Yoga para Crianças

Meditação e Yoga na Educação - Como introduzir na Escola

Meditação e Yoga na Educação - Como introduzir  na Escola
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É cada vez mais comum vermos  pessoas ansiosas, agitadas e com transtornos emocionais em geral. Infelizmente, isso tem acometido não só os adultos, mas também as crianças.  

Não é por acaso que a sociedade vem sofrendo com tanto desequilíbrio físico, mental e energético. Temos excesso de informações que vem ao nosso encontro o tempo inteiro. Com essa avalanche de informações e também distrações, o corpo, o cérebro e a nossa energia não aguentam  tanta carga por muito tempo.  Por isso, é essencial que voltemos a nos conectar com o paraíso que temos em nosso interior, onde há EQUILÍBRIO, PAZ, AMOR e PLENITUDE

A pressão da vida atual faz com que crianças e jovens sofram alguns efeitos negativos, principalmente no âmbito emocional. Há vários casos de ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção, nervosismo, ataque de pânico, depressão… Precisamos estar atentos e oferecer ajuda. Aliada ao tratamento médico e psicológico, essas práticas são ferramentas muito eficazes. 

No âmbito das escolas,  constata-se que as aulas e as relações intrapessoais são muito influenciadas pelo estado emocional dos estudantes. Por isso, cada vez mais a essas técnicas milenares têm sido utilizadas – e os resultados têm sido muito extraordinário!

A yoga e meditação são técnicas milenares, que proporcionam ao praticante paz interior, equilíbrio físico, mental e energético para lidar com os desafios  que a vida apresenta. Na escola são recursos muito efetivos para aumentar a concentração, o raciocínio lógico e a relação com o próximo. Além disso, proporcionam mais vitalidade e força de vontade, aumentando a disposição para estudar, tranquilidade mental e física, além de vários outros benefícios. E o melhor: a prática pode ser lúdica, divertida e prazerosa. 

Mas o que é Yoga?

A palavra YOGA tem origem no antigo idioma sânscrito e significa UNIÃO. Você deve estar pensando: “mas unir o quê?”  Yoga busca uma conexão entre o corpo, a mente e a alma. Dessa forma, Yoga ajuda a nos reconectarmos com a nossa própria ESSÊNCIA, com o nosso pleno equilíbrio interior e a expandirmos a nossa consciência.

A Yoga nos convida a conhecer nosso próprio corpo,  mente, pensamentos, respiração e emoções. A prática nos auxilia no processo de autoconhecimento, autocuidado e autodesenvolvimento.

Yoga na Escola – Quais os benefícios?

A prática de Yoga na escola é  considerada uma poderosa ferramenta para trazer equilíbrio em vários sentidos. 

Para os alunos, Yoga e  Meditação proporcionam a regularização das emoções e dos pensamentos, aumentam significativamente a atenção, a concentração, melhorando a aprendizagem, assim como a tranquilidade para lidar com os desafios da vida. 

Além disso, praticar Yoga e Meditação ajuda  a melhorar a qualidade dos relacionamentos, pois proporciona mais alegria e paz, ameniza a ansiedade, traz autoconsciência sobre os problemas emocionais e foco para poder lidar melhor com eles, entre outros. 

para os professores, a Yoga ajuda a interagir melhor com os alunos e com os seus pais, porque alivia o estresse, o nervosismo, traz paz para lidar com os desafios do ambiente escolar e em geral, além de despertar capacidades socioemocionais que ainda não foram trabalhadas.

Alguns pontos importantes no ensino da Yoga na escola:

  1. Ensinar de forma vivencial os princípios e os fundamentos da filosofia de Yoga.
  2. Proporcionar aos alunos a vivência dos inúmeros benefícios adquiridos com a prática de Yoga e Meditação.
  3. Oferecer a prática de posturas (asanas) variadas, lúdicas, que podem ser aplicadas pelos próprios professores da escola.
  4. Ensinar técnicas de meditação adaptadas para as diferentes faixa etárias.
  5. Aplicar técnicas de respiração, concentração e relaxamento de forma envolvente e criativa.

Como inserir a Yoga na escola?

Passo 1: Geralmente, uma sessão de Yoga dura em torno de 40 a 60 minutos. No entanto, quando a Yoga for  ensinada na escola, uma sugestão é optar por vivências de 15 a 30 minutos. Logicamente. o tempo pode ser adequado conforme a disponibilidade e os objetivos de cada instituição de ensino.

