Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Blog

Yoga com música funciona como mágica nas aulas de Yoga para crianças

Yoga com música funciona como mágica nas aulas de Yoga para crianças
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

5/5 - (1 vote)

YOGA COM MÚSICA FUNCIONA COMO MÁGICA NAS AULAS DE YOGA PARA CRIANÇAS

A prática de yoga com música é uma ótima maneira de introduzir yoga para os pequenos. E o mais importante: torna-se muito mais fácil ensinar posturas, meditação, relaxamento, técnicas de respiração e concentração às crianças, pois elas se envolvem rapidamente com a prática quando essa é conduzida com música.

A magia da utilização da música no trabalho de yoga para crianças é que, além de tornar a prática divertida e interativa, estimula o desenvolvimento físico, mental e emocional. Nesse âmbito, há várias vantagens, entre elas:

1- Aumenta a capacidade das crianças de se concentrar e relaxar

Existem músicas com movimentos mais rápidos que criam um ambiente lúdico, e, ao mesmo tempo, sereno, convidando as crianças a praticarem técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação de forma mágica.

Além disso, podemos trabalhar com músicas suaves e tranquilas que ajudam a criar um ambiente calmo e relaxante, o que pode ser especialmente benéfico quando os pequenos têm dificuldade em se acalmar ou se concentrar.

2- Desperta a vontade e o entusiasmo das crianças para praticar as posturas

Como as músicas convidam os nossos pequenos iogues para a prática, eles naturalmente realizam as posturas com vontade e alegria, o que melhora sua flexibilidade, equilíbrio e força.

Muitos movimentos de yoga são projetados para esticar e fortalecer os músculos, o que pode ajudar os alunos a se tornarem mais ágeis e resistentes. A música desperta a curiosidade e encanta, permitindo que os movimentos de equilíbrio e força sejam realizados de maneira fluida, melhorando a coordenação e a postura.

3- Aumenta a autoestima e a confiança das crianças

Um benefício importante da prática de yoga com música é a capacidade de melhorar a autoestima e a confiança das crianças. À medida que elas aprendem novos movimentos de yoga cantando e veem seu progresso, sentem-se mais confiantes em suas habilidades e mais positivas em relação a si mesmas.

4- Aquieta e acalma a mente

Várias músicas utilizadas nas aulas de yoga foram criadas a partir de experiências com as próprias crianças. As letras e a maneira de cantar foram idealizadas para que os alunos possam sentir as palavras que cantam e aprendam a cantar de uma maneira que relaxe e acalme a mente.

5- Ajuda as crianças a regular suas emoções

O mesmo princípio que foi mencionado sobre o efeito das músicas na mente dos pequenos também se aplica à regulação emocional. Cada música de yoga para crianças trabalha uma determinada qualidade e, quando a criança repete a música, ela sente reverberar em seu coração, corpo, mente e alma essa qualidade específica, como coragem, alegria, força, vontade e paz.

6 – Conecta a criança com sua alma

Várias músicas foram idealizadas para ajudar a criança a fazer uma conexão com sua alma. Certa vez, vivi uma linda experiência com um estudante: estávamos no final de uma aula e um menino, que é muito dedicado à prática da meditação, disse que seu corpo estava vibrando. Perguntei-lhe por que seu corpo estava vibrando, e ele respondeu que era de felicidade. Nós ficamos abraçados por alguns minutos. Então, eu disse a ele para aproveitar cada momento daquela felicidade. Isso aconteceu exatamente no final de uma aula em que terminamos cantando uma música repetidas vezes. Que exemplo lindo de conexão da criança com sua alma, não é mesmo?

COMO CANTAMOS DURANTE AS AULAS

Durante toda a aula, normalmente cantamos a mesma música várias vezes, para que a repetição das palavras se torne uma experiência real para as crianças. Utilizamos diferentes formas de cantar, como alto, baixo, mais baixo, sussurrando e mentalmente, para intensificar ainda mais a experiência. O professor pode variar a maneira de trabalhar com as músicas em cada atividade que realizar.

Portanto, a prática de yoga com música pode ser uma ótima maneira de ajudar as crianças a desenvolver habilidades importantes de autoconsciência, concentração, autoestima e equilíbrio físico. 

Se você é educador, professor, pai, mãe ou avó interessado em introduzir a prática de yoga com música em casa ou na escola, procure um instrutor de yoga qualificado, que possa ensinar às suas crianças ou alunos a prática de yoga com música de maneira segura e eficaz. Ou aprenda você mesmo a utilizar esse recurso maravilhoso.

O QUE MAIS DIZER SOBRE A MÁGICA DA MÚSICA…

Durante meus cursos presenciais e online, os professores aprendem diferentes músicas e maneiras de utilizá-las para ajudar as crianças a se conectarem com a prática de yoga e de meditação.

Esperamos que cada vez mais educadores, sejam professores ou familiares, possam aprender a utilizar a yoga com música tanto em suas aulas de yoga na escola, quanto em suas casas com as crianças com as quais convivem.

Que a cada dia, mais adultos possam aprender a levar a yoga com música para que as crianças experimentem essa mágica que as ajuda a estabelecer a conexão com a beleza que vibra em seus corações!

 
 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + 10 =

error: Content is protected !!