) 1 vote

Há anos, as crianças já demonstravam precisar de momentos de calma. Foi quando eu comecei a estudar a pedagogia Gestalt . Com esse método, aprendi formas muito especiais para mudar a mim mesma. Quando, então, percebi que esse conhecimento seria valioso também para as crianças.

Logo, comecei a utilizá-lo com os alunos da escola em que trabalhava. Fiquei muito feliz por encontrar uma forma de ensinar para as crianças e adolescentes como lidar com a agitação e a inquietude.

Lembro-me de ter vivenciado com os pequenos momentos tão lindos com essa prática. Os resultados foram perceptíveis, pois as crianças ficavam mais calmas, mais concentradas e com maior controle emocional.

Logo depois, apareceu a possibilidade de eu aprender técnicas de meditação baseadas na Yoga.

Talvez você possa estar pensando: Meditar? Como? Sou tão ligado, parar não é possível para mim. Porém, todos podem parar e aprender a meditar, inclusive você!

Imagina, então, o que muitos adultos pensam sobre meditação para crianças. Provavelmente, pensam que seja algo impossível.

Desde que comecei a meditar, na linha da Yoga, percebi uma grande mudança em minha vida, mais profunda e consistente. Há muitos anos, utilizo técnicas de meditação com os pequenos e vejo o quanto eles amam meditar e acalmar a mente. Todas as vivências são sempre muito inspiradoras. Eles adoram e aproveitam muito.

Sinceramente, para mim, é algo tão especial e sagrado que até fica muito difícil expressar em palavras a grandiosidade dessas vivências com esses seres. Mas, para que você possa se inspirar e conhecer um pouco desse assunto, vou compartilhar algumas teorias e vivências sobre este tema tão maravilhoso: os benefícios da meditação na vida dos pequenos e dos adolescentes.

Dessa forma, quero fazer um convite: continue comigo para conhecer como a meditação também pode ser uma ferramenta para ser experimentada pelas nossas amadas crianças e jovens.

Afinal, O que é Meditação?

o-que-e-meditacao-para-criancas-cris-pitanga

Mas, afinal, o que é meditação? Meditar é colocar toda a sua atenção em um único ponto. Por exemplo, focar na respiração, para que você possa sentir, conhecer e experimentar o que existe em seu mundo interior.

Como as crianças quase não brincam, ficam muitas horas em eletrônicos e envolvidas em inúmeras atividades, isso tem gerado uma série de desafios na vida delas, como o cansaço, a agitação, a ansiedade e falta de concentração. A meditação, com certeza, vai ajudá-las a encontrar dentro si mesmas sentimentos e respostas, que podem até eliminar esses desafios.

Vou contar uma experiência que tenho há mais de 10 anos. Ajudo a organizar encontros para crianças e adolescentes. Eles ficam quatro ou cinco dias juntos, praticando meditação duas vezes ou mais por dia. No final, eles demonstram que gostariam de ficar mais dias. Por que isso acontece? Certamente porque a meditação os ajuda a se conectar com os sentimentos e as sensações mais belas que existem em seus corações.

Os alunos que vivenciam a prática da meditação sempre compartilham conosco alguma história que nos mostra como a meditação realmente pode transformar vidas. Lembro-me de uma história, quando estava ajudando a coordenar a Escola Arte de Ser em São Paulo, onde, até hoje, as crianças meditam todos os dias.

Um de nossos alunos chegou e disse: “Hoje, eu fiz uma coisa que um de meus amigos não gostou. Sabe como resolvi?” Ele acrescentou: “Eu meditei e senti em meu coração que tinha que pedir perdão para meu amigo.” Foi uma experiência muito interessante, porque, na verdade, eu tinha acompanhado todo o processo somente observando.

Quando esse aluno percebeu que seu amigo tinha ficado magoado, sentou-se no cantinho da meditação e tomou essa decisão. Depois, a conversa entre os dois foi ainda mais tocante, pois, no final, eles se abraçaram e logo inventaram uma brincadeira para fazer juntos.

Os Benefícios da Meditação para Crianças e Jovens 

beneficios-da-meditacao-para-criancas-e-jovens-02-cris-pitanga

  • Acalma e relaxa o corpo

Sabe aquele aluno que não pára nas aulas de Hatha Yoga? Mesmo nos momentos de relaxamento, ele não consegue ficar quieto e imóvel. Assim, era um de meus alunos. Ele tinha um nível de ansiedade enorme.

Um dia, em uma aula de meditação, ele me disse que estava muito impressionado com sua mudança, pois, durante a meditação, conseguiu ficar quieto. Ele me procurou para dizer: ”Professora, pela primeira vez na minha vida, senti que a calma está dentro de mim e é uma sensação tão boa. Sentir meu corpo relaxado e calmo realmente é um grande presente!”.

Isso que aconteceu com esse aluno pode acontecer com todas as crianças, basta que elas possam ter a oportunidade de aprender a meditar e se conectar com sua essência.

