Dicas para Vivenciar um Natal Espiritual com as Crianças

Dezembro é um mês em que sentimos as vibrações mais tangíveis de paz e amor pairando no ar….Nesta época, é muito propício convidar as crianças para entender e vivenciar o real significado do Natal. E, além disso, ajudá-las a sentir, a experimentar essas vibrações. Podemos também convidá-las a levar essas sensações para todos os momentos do novo ano.

Assim, vamos juntos conhecer algumas dicas que podem ajudar seus filhos, sobrinhos, alunos, netos e amigos a mergulharem na energia  de um Natal espiritual.

 

Fui uma das fundadoras da Escola Arte de Ser em São Paulo.  Os anos  em que convivi com a proposta deste espaço educacional, tão inovadora,  deixaram impressos em minha alma muitos sentimentos valiosos.  Juntos aprendemos muitas maneiras de ensinar para as crianças como viver de uma forma espiritualizada, não apenas no Natal, mas em todos os dias do ano.
Certa vez, eu estava com alguns alunos. Cada um montava sua árvore de Natal. Eles meditaram antes e sentiram, em seu coração,  o que colocariam na árvore. Olhar o rosto daquelas crianças e  sentir o quão envolvidas elas estavam com aquela proposta, tudo isso fez brotar em meu coração uma grande vontade em compartilhar  com cada um de vocês essa atividade e também outras vivências que podem ser feitas com os pequenos. Acredito que, assim como eu vivi uma experiência maravilhosa com as crianças, você também poderá viver.
 
Normalmente, os pequenos se envolvem muito nas atividades em que sugerimos para eles sentirem as qualidades que brilham em seu coração. Isso faz com  que os sentimentos de paz, de amor e a alegria – tão presentes neles –  tornem-se ainda mais vibrantes. Isso nos motiva a propor dicas que  conduzam as crianças a mergulharem em seu interior,  para sentirem  as suas mais elevadas e puras vibrações nesta época tão especial como  o Natal!

Prepare um cantinho para colocar o presépio

Na Escola Arte de Ser, aprendi uma maneira muito doce e delicada de montar um presépio. Durante esse período, íamos revivendo a história do nascimento de Jesus.Assim, escolha um local especial. Enquanto conta como nasceu Jesus, monte o presépio com as crianças.

Separe alguns dias para essa atividade. Assim, você e as crianças vão se preparando para o Natal. Junto com elas, converse sobre Jesus. Principalmente, sobre o fato de que ele veio nos mostrar a importância do amor, da gratidão, da paz, da amizade e da compaixão. Lembre a elas que, assim como Jesus, todos temos essas qualidades dentro de nós e que o Natal é uma ótima oportunidade para sentirmos as virtudes de Cristo despertando cada vez mais em nós mesmos.  Há uma frase de Paramahansa Yogananda, em que ele diz:

 

“Que o amor de Cristo possa renascer em você neste Natal“.  Antes de começar a montar o presépio, converse com as crianças sobre essa frase. Você pode dizer para estarem receptivos  enquanto montarem o presépio para sentirem o amor de Cristo renascer em seus corações.

Árvore de natal com as qualidades que queremos desenvolver em nós mesmos

Outra atividade que já tive a oportunidade de vivenciar com muitas crianças, de diferentes idades, é  montar a árvore de Natal com as qualidades de Cristo que queremos desenvolver em nós mesmos. Mesmo que você já tenha montado a árvore de Natal, nada impede de fazer essa atividade.
Comece convidando as crianças para fazer uma breve meditação. Convide-as para fazer uma inspiração longa e profunda e, depois, soltarem o ar bem devagar pela boca.

 

Então, peça para as crianças sentirem o ar que entra e que sai pelas suas narinas. Convide-as para ficarem de olhos fechados e colocarem as mãos no coração. Elas podem sentir quais a qualidades de Cristo que brilham em seu coração. Passado um tempinho, em que deve ser respeitado o tempo das crianças – de duração gostosa e confortável -,  pergunte quais  qualidades elas sentiram. Depois, ouça as crianças, lembrando-se de anotar o que elas disseram.

 

Agora, diga que todos devem ficar de olhos fechados para ouvir uma linda frase de um Mestre indiano chamado Paramahansa Yogananda. Leia a seguinte frase: “Prepare-se para a vinda do Cristo-Menino, decorando sua árvore de Natal interna com os presentes da calma, da sabedoria, da devoção e do perdão.”
Relembre as qualidades que elas haviam sentido. Pergunte quais as virtudes que tinham na frase que você leu. Finalmente, escolha com elas  as qualidades que vocês irão colocar na árvore de Natal da família.

 

Agora, chegou o momento de fazer uma linda arte. Você prepara, antecipadamente, estrelas e corações, em dourado, prata e vermelho. Junto com as crianças, enfeite esses elementos com adesivos, glitter, lantejoulas e outras opções. Deixe sempre um espaço em cada elemento para escrever uma qualidade. Depois, juntos, coloquem na árvore de Natal os enfeites com as qualidades escolhidas.

 

Termine a atividade relembrando que vocês estão enfeitando a árvore de Natal com as qualidades de Cristo, que sempre estão brilhando no coração de cada um de nós!

