Yoga para Crianças e Jovens - Conheça os Diferenciais dessa Prática

Yoga para Crianças

Yoga para Crianças e Jovens - Conheça os Grandes Diferenciais dessa Prática

Yoga para Crianças e Jovens - Conheça os Grandes Diferenciais dessa Prática
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 

Nunca se falou tanto em Yoga como hoje. Há alguns anos, yoga para crianças era algo distante. As pessoas nem imaginavam que essa prática fosse possível. Porém, atualmente, há um movimento muito forte envolvendo escolas, famílias, professores e outros profissionais que demonstram o interesse em Yoga para crianças.

Provavelmente, você – ou alguém de sua família – teve a oportunidade de vivenciar, na escola, a prática de vôlei, basquete, jazz, ballet, handebol ou outra modalidade esportiva. Eu mesma tive a experiência de nadar e jogar vôlei na minha escola. Como esses momentos foram maravilhosos! Atualmente, a maioria das escolas oferece alguma atividade física, como uma opção extracurricular. Fazer exercícios físicos é realmente de suma importância para o desenvolvimento das crianças e dos jovens.

Todas essas práticas são ótimas para a saúde, porém, agora, gostaria de sugerir uma reflexão sobre o diferencial da Yoga focada em crianças e adolescentes. Lógico que nossa intenção não é anular a prática de esportes e outras modalidades de atividade física, mas acrescentar mais um recurso que traz benefícios para nossa saúde física e mental.

Nesse sentido, para aquelas crianças e jovens, que estão a todo vapor praticando algumas dessas atividades e para aqueles que não praticam nada, a Yoga é um grande diferencial. Neste texto, vamos apresentar como a Yoga pode ser extremamente valiosa para ambos os casos.

Tanto um esportista quanto aqueles que não praticam nenhuma atividade física, com a prática da Yoga, podem:

1- Aumentar a autoconsciência:

yoga para criancas

O praticante de Yoga aprende a respeitar os seus limites e a conhecer as capacidades de seu corpo. Isso o ajuda a desenvolver a consciência corporal. Inclusive, colabora para que crianças e jovens que praticam Yoga saibam que não devem machucar e agredir o seu corpo, apenas pela sensação de ganhar ou de mostrar a sua força. Com isso, elas aprendem a conhecer, cuidar, respeitar o corpo de maneira natural e fluida.

A autoconsciência pode ajudá-los a perceber o quanto a má postura e o uso contínuo e sem limites dos eletrônicos podem causar sérios problemas de saúde. Com a prática de Yoga, tanto a criança como o jovem começam a perceber, naturalmente, os hábitos que são e os que não são bons para sua vida.

A criança e o jovem desenvolvem a consciência plena naquilo que estão fazendo. Ou seja, aprendem a focar no momento presente. Essa atenção plena é desenvolvida com a prática contínua, mesmo que seja uma vez por semana. Porém, quando são incentivados a praticar Yoga em casa, na escola e nos momentos que está praticando algum esporte, desenvolverá mais rapidamente a habilidade da consciência plena, sem ficar focado no passado ou no futuro, enxergando cada momento como um grande milagre de viver, de aprender e de trocar com aqueles que estão próximos.

2- Adquirir mais flexibilidade física:

Muitas pessoas se surpreendem quando veem que um esportista, normalmente, não tem tanta flexibilidade, pois a própria prática dos esportes pode enrijecer seus músculos. No entanto, com a prática de Yoga, eles poderão ganhar, com o tempo, mais flexibilidade. Qual a vantagem de um esportista ou aqueles que querem iniciar a prática de Yoga serem flexíveis?

Segue abaixo as vantagens da flexibilidade física:

Yoga-para-jovens-e-criancas

• melhora da postura corporal, evitando problemas físicos futuros;
• melhora a capacidade de fazer movimentos com o corpo (sempre me surpreendo ao ver que muitas crianças e jovens estão com o corpo enrijecido pela falta de exercício ou porque fazem exercícios exagerados, sem relaxar o corpo);
• previne doenças;
• produz o rejuvenescimento;
• diminui riscos de lesões no corpo;
• melhora a capacidade respiratória, o que ajuda na performance de quem pratica algum esporte, assim como, no desempenho escolar;
• gera mais vontade para realizar tarefas, o que é valioso tanto para o esportista, pois eles necessitam de vontade e determinação para seus treinos, quanto para crianças e jovens em geral que andam um tanto preguiçosos para realizar suas tarefas.

