Blog

Descubra como incentivar o pensamento positivo nas crianças

Descubra como incentivar o pensamento positivo nas crianças
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

SAIBA COMO INCENTIVAR O PENSAMENTO POSITIVO NAS CRIANÇAS 

Você quer tornar mais positiva a forma como seus filhos se comportam diante dos desafios da vida? Você gostaria de que eles demonstrassem mais gratidão em vez de reclamarem tanto? Você sente que precisa tomar uma atitude quando eles dizem: “não vou conseguir nunca”, “nunca vou tirar 10 mesmo, já parei de me importar”, “não sou tão inteligente como deveria”?

Se você quer incentivar as crianças a pensarem de maneira positiva e aprenderem a lidar com os desafios e as limitações,  vamos compartilhar alguns conteúdos que serão efetivos neste crescimento mútuo.

Atualmente, as crianças lidam com uma gama de responsabilidades, além da pressão social e acadêmica. Todos sabem o poder e a importância do pensamento positivo na vida. Quando se estimula as crianças a compreenderem o lado positivo de cada situação, contribui-se para que elas desenvolvam uma vida melhor, mais saudável e feliz.

Uma ação positiva provém de um pensamento positivo. Crianças e jovens positivos amadurecem com maior senso de realização pessoal. Você, como pai ou educador, tem uma grande responsabilidade em suas mãos, um papel extremamente significativo no desenvolvimento mental dos pequenos.

Os pais e os educadores podem auxiliar as crianças a ampliarem suas visões e pensamentos, manifestando uma maior resistência e um comportamento construtivo para lidar com as situações do cotidiano e também da vida a longo prazo.

Você sabia que os pequenos têm uma alta sensibilidade às energias ao seu redor? E, quando são positivas, melhor ainda!

Seria ótimo influenciar as crianças  a viverem uma vida construtiva e otimista, você concorda com isso?

COMO RECONHECER UMA CRIANÇA COM PENSAMENTO NEGATIVO?

Há padrões de comportamento que podem ajudar a identificar se uma criança está alimentando pensamentos negativos, por exemplo:

– Sempre esperar que o pior aconteça;

– Ter medo de tudo, principalmente do novo;

– Autocrítico demais;

– Ver sempre o lado negativo das outras pessoas;

– Perfeccionista ao extremo;

– Ver problema em tudo;

– Achar que vai falhar;

– Subestimar-se e acha que não é capaz.

Se você perceber esses comportamentos nos pequenos, fique alerta! Existem várias formas para ajudá-los a substituir os pensamentos negativos pelos positivos. São dicas importantíssimas para que você possa auxiliá-los nesse processo.

TÉCNICAS PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO POSITIVO ENTRE CRIANÇAS 

  1. Ensine as crianças a observarem e, quando necessário, a substituírem os pensamentos e atitudes:

Proponha uma brincadeira aos seus filhos ou alunos. Eles serão os vigilantes do pensamento. Todo pensamento ruim que eles perceberem, eles devem dar a si mesmo o “Cartão de Poder”  e repetir um pensamento positivo. Então, afirmar: “Eu sei que posso pensar positivo”. 

Preste atenção se as crianças estão se expressando negativamente. Quando perceber, ajude-os. Explique aos pequenos que, para tranquilizar a mente, é preciso livrar-se dos pensamentos negativos e que, ao detectarem os pensamentos ruins, imediatamente vejam o lado positivo da situação e substituam os pensamentos negativos.

Um passo importante  é nunca subestimar os seus filhos ou alunos. Seja positivo em relação a eles, jamais fale ou pense algo como: “Ah, meu filho é assim mesmo, ele nunca vai conseguir.” Acredite no potencial deles.

Se você acha que precisa melhorar a sua própria atitude, utilize as técnicas com você também. Você certamente será beneficiado nesse trabalho em conjunto. E todos sairão ganhando.

Auxilie-os a na compreensão de que eles podem substituir qualquer pensamento negativo por um positivo, independente de qual seja a situação.

  1. Troque explicações negativas por construtivas:

Quando as crianças estiverem se autoanalisando de forma negativa, ajude-os a substituir por análises construtivas, como por exemplo: “Eu tirei uma nota ruim na prova, porque sou burra”. Nesse caso, intervenha imediatamente e explique: “Você tirou uma nota ruim na prova, porque precisa estudar com mais foco”. Viu? Você irá trocar uma visão pessimista por uma que irá incentivar os pequenos a se esforçarem mais. Ajude-os a encontrarem todas as alternativas possíveis para solucionar a situação de uma forma positiva.

  1. Ensine a viver de maneira otimista:

Tire um tempo para conversar com os pequenos  e demonstre o exemplo otimista de sua parte, como: “Você sabia que hoje eu vou apresentar novas  boas ideias para empresa em que trabalho?” ou “Estou feliz porque fiz novas amizades no emprego”. Você pode falar sobre qualquer coisa na sua vida de um ponto de vista alegre e mostrar para as crianças que isto é o normal: ser positivo em relação à vida é a nossa natureza.

  1. Mostre  que ser positivo ou negativo é uma escolha:

Deixe claro para as crianças que os pensamentos negativos só atraem coisas ruins. Também diga que não é saudável ficar alimentando esse tipo de pensamento que os deixará  tristes e desanimados. Explique que é muito melhor que eles pensem positivo, que quanto mais positivo se pensa, mais felicidade se atrai e que esta é uma escolha deles, pergunte: “Você prefere atrair coisas boas ou ruins?”

