20 Impressionantes Benefícios da Yoga para Crianças

Algumas pessoas ainda se perguntam:

“Uma criança pode fazer yoga?

Logo que comecei a participar das aulas, eu também me perguntava: “É possível uma criança praticar yoga?” Até hoje, algumas pessoas fazem essa mesma pergunta que fiz antes de começar a  trabalhar com yoga para crianças. Ao longo deste texto, essa pergunta será respondida. Você, então, perceberá o quanto essa prática é um recurso maravilhoso para a criança do mundo atual.

Quando comecei com minhas práticas de yoga, passei a ter um novo olhar sobre minha vida, a aquisição de novos hábitos e paz interior. Como sou pedagoga e sempre trabalhei com crianças, eu ficava imaginando como seria maravilhoso se elas tivessem a oportunidade de praticar yoga e sentir em si mesmas esses benefícios que percebi em mim.

Nas escolas em que atuava, as crianças eram conduzidas para minha sala de atendimento por diversos motivos:

  • Agitação;
  • Nervosismo;
  • Falta de concentração;
  • Falta de vontade de estudar;
  • Excesso de ansiedade;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Problemas de relacionamento com professores e colegas.

Diante desses motivos, eu sempre ficava imaginando os meus alunos tendo a oportunidade de praticar yoga.  Foi quando, há 20 anos, minha professora Adriana Cuoco Viana me incentivou a iniciar o trabalho de yoga com as crianças. Claro que essa ideia me deixou muito empolgada, mas eu me perguntava: por onde começar? 

Naquela época, não existia muito material sobre o assunto. Com a ajuda de minha professora, de meus conhecimentos pedagógicos, de pesquisas e da formação que fiz em Hatha Yoga comecei a oferecer yoga para crianças.

UMA GRANDE DESCOBERTA: TER UM MÉTODO CRIATIVO

beneficios-yoga-pa

Comecei a dar aulas para crianças, achando que elas deveriam aprender de modo similar ao dos adultos. Um dia, eu estava com oito meninas em meu espaço de yoga. Enquanto eu procurava meu caderno, as meninas pegaram minha canga, que era amarela, e a canga de outra criança, que era azul. Com as cangas, elas montaram um céu com um sol e disseram para mim: “Professora, como nós vamos saudar o sol sem o sol? Agora, sim, temos o céu e o sol e podemos saudá-lo!”

Foi nesse dia que tive um click, despertei e pensei: “preciso parar tudo e mudar minhas aulas…” Eu realmente parei  e fiz uma grande descoberta: tenho que ter  um método  criativo. Logo que cheguei em casa, muito motivada pela nova descoberta,  já comecei a reformular minhas aulas, para que elas se tornassem mais atraentes e criativas para as crianças.

Como envolver as crianças na prática de Yoga

beneficios-yoga-para-criancas

Aos poucos, fui descobrindo novas formas de apresentar a yoga para crianças, como continuo aprendendo até hoje. Desde então, noto que os pequenos passaram a se envolver mais e mais na prática. Inclusive, as crianças especiais, com as quais tive o privilégio de trabalhar. 

A cada dia, flui de minha alma maneiras diferentes de usar a contação de histórias, experiências, vivências na natureza, música, jogos e brincadeiras nas aulas de yoga; sempre atenta aos conceitos e a filosofia desse conhecimento milenar. Dessa forma, vou compondo uma metodologia, que hoje chamo de “Amor em Ação”. 

Com a passar dos anos, como agora, neste momento, posso comprovar em minha própria prática que aquelas questões, que levavam meus alunos à minha sala de atendimento quando eu era pedagoga, são as mesmas que levam as crianças a praticar yoga. Com um método lúdico e criativo de trabalho, as crianças se envolvem tanto na aula, que, com o tempo, eliminam ou pelo menos suavizam esses desafios. 

Os Benefícios da Yoga para Crianças para um desenvolvimento integral e saudável na Infância

beneficios-yoga-criancas-pequenas

Provavelmente, você já sabe quais são os benefícios que a yoga oferece para as crianças, através de livros ou porque conhece crianças que têm a oportunidade de vivenciar a yoga em suas vidas. Ainda assim, quero convidá-lo e também a quem não conhece, para, juntamente comigo, relembrar vários pontos sobre os benefícios que a yoga traz para a vida das crianças, ajudando-as a enfrentar seus desafios.

