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18 Técnicas para desenvolver a calma em uma criança ansiosa

18 Técnicas para desenvolver a calma em uma criança ansiosa
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Medo, angústia e ansiedade. Infelizmente, os pequenos também sofrem com essas emoções em excesso. Dados da ADAA (Anxiety and Depression Association of America) mostram que uma em cada oito crianças sofre de algum distúrbio relacionado à ansiedade ou depressão, desde quadros mais leves até patológicos.

Você também se preocupa com esse quadro e busca uma ALTERNATIVA que realmente ajude as crianças a se livrarem desses sentimentos difíceis?

Neste artigo, vamos apresentar 18 técnicas que são eficientes para ACALMAR uma criança ansiosa. Com a prática dessas técnicas, você conseguirá ensinar os pequenos a focarem no momento presente e na paz interior sempre que se encontrarem em uma situação difícil.

As técnicas de relaxamento vão auxiliar as crianças a manterem a CALMA MENTAL e CORPORAL para lidarem com  os desafios que a vida pode apresentar para elas.

Ansiedade, angústia e medo excessivo na infância

Sentimentos como ansiedade e medo são reações normais do organismo,  que nos fazem ficar atentos a algum possível perigo. Trata-se de mecanismos naturais de defesa do nosso corpo, pois o nosso cérebro, quando está em sinal de alerta, libera adrenalina para reagirmos no momento em que precisarmos. Por exemplo, correr ou fazer algo para se defender em uma situação que tenha uma justificativa plausível.

No entanto, sempre que os pequenos têm sintomas que atrapalham a convivência familiar, escolar e social com os amiguinhos,  isso significa que a situação já passou do controle e virou um transtorno. 

Atualmente, as nossas crianças estão inseridas em um mundo cada vez mais complexo e competitivo. Muitas delas têm vivências e acesso a informações com as quais ainda não estão preparadas para lidar emocionalmente. 

Os sentimentos negativos e distúrbios emocionais podem ser baseados em experiências reais ou imaginárias. Independente disso, o nosso papel é fazer com que os pequenos se sintam acolhidos; assim como, dar suporte para que eles lidem de forma construtiva com os desafios. Muitas vezes, é necessária a ajuda de um especialista da área da saúde. De qualquer forma, é importante ressaltar que, quando conduzida com responsabilidade, a prática da Yoga e outras atividades lúdicas trazem muitos benefícios para o equilíbrio e a saúde emocional das crianças.


Técnicas para acalmar a criança ansiosa

Aprenda 18 maneiras de ajudar uma criança que sofre com crises de ansiedade:

1 – RESPIRAÇÃO DO SAPINHO: Fale para a criança: “O sapo é um animal incrível. Ele pula muito, muito alto, mas também consegue ficar calmo, bem calmo. Enquanto o sapo respira, a sua barriga sooooobe e deeeeesce (vá repetindo com calma). Tudo o que o sapo pode fazer, você também pode. Você só precisa focar sua atenção plena na respiração. Atenção, paz e tranquilidade”.

2– RESPIRAÇÃO DO COELHO: Fale para a criança: “Hoje, nós vamos respirar igual ao coelho. O coelho feliz respira pelo nariz rápido 3 vezes e solta 1 vez lento pela boca”. Pratique junto com o coelho. Você pergunta: “Como é a cara de coelho? As orelhas do coelho? E a respiração do coelho?” E, então, você começa o exercício novamente. Peça para a criança deitar e fale: “Agora, o coelho vai pulando para fazer uma massagem.” E você vai até ela pulando e faz uma massagem relaxante. Você pode usar coelho de pelúcia ou com a mão mesmo. Uma dica é levar o bichinho de pelúcia pulando pelo corpo da criança, ela vai amar.

3– RESPIRAÇÃO DO DENTE-DE-LEÃO: Procure algumas flores dente-de-leão. Entregue uma flor de cada vez para a criança. E diga: “Agora, nós vamos fazer o dente-de-leão voar bem alto.” Mostre como se faz: respire fundo e sopre o ar até que a flor se desfaça. (Respirando fundo: 1..2..3…  Soprando o dente-de-leão.)  

4– MEDITAÇÃO LÚDICA: A meditação é  uma das maneiras mais eficazes para acalmar o corpo e a mente. Convide a criança para meditar por 5 minutos. Você pode usar uma visualização criativa para abrir o imaginário da criança: “Era uma vez, um paraíso encantado… Esse lugar mágico fica dentro do nosso coração. Você quer conhecê-lo?” Então, respire e sinta as belezas da paz, que moram dentro desse paraíso encantado, o seu coração!