  • Aumenta a concentração e o foco

Como, durante a meditação, o principal ponto é ajudar o aluno a focar sua mente em um único ponto, com a prática dessa técnica, ele vai aprendendo a aprimorar essa capacidade de ficar concentrado no que está fazendo, seja nas atividades da escola ou em sua casa.

  • Desperta a intuição e a sabedoria

Somente quando estamos em paz, com a mente calma e o corpo relaxado, podemos sentir e ouvir a voz de nosso coração. Desde que somos crianças, precisamos tomar decisões e fazer escolhas. Quando meditamos, naturalmente, vamos despertando a nossa intuição.

Assim como, vamos sentindo o que devemos fazer em determinada situação e é melhor escolher para nossas vidas. Intuir o que é melhor para nós e despertar a sabedoria para lidar com os nossos desafios são grandes benefícios da meditação. Imagina que maravilha despertar essas habilidades desde criança!

  • Ajuda a lidar e a controlar as emoções

beneficios-da-meditacao-para-criancas-e-jovens-cris-pitanga.03

 

Uma criança, que vive em um abrigo, começou a prática da meditação em sua escola. O seu entorno continuava o mesmo. Ela tinha, no abrigo, vários companheiros cuja a convivência era muito difícil.

Certo dia, ela contou algo que me fez concluir como a prática da meditação diária pode ter efeitos muito significativos em nossa capacidade de controlar nossas emoções.

Ela contou que um amigo do abrigo começou a chateá-la. Ele sempre fazia isso para provocá-la, pois ela ficava nervosa. Porém, ela aprendeu, nesses momentos, a se controlar e, desde então, ela conseguiu manter sua calma mesmo quando estivesse sendo provocada. Inclusive, ela aprendeu a controlar seu nervosismo. Agora, quando ela sente que vai se descontrolar, simplesmente, sai de perto, vai para um canto e pratica as técnicas de meditação que conhece. Logo, muda interiormente.

Em um mundo onde o nervosismo e a agitação parecem uma epidemia mundial, nada mais valioso que aprender o mais cedo possível a ter autocontrole. Isso porque a paz começa dentro de cada um dos seres que habitam o planeta.

  • Auxilia na superação do medo, da raiva, da inquietude e da ansiedade

como-ensinar-meditacao-e-yoga-para-criancas-beneficios

Todo o ser humano tem, dentro de si, uma série de sentimentos que os paralisa e impede de seguir adiante em seus propósitos educacionais, profissionais, pessoais e espirituais, tais como: o medo, a raiva, a inquietude e a ansiedade.

No entanto, a meditação é uma ferramenta maravilhosa para irmos, com o tempo, superando esses e outros sentimentos. Atualmente, esses sentimentos – que estavam mais presentes na vida do adulto – são evidentes em crianças e adolescentes.

Com frequência, deparamo-nos com alunos que estão precisando aprender como lidar e transformar sentimentos que possam ser prejudiciais em alguma área de sua vida. Por isso, muitas instituições estão oferecendo técnicas de meditação para ajudá-los a encontrar a coragem, o amor, a calma e a paz dentro de si mesmos.

  • Produz quietude mental

Todos nós, em algum momento, já percebemos como nossa mente fica inquieta com inúmeros pensamentos, que, muitas vezes, até nos cansam. Porém, quando aprendemos a meditar, passamos a observar que também temos quietude mental. As crianças também podem sentir isso. Imagine aprender a deixar sua mente tranquila desde pequeno!

Essa habilidade de aquietar a mente ajuda as crianças e os jovens a realizar de forma mais eficiente as suas atividades no decorrer de suas vidas. Dessa forma, ela pode reduzir o estresse, já que uma mente tranquila torna uma vida mais feliz e uma pessoa mais equilibrada.

  • Desenvolve o autocontrole e a capacidade lidar com conflitos

meditacao-e-concentracao-para-criancas-beneficios

Desde a nossa infância, frequentemente nos deparamos com aqueles que não gostam de nós, que nos provocam, como na história que contei daquela criança de abrigo…

Durante a vida, nem sempre nos ensinam sobre a arte de viver e de lidar com esses desafios. Eu fico pensando como perdemos muita energia durante a nossa trajetória neste mundo, justamente porque não sabemos como lidar com conflitos. A meditação nos oferece, naturalmente, discernimento, autocontrole e sabedoria para lidarmos com o enredo de nossa vida. Passamos, assim, a ser o próprio mediador das situações e dos desafios que aparecem diante de nós.

Se possibilitarmos às crianças a oportunidade de aprender a meditar a partir dos três anos de idade, iremos ajudá-las a acumular muita energia, muita força, a força da paz, a força do amor, a força da coragem, a força da paciência e, principalmente, a força do perdão – que mantém este mundo em pé!

  • Inspira a capacidade de perdoar e de aceitar o outro

O mestre Paramahansa Yogananda, em seu livro “Onde Existe Luz”, afirma: “Quando conseguir ser crucificado pelos atos errados de outrem contra você e, mesmo assim, retribuir com amor e perdão; e, quando for capaz de manter intacta a divina paz interior, apesar das dolorosas agressões causadas pelas circunstâncias externas, então, você conhecerá a felicidade.”