1- Aumento da Consciência Corporal e o Respeito de seus Limites

beneficios-yoga-para-criancas-postura

As crianças de uma forma lúdica, divertida e cantando, utilizam seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem a seu redor. Como adoram imitar esses elementos, de forma natural, aprendem a fazer  diferentes  movimentos – o que aumenta a sua consciência corporal. Como cada corpo tem suas peculiaridades, a cada  prática, ela aprende a respeitar seus limites e a ter paciência para  ir ganhando aquilo que seu corpo necessita.

2- A Prática da Yoga para Crianças Fortalece os Músculos e Ossos

Várias posturas que trabalham a força, a flexibilidade e ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, auxiliando no crescimento  das crianças. As crianças que nascem com uma flexibilidade inata prolongam esse aspecto com as posturas da yoga. Aquelas que não tem tanta flexibilidade, podem adquiri-la com a pratica regular.

Os exercícios também desenvolvem força nos músculos e em seus corpos em crescimento, tanto a força como a flexibilidade  levam a criança a ter menos lesões, quando estão praticando outras atividades com seus corpos, como jogos, esportes e brincadeiras.

3- Benefícios da Yoga para Crianças no aumento do ânimo e a força de vontade

Uma série de posturas da yoga que, além de alongarem o corpo, aumentam a força de vontade e ajudam as crianças a  ter mais vitalidade, ânimo, determinação para realizar suas atividades.

4- Desenvolve a Coordenação Motora

posturas-beneficios-yoga-para-criancas

A yoga favorece o desenvolvimento da habilidade motora, pois as crianças passam a ter um maior domínio sobre o corpo, aumento da força, resistência física e mais equilíbrio.

Os asanas, ou seja, as posturas da yoga  possibilitam às crianças o desenvolvimento da coordenação motora tão necessária às atividades da escola, como por exemplo, escrever, recortar, manusear materiais.  Desperta na criança uma  maior consciência quanto postura adequada, evitando dores e problemas de coluna. Melhoram o equilíbrio permitindo que se movimentem mais seguros e firmes.

5- Ajuda a Manter a Calma e a Concentraçãoyoga-meditacao-para-criancas

A criança aprende posturas de equilíbrio que são ensinadas de forma lúdica, com o objetivo de ajudá-las a aumentar a concentração e ter mais calma nas diversas situações da vida.

As crianças mais agitadas podem encontrar dificuldades na prática dessas posturas. Porém, com o tempo e a persistência, elas conseguem praticá-las, adquirindo equilíbrio físico e emocional.Essas posturas também relaxam o corpo e a mente, contribuindo para que as crianças realizem suas atividades escolares de forma mais eficaz. 

6- A Prática regular de Yoga para Crianças Ensina a Aquietar seus Pensamentos

musica-ajuda-a-crianca-a-entrar-na-quietude-da-yoga

Ensinar as crianças a relaxar, a respirar corretamente e a praticar afirmações positivas faz parte das técnicas da Yoga. Tudo isso as ajuda a aquietar a mente. Dessa forma, elas aprendem a mudar o foco de seus pensamentos, tornando-os mais calmos, puros e positivos.

7- Aumento da Autoestima e Autoconfiança

Ao executar várias posturas de yoga, as crianças desenvolvem foco, força e flexibilidade. Elas descobrem suas capacidades, aumentam sua autoestima e autoconfiança e, naturalmente,
passam a realizar suas atividades do dia a dia com mais confiança e coragem.

 

8- Benefícios da Yoga para Crianças no Controle das Emoções

desenvolvimento-emocional-yoga-para-criancas

O conjunto de posturas, respirações e relaxamentos são fontes poderosas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, são ferramentas eficazes para o controle das emoções. Os momentos de quietude, que as crianças  vivenciam, auxiliam a elevar-se acima do mau humor e das emoções descontroladas, passando a enfrentar seus desafios e momentos de estresse de maneira mais equilibrada e harmoniosa.

 

9- A Prática regular de Yoga na Infância Diminui a Ansiedade e o Estresse

O mundo está cada vez mais acelerado, e as crianças estão vivendo com um excesso de atividades, o que gera a ansiedade e estresse. Com a prática sistemática da yoga, elas podem eliminar ou diminuir  tanto o estresse quanto a ansiedade. Na medida em que aprendem técnicas específicas para esse fim, elas se sentem  mais plenas de amor, paz ,alegria e leveza. Cabe ressaltar que pode ser necessário uma mudança no ritmo da vida delas para criar o hábito da prática regular da yoga e sentir o benefícios seguros e comprovados da yoga para crianças.