3- Desenvolver flexibilidade mental:

meditacao-e-yoga-para-criancas

Aqueles que praticam Yoga sempre ficam muito felizes por sentir que sua mente fica mais flexível. Ou seja, mais receptiva e também mais paciente para tomar decisões e fazer escolhas relacionadas aos esportes, à família, à escola… Um dos aspectos mais profundos da Yoga em nossas vidas é que as posturas e suas técnicas nos ajudam a desenvolver a intuição e a sentir de maneira mais profunda o caminho que devemos seguir em determinada situação. Vamos desenvolvendo a capacidade de adotar boas escolhas, adaptar ou trocar nossas escolhas em função de alguma eventualidade e, com o tempo, fazemos isso sem frustração ou negatividade.

É a nossa mente que controla as nossas emoções. Quando aprendemos a aceitar nossas emoções, a reconhecê-las, torna-se mais fácil de lidar com elas. Na Yoga, a criança e o adolescente aprendem técnicas que os ajudam a fazer esse movimento, buscando, dentro de si, o controle emocional, através da própria respiração.

Ensinar para crianças e jovens como lidar com preocupações, ansiedade, medo, insegurança é de suma importância para que eles não andem “no automático”, como estão muitos adultos de hoje. A prática de Yoga pode ajudá-los a adquirirem hábitos que os auxiliem a reagir, de maneira adequada, às mudanças e adversidades da vida de forma calma e positiva, levando-os a serem mais felizes

4- Ampliar sua Autoconfiança

ioga-para-criancas

Nossos pequenos, adolescentes e jovens são bombardeados por uma sociedade muito competitiva. Algumas instituições os expõem à pressão e à competição. As aulas de Yoga visam a oferecer um clima de aprendizado que serve como um antídoto para que possam lidar com as situações estressantes do dia a dia. Dessa forma, eles passam a despertar em si mesmo uma força – a força da autoconfiança – que os ajuda a lidar com seus desafios físicos, mentais e emocionais. A habilidade da autoconfiança auxilia o atleta, os jovens e as crianças em geral a enfrentar seus desafios com tranquilidade; assim como, a acreditar que são capazes de realizar suas atividades, através da vontade e do esforço, centrados na calma e na serenidade.

5- Trabalhar sua Autoestima

Em uma aula de Yoga, o aluno naturalmente começa a perceber que pode se concentrar, alongar, equilibrar-se em determinadas posturas, relaxar… Enfim, ele sente que é capaz de realizar muitas ações que seriam impossíveis para ele, devido a alguma característica que tenha, como a ansiedade, a agitação e o nervosismo. Com isso, vai ganhando autoestima. Ou seja, a capacidade de se valorizar, de se respeitar e de se amar, sem menosprezar ou desvalorizar os outros. A aquisição dessa habilidade é de suma importância, tanto para os esportistas, como para as crianças e jovens em geral. Isso porque, acreditando em si, eles podem incentivar seus amigos e colegas a também perceberem o seu potencial.

6- Aprender a ouvir o seu corpo:

Muitas vezes, nós adultos podemos sentir que nosso corpo está pedindo movimento ou que está precisando de relaxamento; mas é comum não o ouvirmos e continuarmos vivendo sem dar atenção às sensações que ele nos sinaliza. O corpo fala. Quando somos capazes de escutá-lo, ele pode nos livrar de doenças e de certos desconfortos. Então, pense o quanto seria valioso aprender desde pequeno a ouvir a voz de nosso corpo e, a partir dessa escuta, fazer mudanças em nossos hábitos ou comportamentos. Essa é uma grande aquisição que a Yoga nos oferece!
Com esse conhecimento, um esportista poderá ter um cuidado preventivo com seu corpo ou emoções, para que não venha a sofrer alguma lesão, por exemplo. Os jovens e crianças, de uma maneira geral, poderão, no momento certo, relaxar, fazer uma caminhada, mudar seus hábitos alimentares ou reduzir o uso dos eletrônicos pela habilidade que adquiriram em ouvir seu próprio corpo.