5  – YOGA INFANTIL: A Yoga para crianças está repleta de elementos lúdicos para atrair a atenção dos pequenos e tornar a prática um momento prazeroso. Com os exercícios da Yoga, a criança vai aprender a focar no momento presente, acalmando a mente e o coração. Hoje, já existem diversos livros e cursos que ensinam esse método. Você pode conhecer mais sobre Yoga nos seguintes livros: “Yoga com Música”, “Descubra o Iogue que Existe em você” e no livro “Saudação ao Sol”. Você encontra esses livros no site: www.Omnisciencia.com.br

 6 – RESPIRAÇÃO DA SERPENTE: Fale para a criança colocar as mãos na barriga e se concentrar. Pratique junto com ela: puxe o ar com calma pelo nariz, notando que a barriga sobe. Depois, deixe o ar sair pela boca fazendo o som da serpente (sibilando, vá fazendo devagar o movimento ondulado da serpente).

7 – RESPIRAÇÃO DO BALÃO: Fale para a criança: “Agora, nós vamos encher o nosso balão imaginário, e ele vai ficar beeeem grande. Para isso, nós vamos puxar o ar pelo nariz e, depois, vamos deixar o ar sair, enquanto o ar sai, você imagina que está enchendo um balão imaginário.” Repita: “inspire e, ao soltar o ar, imagine que está enchendo um balão e ele vai ficando cada vez maior”.  

8 – POTE DA CALMA: Essa técnica é baseada no método Montessori e é ideal para acalmar. Você pode montar o “Pote da Calma”. Utilize um pote de vidro, cola glitter, purpurina, 1 gota de corante alimentar e água quente. Você mistura tudo e coloca dentro do pote – fica lindo, para as crianças, parece até uma representação do Universo! Quando a criança estiver em uma crise de ansiedade ou choro, você pode mostrar o “Pote da Calma”. Assim, elas respiram e se acalmam. Movimente o pote e diga para a criança que, enquanto olha os elementos descerem, ela deve várias respirações longas e lentas. 

9 – RESPIRAÇÃO DO ELEFANTE: Peça para a criança ficar em pé e de pernas abertas (não muito separadas). Os braços podem permanecer juntos, para simular a tromba do elefante. Agora, pergunte: “Como o elefante respira?” Então, enquanto inspira com calma, vá levantando a tromba do elefante devagar e, quando expirar, abaixe a tromba. Se quiser, pode imitar o animal – as crianças adoram! Então, convide: “Vamos fazer juntos?”

Técnicas divertidas e relaxantes


1 – BOLHAS DE SABÃO: Que brincadeira deliciosa! Para crianças mais novas, assopre bolhas em volta dela.  Se ela for maior, você pode pedir para ela inalar profundamente e, então,  expirar devagar, assoprando as bolhas.

2 – LIVROS PARA COLORIR: Essa atividade encanta tanto os adultos como os pequenos. Colorir exige concentração e foco. Compre giz, pincéis, tintas, lápis de cor… e deixe a criança explorar a sua criatividade. Peça para a criança desenhar lembranças da natureza que lhe trazem muita calma. 

3 – SLIMES (As famosas “gelecas”): As atividades manuais são maravilhosas para liberar o estresse. Hoje, existem “gelecas” moles para as crianças se entreterem. Elas puxam, esticam, grudam… As crianças amam. Assim, convide a criança para modelar com a geleca um bichinho que tenha uma postura de Yoga correspondente. Depois de modelar, ela pode fazer a postura de yoga correspondente a ele. 

4 – MASSINHA DE MODELAR: Você pode dar uma massinha para a criança descarregar sua ansiedade. Elas adoram montar formas, amassar, puxar… Inicialmente, peça para a criança pegar uma pouco de massinha e amassar, sentindo que cada vez que ela amassa vai ficando mais calma. Oriente-a a amassar com força e rapidez, mas depois deve começar a diminuir o ritmo, sendo cada vez mais lenta e suave. Finalmente, sugira que ela modele vários objetos que lembrem a paz e a calma. 

5 – MASSAGEM CARINHOSA: Às vezes, a criança quer apenas um colo amigo. Abrace-a com carinho. Massageie seus ombros, retire a tensão dela, converse com calma até que ela se acalme também. Assim, ela se sentir acolhida. Pode até desabafar, externalizar suas emoções e relaxar.

