5 Dicas Práticas para Aproveitar o Dia das Crianças

No mês passado, postei o texto: “A Importância da Presença do Adulto na Vida da Criança”. Hoje, apresento algumas dicas com sugestões para comemorar o Dia da Criança.
Você pode se animar e fazer todas ou escolher uma das atividades. O importante é que você vivencie com seus filhos essas experiências com o máximo de sua presença e envolvimento.

1° DICA: MEDITE COM AS CRIANÇAS E FAÇA UMA LINDA ATIVIDADE

familia-meditando-cris-pitanga
É maravilhoso fazer uma pausa e meditar com as crianças. Faço isso há mais de 20 anos e sempre vejo o quanto os pequenos são encantadores, curiosos e receptivos. Eles amam meditar.

Escolha um local especial, decore com flores e outros elementos que os inspire a meditar. Sentados, convide as crianças para inspirar e expirar. Peça para que sintam o maior presente que temos dentro de nós, o nosso coração, repleto das mais belas qualidades. Convide-as para perceberem quais os belos dons que vibram, que brilham em seu coração. Pergunte para elas quais são essas belas virtudes.

Recorte alguns corações, escreva essas virtudes nesses corações. Depois, faça um amigo secreto onde cada um vai oferecer uma qualidade para seu amigo.

Combine que, tanto você quanto eles, devem praticar a qualidade que recebeu de presente durante este mês.
Em alguns dias deste mês ou durante todos os dias, convide seus filhos para fazer uma pausa. Respire, silencie e sinta a qualidade que recebeu. Converse sobre como cada um pode cultivar esse dom. Ouça as crianças e deixe-as falar o que pensam sobre a virtude que receberam e como podem praticá-la no seu dia a dia. Você vai ficar encantado com a criatividade e a doce maneira com que elas conseguem se expressar. É simplesmente encantador!

2° DICA: ESCOLHA BRINQUEDOS E ROUPAS PARA  DOAR

doação-de-brinquedosAjudei a fundar em São Paulo a Escola Arte de Ser. Lá, vivi preciosidades com as crianças, que sempre guardarei em meu coração.Uma das experiências foi passar alguns dias separando roupas e brinquedos que os alunos traziam de suas casas. Fizemos sacolinhas bem bonitas, decoradas pelos próprios estudantes. Nessas sacolas, separamos as doações. Visitamos uma creche com crianças carentes. Nessa ocasião,  cantamos, fizemos uma aula de yoga e depois distribuímos as sacolinhas.

Foi um momento muito especial, pois cada aluno de nossa escola teve a oportunidade de oferecer seu carinho para outras crianças. Que linda troca de amor! Um aluno comentou que gostou da experiência e disse: “Adorei levar para as crianças um pouquinho do que tenho. Acho que elas ficaram muito felizes”.
Assim, você também pode, neste mês das crianças, decorar uma sacola com seus pequenos, colocar objetos que possam ser doados para outras crianças e viver com eles essa experiência tão maravilhosa.

Durante a vivência, observe como eles se envolvem. São momentos em que podemos vivenciar o amor, dar amor, receber amor e deixar que ele vibre de uma forma prática e tão necessária às crianças que mais precisam.
Que tal vivenciar com as crianças que você convive uma das qualidades que está dentro de nosso coração: o amor?!

3° DICA: PLANTAR E PRESENTEAR VASOS DE FLORES

ikebana-cris-pitanga
Normalmente, em nosso dia a dia, temos pouco contato com a natureza. Mesmo que para você essa prática faça parte da rotina de sua casa,  aí vai uma ideia.

Certo dia, eu tive uma experiência com os filhos de uma amiga que foi inesquecível… Saímos com as crianças, compramos mudas de flores e pequenos vasos de cerâmica.

Enquanto decorávamos os vasinhos e plantávamos as mudas de flores, cantávamos músicas. A alegria das crianças era contagiante. Escrevemos frases bem bonitas em umas bandeirinhas. Colamos essas frases em palitos de madeira, que foram fincados na terra do vaso.

Fomos na casa de algumas famílias. Lá, as crianças  presentearam seus amigos com esses vasos para comemorar o Dia das Crianças. Essa é mais uma ideia. No entanto, lembre-se de envolver as crianças em todas as etapas dessa dica. É uma experiência maravilhosa!

4° DICA: PIQUENIQUE


Em uma linda tarde de sol, fui com minhas sobrinhas-netas fazer um piquenique no parque.
Normalmente, nós não conseguimos deixar que as crianças organizem um  piquenique – ou qualquer outra coisa. Fiquei bem feliz comigo mesma, pois não fiquei preocupada em ver se estava tudo certinho. Deixei que elas providenciassem tudo.

Essa experiência foi incrível! As crianças não quiseram ir de carro. Andamos quinze minutos para chegar no parque onde fizemos o piquenique. Que surpresa! Elas lembraram de tudo: paninho para colocar os alimentos, comidinhas, sucos… E ainda decidiram levar coisas para mais pessoas, pois pensaram que poderia aparecer algum convidado. Meu coração vibrou de amor!
Praticamos um pouquinho de yoga, fizemos nosso piquenique, conversamos muito e brincamos de subir nas lindas árvores do parque.
Essa pode ser uma ótima opção. Deixe os pequenos organizarem tudo. Escolha um local para o piquenique e veja o que vai acontecer!!!

5° DICA: PRATIQUE YOGA COM MÚSICA

yoga-com-musicaSempre recebo relatos contando como as crianças estão adorando praticar yoga com música.
No livro “Yoga com Música”, que vem com um CD, você vai encontrar posturas, músicas e histórias para praticar yoga com as crianças. Normalmente, elas adoram esse tipo de prática. Desejo que você e seus pequenos também possam ter uma vivência muito especial!
Para conhecer mais sobre o livro, clique aqui: http://www.omnisciencia.com.br/yoga-com-musica/p
Espero que com essas dicas vocês vivam  momentos mágicos com seus filhos. Que as crianças possam sentir que você está presente em cada atividade que fizerem juntos.