7- Ter mais autodomínio, autocontrole:

A cada dia, vemos pessoas perdendo o seu controle emocional em locais públicos, nos lugares onde trabalhamos, no trânsito ou em nossas próprias casas. Muitas vezes, essas pessoas estão com tanta dor no coração que não sabem como lidar com algo que estão vivendo com elas mesmas ou com os outros. Assim, perdem o controle e ficam nervosas ou agressivas diante de qualquer coisa. As nossas crianças e jovens estão assistindo a essas situações. Logo, elas podem achar que devem agir da mesma forma ou ficam assustadas – e, em seus corações, sentem que querem fazer algo diferente.

Aí está um dos mais valiosos aprendizados que as técnicas de Yoga nos oferecem: ter mais autocontrole. Em minha trajetória ensinando Yoga para os pequenos, vi muitas situações em que a criança usou alguma técnica da Yoga para se controlar quando estava nervosa, com medo ou insegura. Imagino quantos sentimentos, devido às turbulências deste mundo, estão borbulhando dentro das crianças, dos jovens e daqueles que estão praticando algum esporte. Principalmente, quando se trata de algo competitivo. Dessa forma, quero ressaltar que a Yoga nos oferece uma base sólida de técnicas que nos ajuda a ter autodomínio em diversas situações de nossa vida. Funciona como matemática para aqueles que são disciplinados e contínuos em sua prática.

8- Ser mais criativo e feliz:

Nas aulas de Yoga, aprendemos a relaxar, a fazer técnicas de respiração consciente e técnicas de concentração. Naturalmente, vamos despertando o nosso lado intuitivo e criativo, pois, ao estarmos relaxados e calmos, nós somos capazes de conhecer os recônditos de nossa mente, onde habita o que há de melhor em nosso ser. Com isso, normalmente, aquele que pratica Yoga vai ampliando sua capacidade de criar, inventar, inovar… Isso é valioso para os esportistas, pois podem adquirir novas ideias, melhorando sua performance. Também traz benefícios para crianças e jovens, que podem ter insights para viver os desafios de sua vida.

9- Aumenta a capacidade de interagir com os outros:

Nas aulas de Yoga, o professor oferece uma série de atividades que proporcionam aos alunos a oportunidade de interagir e se envolver com os colegas. Assim, eles passam a ampliar sua capacidade de comunicação, tanto verbal quanto não-verbal. Eles vão aprendendo a respeitar e a amar a todos os seres, sentindo que fazem parte de uma unidade. As crianças vão descobrindo a importância de ter um relacionamento saudável com os outros. Nas aulas, crianças e jovens vão despertando a habilidade para lidar com o estresse em relação às pessoas com as quais convivem. Como nos divertimos e brincamos durante a prática, o ambiente se torna propício para que eles possam aumentar a capacidade de interagir com os outros.

A aquisição da habilidade de lidar com os outros é de suma importância para aqueles que praticam algum esporte – na verdade, para todas as pessoas em geral. Isso porque o maior desafio de um ser humano é administrar os conflitos interpessoais, mantendo-se focado em seu equilíbrio interior. Na Yoga, eles aprendem várias técnicas, que podem ser acionadas no momento em que algo difícil acontece em suas vidas. A partir dessa perspectiva, o desafio, em vez de ser encarado como uma situação de estresse, torna-se um aprendizado.

Conclusão:
Yoga para crianças, uma ótima ferramenta para os educadores em geral.

Diante do que conversamos neste artigo, podemos entender que a Yoga oferece várias ferramentas que podem ser acionadas pelos adolescentes e pelas crianças em diferentes momentos de suas vidas. Nós vimos que eles podem se beneficiar muito com essa prática. Vários profissionais, que trabalham com atividades físicas, têm feito minha formação. Eles relatam que, ao utilizar as técnicas de Yoga durante os treinos ou nas aulas de educação física, observam uma mudança muito positiva nas atitudes e nas emoções de seus alunos.

Espero que mais educadores se interessem em estudar e, principalmente, em praticar Yoga – para que, partindo de suas próprias experiências, possam aplicar o que aprenderam em suas vidas. E, assim, ficarem entusiasmados para levar a Yoga aos seus alunos.
Venham, vamos juntos semear a paz da Yoga neste planeta!

banner-ebook-yoga-para-criancas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 6 mil pessoas