Diariamente, vivemos situações em que temos que aplicar o ensinamento acima. Ensinar de uma forma lúdica e simples essa ideia para as crianças, a meu ver, seria um dos pontos mais relevantes para que possamos ajudar a disseminar a paz neste mundo.

Com a meditação, a criança aprende, desde pequena, que a prática diária pode ajudá-la a ter um paraíso de felicidade dentro dela mesmo. Essa felicidade vai se tornando tão forte que a ajudará a lidar com as situações difíceis de sua vida. Ela aprenderá a perdoar e a aceitar o outro. Com a força gigante que despertou em seu interior, através da meditação, poderá ser como uma luz do sol, espalhando amor e bondade para todos. 

  • Motiva a cultivar bons pensamentos

postagem

Os pensamentos nos acompanham a cada segundo. Eles são nossos, apenas nossos. Ninguém sabe deles ou pode mudá-los – a não ser nós mesmos. Apenas cada um de nós pode cuidar de seus próprios pensamentos, apenas cada um pode escolher que tipo de pensamento terá.

Observar e tentar tornar os pensamentos mais construtivos e positivos não é um ensinamento muito comum no nosso mundo ocidental.

Temos sido presenteados com muitos livros, filmes e outros materiais que estão se espalhando pelo mundo, que trazem ideias e técnicas que podem nos a ajudar a aprender a cuidar melhor de nossos pensamentos.

Muitos dizem que somos o que pensamos, que nossa vida é um reflexo de nossos pensamento. Nós, adultos, podemos ensinar às crianças como tornar suas vidas mais felizes, a partir do cultivo dos bons pensamentos. Várias técnicas de meditação atuam exatamente nesse ponto e podem certamente despertar, desde de cedo, em nossos pequenos o interesse em observar e cuidar de seus pensamentos para que sua vida seja um reflexo de saúde, bondade, calma e amor.

  • Ajuda a acessar as qualidades da alma

Todos os grandes mestres afirmam que não somos apenas um corpo e mente, mas que, nesse corpo, está a nossa alma – repleta das mais belas qualidades. A meditação diária nos ajuda a entrar em contato com as qualidades da alma.

O que mais me encanta ao ensinar meditação para as crianças é a possibilidade de ajudá-las a acessar as qualidades da paz, do amor e da alegria. E, principalmente, a colaborar para que ela saiba e sinta que ela é um ser cheio de luz. E que também os outros, todos, sem exceção, são almas. Assim, treinaremos nossa consciência para podermos levar para onde formos esse paraíso portátil que existe dentro de nós mesmos.

Assim, de uma forma lúdica, criativa e profunda, podemos, a cada dia, apresentar para as crianças formas de como acessar o seu paraíso portátil.

  • Incentiva o cultivo dos bons hábitos

oficina-de-yoga-para-criancas-cris-pitanga

Os hábitos, em nossas vidas, vão sendo implementados e se tornam automáticos. Podemos passar muitos anos fazendo coisas que, na verdade, nos prejudicam muito. Esses hábitos podem começar na infância. Assim, vamos nos acostumando a fazer as coisas de um determinado jeito e nunca mudamos.

A meditação, baseada nos conceitos da Yoga, visa a ajudar as crianças e aos jovens a aprender como podem olhar para seus hábitos e modificá-los quando necessário. Assim como, aprender como cultivar bons hábitos.

  • Conduz o praticante a um estado de felicidade permanente

No livro “Onde Existe Luz”, Yogananda diz: “A natureza da alma é bem-aventurança: um estado interior de sempre nova alegria…”

O praticante de meditação, a cada dia, vai sendo conduzido a esse estado interior, a conhecer esta sempre nova alegria, um estado de felicidade permanente, que está com ele independente do que aconteça ao seu redor.

É claro que é necessário muito esforço, dedicação e prática para que possa ir gradualmente atingindo esse estado de felicidade. Quanto antes começarmos, melhor será. Vamos, então, investir em nossas crianças, oferecendo a elas gotas da prática de meditação, para que, com o tempo, elas possam mergulhar nesse mar de felicidade que habita o nosso ser.

Conclusão

A meditação diária – regada com paciência, força de vontade e disciplina – nos conduz ao aprendizado de que a maior felicidade é aquela que brota de dentro de nosso coração.

Um estado de felicidade verdadeira e permanente pode ser conhecido somente através da meditação.

Essa felicidade nos nutre com a alegria de ajudar o outro. Ela recarrega nossos corpos com energia, acalma nossas mentes e preenche nossas almas de paz. Imagina se cada vez mais crianças conhecerem esse legado trazido pela cultura oriental! Elas irão aprender a serem felizes dentro de si mesmas e serão como uma luz, que poderá ajudar a iluminar este planeta com a alegria que brotará de seus corações.