 Ajudar os outros

 

O Natal sempre nos convida a refletir se temos o hábito de ajudar aos demais de alguma forma. Conte para as crianças que Jesus ajudou, curou muitas pessoas e realizou muitos milagres. Diga para elas que nós também podemos ser útil aos outros. Pergunte para elas de que forma podemos servir. Ouça a resposta das crianças. Acrescente o que achar necessário, como, por exemplo: ajudar nos serviços de casa, oferecer para alguém roupas e brinquedos que não usa mais, dar amor e carinho para as pessoas, cuidar das plantas, alimentar seus animais de estimação…
Diga para elas que, antes de falar qual  é a maior ajuda que podemos oferecer para todos os seres, você vai contar uma história de Jesus:

 

O CEGO QUE FOI CURADO POR JESUS

Um dia, Jesus e seus discípulos estavam na cidade de Jericó.
Todos nós sabemos como Jesus tratava as pessoas: com muito respeito e amor. Ele, muitas vezes, curou os doentes, fazendo milagres.
No momento em que Jesus estava saindo dessa cidade, com uma grande multidão o acompanhando, encontrou um cego, sentado na beira do caminho, pedindo esmolas. O nome dele era Bartimeu.
Bartimeu não podia ver o que estava acontecendo na cidade. Então, ele pediu ajuda das pessoas e perguntou o que estava acontecendo.  Elas disseram que Jesus de Nazaré estava passando pela cidade.
Bartimeu sabia quem era Jesus. Ele sabia que Jesus fazia muitos milagres e que ele gostava de ajudar as pessoas tristes, doentes ou com medo.

A felicidade de Bartimeu era tão grande, que ele, com toda a sua fé, gritou: “Jesus, filho de Davi, tenha piedade de mim”.

As pessoas não gostaram do grito dele e até pediram para ele ficar quieto.  Porém, ele continuava  a gritar: “Jesus, filho de Davi, tenha piedade de mim”.

Bartimeu gritou tanto que Jesus ouviu sua voz, mesmo no meio daquela multidão. Jesus, então, pediu que buscassem o cego e  lhe perguntou: “O que é que você quer que eu faça?”.
Bartimeu disse: “Senhor, eu quero ver de novo!”
Jesus, então, lhe falou: “Vá, a sua fé o curou”. Imediatamente, ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.
Depois que Jesus o ajudou, Bartimeu pode apreciar a beleza da natureza, ver as pessoas que amava,  caminhar livremente e realizar algum tipo de trabalho. Imaginem a alegria de Bartimeu por ter sido curado por Jesus!
Agora que você contou a história, diga para as crianças que Jesus tinha o poder de curar as pessoas e realizar milagres. Explique que nós também, com a força de nosso pensamento, podemos ajudar os outros a se curarem, quando enviamos luz para eles.

 

Assim, em algum momento ou  por vários dias da semana de Natal,  assim como em todos os dias do ano, podemos fechar os olhos, respirar, silenciar, concentrar na paz que existe em nosso coração e enviar a luz da paz para quem amamos, para nossos amigos, nossos animais de estimação, para as pessoas que não gostamos tanto, para quem necessita de cura e para todo o mundo. Isso porque, como Jesus, estaremos ajudando as pessoas a se tornarem melhores e até a se curarem. Sabe-se que a força do pensamento de várias pessoas juntas pode ajudar na cura de alguém,  como também trazer boas vibrações para que a paz prevaleça neste mundo! Assim, você estará colocando em prática a maior ajuda que podemos oferecer para todos os seres.

 

LEMBRANDO DE CRISTO NA NOITE DE NATAL

Muitas famílias costumam realizar, na noite de Natal,  vivências  que trazem  a lembrança do principal homenageado neste dia: Jesus! Gostaria de sugerir, nesta dica, três maneiras de fazer alguma atividade na noite de Natal.
Relembre as qualidades de Cristo que vocês colocaram na Árvore de Natal. Cada criança e cada adulto pode escolher a qualidade de Cristo que mais quer para si e comentar o motivo de sua escolha.

 

Vocês podem fazer um amigo secreto onde cada um recebe um cartão com uma qualidade ou uma frase de Cristo. Para esta atividade, separe cartões em branco, canetinhas, adesivos.  Depois, faça o sorteio dos nomes. Cada um enfeita um cartão e escreve uma qualidade ou uma frase de Cristo para seu amigo ou amiga.

 

A seguir,  vou apresentar lindas frases de Paramahansa Yogananda sobre o Natal, para que vocês possam escolher uma ou mais frases, ler e refletir juntos sobre elas durante a abençoada Noite de Natal.
“Possa o seu coração palpitar com Cristo em toda a parte.”
“Faz de toda noite uma noite de Natal, meditando até que sintas a presença de Cristo como paz, alegria e amor.”

 

“Celebre o nascimento de Cristo no berço de sua consciência.”

 

“Pela meditação diária, prepare o berço de sua consciência para receber Cristo…e todo o dia será um Natal de comunhão divina.”
“Perceba Cristo na natureza, no espaço e no amor presente em seu coração.”

 

“Ó Cristo, possam todos os corações sentir o nascimento de teu amor.”
Gostaria de finalizar desejando para vocês um lindo e abençoado Natal. Que a paz e o amor de Cristo possam envolver você e cada pessoa de sua família. Como disse Yogananda, ” Ó Cristo, possam todos os corações sentir o nascimento de Teu amor”.  Sempre amei essa frase, pois tenho aprendido que somente o amor pode nos mudar e mudar o mundo. Assim, que juntos, neste Natal,  possamos vibrar o amor de Cristo para todos os que amamos, para o mundo, para o Universo!!!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.