10- Ensina a Ter mais Disciplina para Praticar Yoga

yoga-para-pais-e-filhos

Nas aulas de yoga, as crianças aprendem que os benefícios da prática regular e a aquisição dos resultados dependem de sua disciplina. Quando elas tem a disciplina de praticar yoga em casa, por sua própria vontade ou quando motivadas pelos pais,  os ganhos são muito mais efetivos. Elas adoram contar as experiências de como a yoga as ajudou no seu desempenho escolar ou no relacionamento com as pessoas.

 

11 – Ajuda na Mudança de Comportamentos

Paramahansa Yogananda, um dos mestres da yoga, disse: “Dê exemplo, em sua própria vida, das qualidades que quer ver ressaltadas nos outros”.

Nesse contexto, orientamos à criança que o trabalho de yoga vai além da prática das posturas, relaxamentos e técnicas de respiração. O objetivo é ajudá-las a descobrir novas formas de viver melhor consigo mesmas e com os outros. Com isso, elas são estimuladas a praticar concentração, paciência e tolerância – qualidades tão importantes para a arte de viver. E, com isso, elas irão melhor seu comportamento em casa e na escola.

12- Ensina Novos Hábitos

Nas aulas, procuramos ajudar as crianças a se conscientizarem  da importância da boa alimentação, do brincar,  das atividades físicas e do hábito da prática da meditação. Desta forma, além de praticar a hatha yoga e suas técnicas,  ela vai aprendendo a levar para sua vida novos hábitos.

 

13 – Desenvolve a Criatividade e Imaginação

criatividade-yoga-para-criancas

Durante as aulas, as crianças podem criar, imaginar, inventar e sugerir novas ideias. Dessa forma, elas são estimuladas a expressar sua capacidade de imaginação e criatividade. Isso pode influenciar em suas habilidades na escola e em suas casas, pois as técnicas de relaxamento, respiração e meditação despertam o seu lado criativo e os seus talentos!

 

14- Ensina a Arte de Conviver com os Outros

beneficios-yoga-para-criancas-amizade

Nas aulas de yoga, ensinamos que somos todos iguais, independentemente de aparência, etnia e religião. Com isso, procuramos inspirar as crianças a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades que possam acontecer no seu relacionamento com os outros.

Dessa forma, sugerimos várias dicas para as crianças terem a consciência de que as posturas podem ajudá-las a ter atitudes e emoções positivas nas diversas situações de seu cotidiano. Assim como, despertar as qualidades da calma, do amor e da paciência para lidarem com os conflitos interpessoais de forma harmoniosa.

 

15 – Desperta na Criança o Interesse em Cuidar dos Outros

As técnicas de yoga são ótimas ferramentas, pois visam a ajudar as crianças a se interessarem em cuidar com amor e carinho todos os seres – animais, pessoas e plantas.

 

16- Ensina a Fazer Autoanálise e a Ter Autocontrole

meditacao-yoga-para-criancas

O trabalho de yoga naturalmente vai despertando na criança o interesse de observar-se, de perceber como cuidar e tratar as pessoas, de como se comportar na escola e em casa e de como cuidar de si mesmo. As próprias técnicas já favorecem o autoconhecimento e despertam o autocontrole. Mas o professor de yoga também utiliza atividades lúdicas, que são cuidadosamente planejadas, favorecendo esse processo de auto-percepção.

 

17- Ensina a Importância de Viver no Momento Presente

silencio-yoga-para-criancas

A filosofia da yoga nos ensina a mantermos nossa consciência no momento presente, pois quando estamos focados no passado ou no futuro, não conseguimos perceber o nosso valioso tempo: o agora. Quando incentivamos as crianças a se envolverem na prática, ajudando-as a se concentrarem na execução das posturas e de outras técnicas (lógico que dentro do limite de tempo delas), elas aprendem a focar no momento presente e passam a levar essa consciência para suas vidas.

18 -Fortalece a Mente e Ensina a ver lado Positivo

Todos os grandes iogues foram homens de grande força mental pelo uso das técnicas da yoga. Dessa forma, o trabalho de yoga infantil  oferece um conjunto de técnicas para que as crianças adquiram maior força mental, melhorem a qualidade dos seus pensamentos e vejam o lado positivo de suas experiências de uma forma calma e pacífica. 

