4 dicas para Incentivar as Crianças e Jovens a Valorizar a Prática de Yoga

Atualmente, a prática de yoga para crianças e  jovens está crescendo. E isso é motivo de grande alegria!

Porém, em geral, os alunos precisam compreender melhor o significado dessa prática na vida deles. Pensando nisso, quero compartilhar algumas dicas que constam de atividades que os professores podem realizar. com o objetivo de ajudar seus alunos a sentir o significado da yoga em suas vidas.

Quero te convidar a conhecer essas ideias sobre como incentivar crianças e jovens a valorizar a prática de yoga.

DICA UM: EXPERIÊNCIA COM UM JOVEM ALUNO

Convidei João, um de meus alunos, que na época já estava com 16 anos, para participar de minhas aulas de yoga, em uma escola onde eu trabalhava. Nessa escola, os participantes das aulas de yoga tinham a idade entre 11 e 14 anos.

João fazia yoga com muita concentração e calma. Os alunos daquela escola ficaram impressionados com ele. Ele falou sobre como a yoga estava sendo maravilhosa para a vida dele e contou algumas mudanças que aconteceram em sua vida depois de que passou a praticar. Disse que estava mais concentrado na escola, que já não ficava nervoso para fazer as provas e que aprendeu a lidar com as pessoas com mais calma.

Todos os alunos gostaram muito da presença de João em nossas aulas. Ele conheceu todas as turmas e foi incrível como aquela experiência permeou as nossas aulas por muito tempo. Sendo que alguns desses alunos passaram a se dedicar mais. Eles até comentavam o quanto aprenderam com João.

Fica para você esta dica: quem sabe você convida um aluno maior, para compartilhar com seus alunos menores o quanto a yoga tem sido valiosa na vida dele!

DICA DOIS: CONVIDE OUTRO PROFESSOR

 

Quando trabalhei em escolas, costumava convidar outros profissionais para falar com os alunos sobre algo que pudesse ser significativo para eles.

Como sempre procuro unir na yoga para crianças e para jovens as experiências que tive em escolas, certo dia, convidei uma professora de yoga para ministrar aulas para meus alunos. Procurei observar que tipo de tema seria interessante para cada turma. Assim, a professora que convidei fez diferentes aulas, conforme as necessidades das turmas. Eles adoraram! Sabemos que quando crianças e jovens aprendem algo com alguém que eles não tem afinidade, com alguém que não esteja em seu dia a dia, eles costumam olhar seus aprendizados com outros olhos e a dedicar-se mais para aquela experiência.

Em algumas turmas, senti o quão importante foi essa vivência, para que eles pudessem entender melhor o significado da yoga em suas vidas. Percebi que essa ação é muito interessante quando queremos ajudar e incentivar nossos alunos a entender mais ainda o que a yoga pode fazer em nossas vidas. A partir desse entendimento, eles serão capazes de valorizar com mais intensidade suas próprias experiências com a prática de yoga.

Fica esta sugestão: quem sabe você encontrará um professor que possa aceitar essa parceria e fazer a diferença na vida de seus alunos!

DICA TRÊS: VISITE UM ESPAÇO DE YOGA COM SEUS ALUNOS

beneficios-yoga-na-infancia-curso-como-ensinar-yoga-para-criancas

Em determinada época, meus alunos estavam em uma fase de muita agitação. Senti que seria oportuno convidá-los a um espaço que tivesse a prática de yoga e meditação, para que eles pudessem sentir os efeitos da prática em outro ambiente.

Assim, com a autorização dos pais, fizemos uma visita a um lugar, onde eles fizeram a pratica de Hatha Yoga e meditaram. Como foi inspirador!!!

Fiquei com esses alunos seis anos. Depois, me mudei para ajudar a fundar a Escola Arte de Ser em São Paulo. Anos após, recebi um feedback que me fez perceber o quanto essa experiência foi marcante para eles. Eu já não estava mais trabalhando com eles, quando fui visitá-los. Nessa ocasião, um dos alunos disse que o que ele vivenciou nesse espaço o fez valorizar muito a prática de yoga; assim como, a compreender a importância de praticar com regularidade. E, diga-se de passagem, ele pratica até hoje.

Um outra ideia seria a de combinar com algum espaço para ter uma vivência dos alunos com sua família. Nunca tive essa experiência, mas conheço um professor que faz essa atividade duas vezes por ano. Ele disse que costuma ser um momento valioso e que os resultados da vivência são muito positivos para a vida dos alunos, assim como, para as aulas semanais de yoga. Isso porque eles costumam entender melhor o quanto a yoga pode atuar em suas vidas e passam a se dedicar mais durante a sua prática semanal.

DICA 4: LEITURA DE PEQUENOS TEXTOS E HISTÓRIAS INSPIRADORAS EM SALA DE AULA

contacao

Adoro levar pequenos textos relacionados ao tema desenvolvido em minhas aulas. Leio pequenos trechos retirados de livros dos grandes yogues, como Gandhi, Paramahansa Yogananda, Sai Baba, Professor Hermógenes, Iyengar, entre outros. Esses textos têm o objetivo de mostrar para os alunos o que os mestres da yoga dizem tanto sobre as posturas, técnicas de relaxamento e de respiração quanto sobre a filosofia. A ideia principal é que os alunos saibam através dos grandes yogues como as técnicas podem nos ajudar nas diferentes áreas de nossa vida.

Ministrei aulas de yoga durante sete anos em uma escola. Nesse período, tive vários alunos. Em uma ocasião, fiz uma entrevista com eles. Todos foram unânimes em dizer que as leituras que haviam nas aulas sempre foram muito oportunas tanto para lidar com várias situações práticas da vida quanto para seu autoconhecimento. A partir delas, eles disseram que passaram a valorizar ainda mais a sua prática semanal de yoga.

Espero que essas dicas sejam úteis e, ao utilizá-las, que seus alunos possam desenvolver um novo olhar sobre o quanto a prática de yoga é benéfica para a vida deles.

 

banner-ebook-yoga-para-criancas

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.