6 – MÚSICA RELAXANTE: Há muitas músicas maravilhosas que despertam a tranquilidade e são benéficas para o desenvolvimento infantil. Os sons calmos ressoam em nosso campo físico, mental e energético; e, assim, vibramos na mesma frequência positiva. 

7 – HISTÓRIA PREFERIDA: Escolha a história preferida da criança. Explique que as histórias que gostamos devemos sempre contar e recontar, pois normalmente elas nos preenchem de alegria. Sentir essa alegria traz calma e tranquilidade. Você pode pedir que a própria criança lhe conte a história e lhe diga quais os bons sentimentos que ela tem quando ouve e quando conta a história.

8 – APENAS ESCUTAR: Às vezes, o melhor a se fazer é falar menos e escutar mais. Mostre para a criança que você está aberto e receptivo, que ela pode  contar o que a preocupa. Quando a criança se sente compreendida e protegida, o nervosismo diminui quase que imediatamente.

9  – ABRAÇO CALMANTE: Sabia que um abraço prolongado tem o poder de acalmar um coração nervoso? O abraço é uma ferramenta poderosa contra o estresse. Apenas abrace o pequeno com amor e ternura. Ele vai receber a sua energia e também irá se acalmar.

Agora que você aprendeu todas essas técnicas, já sabe como ajudar uma criança ansiosa. Coloque em prática sempre que precisar!

CONVITE ESPECIAL – Jornada Online de 21 dias de Meditação para Pais e Educadores

Se você chegou até aqui, é porque você quer FAZER A DIFERENÇA! Você é um educador, pai, mãe, avó ou avô? Ou, então, você é aquele tipo de pessoa que AMA estar com as crianças, e elas são atraídas para você como MÁGICA, mesmo que ainda não trabalhe com elas?

Namastê, meu nome é Cris Pitanga, pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional.  Sou professora de MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS desde 1996. Também trabalho como consultora educacional e empresarial há 20 anos na área interpessoal e com vivências de YOGA.

Hoje, quero fazer um CONVITE ESPECIAL: conhecer o Método ME – Jornada Online de 21 dias de Meditação para Pais e Educadores e o ebook “A Prática da Meditação na Vida do Educador”.

O Método ME foi inspirado na frase de Paramahansa Yogananda (fundador da Self-Realization Fellowship): “Cabe aos adultos de hoje elevar a consciência das crianças, conduzindo-as à uma vida equilibrada”.

O Método ME é baseado na filosofia da  Yoga, do Mindfulness e também em conceitos e métodos pedagógicos. Com ele, você vai meditar, sentir e praticar formas criativas que podem mudar o seu olhar em relação a você mesmo e às crianças com quem convive ou trabalha. Você vai aprender exercícios simples e práticos para criar o hábito da meditação diária.

Você Sabia? Em apenas 21 dias, é possível mudar e formar novos hábitos; assim como fazer mudanças significativas em você e na relação com seus filhos e alunos. 

Você vai precisar comprar apenas um caderno sem linhas, canetas coloridas e post-its, para que possa fazer alguns registros importantes.

A partir de nossa meditação diária, conseguimos despertar a nossa intuição e a sabedoria para lidar com os desafios da vida, tanto como instrutores  e como pais. Na minha experiência pessoal e profissional, tenho testemunhado constantemente a verdade dessas palavras. Quando encontro os meus alunos, eles me falam que esses ensinamentos têm sido um divisor de águas. Em suas próprias vidas, eles sentem que este É O CAMINHO, porque a meditação tem feito uma TRANSFORMAÇÃO pessoal e profissional tão profunda. E também tem melhorado significativamente seus relacionamentos com as crianças e os jovens.

Saiba mais >> https://lp.crispitanga.com.br/jornada-de-21-dias/

No ebook “A Prática da Meditação na Vida do Educador”, vamos juntos pensar, analisar e praticar vários aspectos relacionados à meditação na vida dos que estão interessados em levar a meditação para crianças e jovens.

Esperamos que o conteúdo e os exercícios que oferecemos tragam novos insights e técnicas, tanto para lidar melhor com os pequenos como também para ajudá-los nos desafios das diferentes áreas de suas vidas.

Tenho realizado treinamentos em diversas cidades do Brasil e, a cada encontro, fico encantada com o interesse e a vontade dos pais, professores de Yoga, professores de educação infantil, professores de educação física, psicólogos, médicos, dentistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. Eles estão cada vez mais interessados em buscar o conhecimento e a vivência da prática da meditação, com a intenção de se preparar para exercer a tarefa de educador. Isso realmente é MARAVILHOSO!

Então, vamos embarcar JUNTOS nesta jornada?

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