19 – Desperta as Qualidades da Alma

beneficios-yoga-na-infancia-curso-como-ensinar-yoga-para-criancas

A palavra yoga significa união do corpo e mente, para que possamos despertar as pérolas da sabedoria, da alegria e do amor que permeiam nossa alma. Todos somos calmos, amorosos e pacíficos, como disse Gandhi, estamos apenas esquecidos de nossa própria essência. O trabalho de yoga para crianças consta de várias atividades e técnicas que, sem sombra de dúvidas, ajuda as crianças a despertar essas pérolas que estão dentro delas.

20 – A yoga ensina as crianças levarem seu paraíso portátil em todos os lugares

yoga-em-familia

Além de todos esses benefícios da yoga para crianças, o maior objetivo da yoga é criar condições para que as crianças aprendam que o tesouro repleto de paz, amor e alegria, já está dentro delas; ele está guardado em suas almas, em seus corações e elas podem despertá-lo! Esse tesouro é um paraíso portátil, que pode ser levado para todos os lugares e ser compartilhado com todas as pessoas.

Uma Criança pode Praticar Yoga?

crianca-pratica-yoga-e-meditacao

Desde que comecei a trabalhar com yoga para crianças, já obtive a resposta positiva àquela pergunta inicial:  “Uma criança pode praticar yoga?” A cada dia, fico mais encantada quando estou praticando yoga com as crianças. Elas são tão receptivas! Espero que este texto tenha oferecido mais informação para quem já é encantado com o trabalho de yoga para crianças e para aqueles que ainda não conheciam tanto sobre o assunto. Espero ter apresentado um panorama geral de uma atividade tão essencial às crianças que, desde tão pequenas, já enfrentam grandes desafios em suas vidas.

 Como a Yoga é valiosa na vida de uma criança.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE ANA

Os meus alunos de hoje e os alunos de outras épocas, que começaram a prática de yoga comigo, sempre pontuaram ou pontuam algo que me faz dizer: como a yoga é valiosa para a vida de uma criança!

Trabalhar com crianças é como semear sementes. Talvez veremos os frutos, talvez não. Mas essa semente, de alguma forma, vai germinar em algum lugar, em algum momento. Tenho, a cada dia, recebido feedbacks de crianças que praticaram yoga. Elas relatam como essa prática foi ou está sendo um marco de transformação na vida delas. 

Vou compartilhar com vocês a história de Ana, uma aluna que fez yoga comigo dos 9 aos 17 anos. Certo dia, abri meu facebook e encontrei uma mensagem dela que me fez ter certeza do valor da yoga para a vida de uma criança. Nessa mensagem, Ana disse: “Lembro que, desde que comecei a praticar yoga, eu sonhava um dia ser como você, instrutora de yoga. Bom, fiquei muito feliz em reencontrá-la e poder dizer: muito obrigada por me mostrar a yoga, sou eternamente grata por ter passado pelo seu caminho. Quando eu me tornar instrutora, espero poder inspirar outras pessoas, igual você me inspirou um  dia. Pois, com a yoga fiz grandes transformações em minha vida. Namastê!”    Hoje, Ana é formada em farmácia e já iniciou sua formação em Hatha Yoga. 

Assim, além da história de Ana, gostaria de  te convidar para conhecer o meu novo ebook: “Yoga para crianças e seus Benefícios na Infância”. Nele, você vai estudar mais profundamente sobre os benefícios da yoga para crianças e vai conhecer outras  histórias verdadeiras que vivenciei com meus alunos. Desejo que esse material traga inspiração tanto para os pais quanto para os professores praticarem yoga com as crianças.

Para saber mais sobre o ebook, clique aqui: http://lp.crispitanga.com.br/

banner-ebook-yoga-para-criancas


Certa vez, uma aluna que estava fazendo comigo a minha Formação em “Como Ensinar Yoga para Crianças”  disse: “Este curso está me inspirando a praticar yoga com meus filhos e alunos, mas, na verdade, eu também estou fazendo muitas descobertas para minha própria vida.”

Lindo, não é? Podemos concluir que, ao mesmo tempo em que o trabalho de yoga para crianças oferece vários benefícios a elas, nós, professores e pais, também somos beneficiados. Isso porque vamos nos tornando adultos melhores. E essa transformação é fundamental, pois as crianças observam o tempo todo o nosso exemplo!

Namastê