O ideal é que o professor já seja  um praticante de Yoga e esteja buscando conhecimento nessa área, para que possa fazer seu trabalho de forma adequada e consciente. É importante que o professor não veja a Yoga apenas como um exercício físico, mas como algo mais profundo que integra corpo, mente e alma. 

Passo 2: Explique aos alunos o que eles farão na aula de Yoga, adaptando a linguagem conforme a faixa-etária das turmas. É importante pedir a eles que prestem atenção nas posturas, nos pensamentos, nos sentimentos, assim como em cada movimento.

Passo 3: Explique a importância da respiração e a maneira como respirar corretamente. Pratique um exercício de respiração. Lembre da importância do aluno focar a mente, prestando a atenção na respiração, assim ele começa a se concentrar e se acalmar.

Passo 4: Depois da respiração, foque nas posturas. É importante prestar atenção nos limites de cada um, nem todos conseguem fazer as posturas perfeitamente. Adapte uma postura se necessário. É importante ter a consciência de proteger o corpo do aluno para que ninguém se machuque. Peça para avisarem se estiverem sentindo qualquer desconforto. Faça com as crianças as posturas que sejam adequadas seus alunos.

Passo 5: Após as posturas, o instrutor  vai orientar os alunos a fazerem um exercício de relaxamento.

Passo 6: Quando todos estiverem relaxados, guie-os em uma meditação. O tempo da meditação pode ir aumentando gradativamente, conforme a evolução da turma na prática. 

Muitas crianças e jovens recebem os benefícios da prática da Yoga e da Meditação em seu ambiente escolar. Ela tem se mostrado uma ótima alternativa –  e, destaco, NATURAL para ajudar os pequenos a controlarem o excesso de agitação e outros desequilíbrios. 

A busca pelo autoconhecimento sempre vale a pena e nos leva para um lugar mais elevado e luminoso dentro de nós mesmos. Uma criança ou adolescente que consegue lidar com seus pensamentos e sentimentos certamente será um adulto mais seguro e equilibrado.

Ajude a fazer uma TRANSFORMAÇÃO na vida das crianças!

Seus filhos ou alunos sofrem com ansiedade, agitação excessiva ou estresse emocional?  Ou, então, você busca aumentar sua  qualidade de vida e elevar o nível da consciência dos pequenos – e não sabe por onde começar?

Namastê, meu nome é Cristina Pitanga, pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional. Sou professora de MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS, desde 1996, e consultora educacional e empresarial há 20 anos na área interpessoal e com vivências de YOGA.

E hoje eu convido você a conhecer o meu ebook “Yoga para Crianças e seus Benefícios”, o conteúdo é baseado na sabedoria da Yoga, difundida no Ocidente pelo mestre indiano Paramahansa Yogananda. Ele traz uma explicação profunda dos efeitos da Yoga para o corpo, a mente e a alma das crianças e dos jovens. 

Além disso, mostra como a YOGA pode ajudá-los a lidar com suas emoções e seus relacionamentos desafiadores. Você encontrará, em cada capítulo, exercícios práticos e histórias verdadeiras que servirão de inspiração e motivação para a prática na escola e na família. 

Serão apresentadas dicas, orientações e uma pequena série para que educadores e pais possam auxiliar os pequenos praticantes. A ideia é inspirar, tanto educadores quanto pais, a ensinar de forma lúdica, inspiradora e totalmente focada nos conteúdos filosóficos da Yoga.

Você vai conhecer recursos para aquietar o corpo, acalmar a mente, tranquilizar as emoções e, principalmente, ajudar a criança e o jovem a perceber o seu mundo interior – onde habitam a paz, a calma e a paciência necessárias para viver com equilíbrio neste mundo.

Você vai aprender:

  1. O Sistema da Yoga e seus benefícios na infância;
  2. Técnicas para equilibrar as emoções;
  3. Dicas para praticar Yoga com as crianças e jovens;
  4. Métodos de ensino e conteúdos aplicados;
  5. Histórias inspiradoras para trabalhar com as crianças;
  6. E muito mais… 

Venha comigo! Vamos espalhar para as novas gerações este maravilhoso conhecimento da Yoga, o conhecimento de como desenvolver a consciência da PAZ, do AMOR e da LUZ para que eles possam lidar de forma equilibrada com os desafios da vida e para que possam construir uma VIDA PLENA de felicidade em todos os sentidos.

Vamos lá?

ebook-yoga-para-criancas-cris-pitanga

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

error: Content is protected !!