Sabemos que há diversos estudos que comprovam que, se uma criança mantém o padrão de pensamento negativo por muito tempo, acabará crescendo com esse padrão de comportamento. Ensine-a a fortalecer os pensamentos bons e alegres.

  1. Incentive as crianças a conversarem com você sobre decepções e realizações:

Quando os pequenos estiverem decepcionados com algo, peça a eles que reflitam sobre o que podem aprender com a experiência, para que o mesmo seja evitado posteriormente. Quando a criança raciocinar e chegar a uma conclusão, você poderá elogiá-las e mostrar a elas como estão sendo maduras em relação ao ocorrido. 

Estimule-as sempre a reconhecerem suas realizações. Tanto nos momentos importantes como nas pequenas situações do cotidiano. Converse com elas sobre suas realizações ao invés das falhas, ajude-as a se orgulharem de seus êxitos e a enxergarem que são capazes, assim você irá incentivar ainda mais a autoconfiança delas. 

  1. Seja afetivo com as crianças:

No cotidiano, sabe-se que as responsabilidades são inúmeras, porém lembre-se sempre de mostrar afeição aos pequenos, trate-os com carinho, diga que os  ama, dê um beijo, sorria com eles, brinque, aproveite cada momento que puder com eles de forma única.

  1. Crie um ambiente agradável e positivo em seu lar:

Monte um cenário feliz em seu lar ou escola, brinquem com jogos animados, contem piadas, mergulhem em histórias divertidas, incentive-os a contarem histórias engraçadas que ocorreram com eles durante o dia. Estimule eles a sorrir e serem felizes, ensine que a alegria atrai surpresas boas e uma vida leve.

  1. Incentive as crianças a brincar com jogos educativos:

Essa é uma maneira extremamente efetiva de estimular o pensamento positivo nas crianças. Quando elas estão brincando, estão alegres e ficam mais receptivas às novas ideias e conceitos. Um jogo educativo é uma ferramenta poderosa no auxílio dos pequenos, pois ajuda a terem pensamentos positivos. Hoje já existem muitos jogos voltados para o padrão de pensamento positivo, a criança vai encarar tudo isso de forma mais fácil e natural.

  1. Ajude os pequenos a se abrirem para o novo:

Leve os pequenos para lugares desconhecidos e novos, para que se abram para novas experiências. Por exemplo, um novo restaurante, um novo parque, uma cidade diferente… Tudo isso irá expandir a visão de mundo deles e os deixará mais receptivos ao novo, o que irá aumentar a autoconfiança e fará com que eles superem o receio do desconhecido.

  1. Estimule a autoconfiança das crianças:

Ensine as crianças que elas podem fazer qualquer coisa quando acreditam que são capazes. Se você percebe o potencial dos seus filhos ou alunos, você pode incentivá-los a fazer um curso sobre esse potencial, como aula de artes, ballet, natação, dança, idiomas…

Quando as crianças percebem que os pais ou educadores apoiam o seu ponto de vista, elas se sentem muito mais confiantes e desenvolvem uma força de vontade maior para realizarem seus objetivos. A meta é ajudar a criança a desenvolver sua capacidade latente.

Incentive os pequenos a descobrirem suas afinidades, suas áreas de interesse. Ensine que serão bem-sucedidos em tudo o que realizarem com amor e força de vontade. Quem sabe esse estímulo até inspire a criança a descobrir qual profissão gostaria de desempenhar futuramente?!

REFLEXÕES SOBRE OTIMISMO 

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” – Oscar Wilde

“Cultive pensamentos bons e perceba como a negatividade passa a desaparecer da sua mente.” – Buda

“Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana é que nós temos livre arbítrio. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo.” – Elisabeth Kubler-Ross

“O que se fala agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.” – Karl Mannheim

“Se um homem fala ou age com pensamento puro, a felicidade o acompanha como uma sombra que jamais o deixa.” – Buda

“A única coisa de valor que podemos dar às crianças é o que somos, e não o que temos.” – Leo Buscaglia

“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes.” – Albert Einstein

“É capaz quem pensa que é capaz.” – Buda

“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.” – Ayrton Senna

“Crianças corrigem-se com muita facilidade.” – Cícero

“Somos o que pensamos ser.” – Buda

TREINAMENTO ONLINE E AO VIVO
Como Ensinar Meditação para Crianças


Dia 16/05/2020
Horário: 09h à 13h
Local: Online pelo Zoom

Descubra uma método eficaz e divertido para pais e educadores ensinarem meditação para crianças e jovens.

Neste Treinamento Online e AO VIVO você vai aprender como colocar em prática a meditação tanto com seus filhos quanto com seus alunos!

Em um formato online, você terá acesso ao passo a passo de um método que lhe permitirá aplicar essa técnica seja na sua casa com a família ou na escola. Você terá a oportunidade de aprender sobre o belo processo de ensinar meditação para crianças. Além disso, terá a oportunidade de estudar e vivenciar formas de como lidar com os desafios que costumamos ter com os pequenos.

Saiba mais: https://lp.crispitanga.com.br/treinamento-ao-vivo/

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =