A Importância da Meditação na Vida do Educador

Meditação para Crianças

A Importância da Meditação na Vida do Educador

A Importância da Meditação na Vida do Educador
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Meditação na Vida do Educador

A meditação é a forma mais elevada de utilizarmos nossa concentração. Isso porque, com essa prática, aprendemos a mergulhar na quietude interior, sentir a calma, a felicidade interior e outras sensações, que nos conduzem a sempre seguir o caminho da paz nas diversas áreas de nossa vida.

Nos cursos que realizo em diversas cidades do Brasil os pais, professores de Yoga, professores de educação infantil, professores de educação física, psicólogos, médicos, dentistas, fonoaudiólogos e outros profissionais, que participam mostram interesse em ensinar meditação para as crianças.

Diante disso, decidi criar um método que ajude o educador a pensar mais profundamente sobre a meditação. O maior objetivo é que os conteúdos e os exercícios que vamos oferecer através do método ME tragam novos insights e técnicas, tanto para o educador lidar melhor com os pequenos e jovens, como também para ajudá-los nos desafios das diferentes áreas de suas vidas. Este trabalho propicia ao educador que já medita – e também ao que ainda não medita – a reflexão e a prática de aspectos ligados à meditação.

Todos que participam dos treinamentos começam a entender o quanto a meditação  é abrangente e o quanto é importante que essa prática faça parte de nossa vida. Dessa forma, o objetivo principal do Método ME é ajudar o educador a realizar suas próprias meditações. Isso porque acreditamos que é somente a partir do seu próprio entendimento e experiências com essa técnica que o educador poderá, de forma mais eficaz, conduzir e ensinar crianças e jovens a ter uma imersão nesse mundo interior – tão rico e profundo.

A Teoria dos 21 Dias!

Você conhece pesquisas sobre a possibilidade de adquirir um novo hábito em apenas 21 dias?

Dr. Maxwell Maltz, cirurgião plástico e psicólogo, fez um relato sobre a Teoria dos 21 Dias, na década de 1960. Ele disse que seus pacientes percebiam as mudanças decorrentes das cirurgias que fizeram somente 21 dias depois da operação. No livro “Psicocibernética”, ele registrou que esse é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Estou lançando um programa de 21 dias que tem como intenção ajudar os educadores a conhecer mais sobre a meditação e suas vantagens. Que tal? Vamos adquirir o hábito da meditação ou intensificar a sua prática? O desafio é adentrar nesse mundo por 21 dias e ver o que acontece… quais são as verdadeiras e profundas transformações que nos aguardam!

A história de meu aluno

Um de meus alunos que é pedagogo, o Frederico, me contou que sempre pensava: “Meditar? Ah, isso é impossível para mim?”  Quando ele estava participando da formação “Como Ensinar Yoga para Crianças”, algo muito interessante aconteceu. Ele adorou os momentos de prática de meditação que fazemos durante o curso.  Certo dia, ele tomou a resolução de adotar essa prática em sua vida.

A partir dessa história, quero mostrar como a Teoria dos 21 dias realmente funciona. Também, vou apresentar aspectos necessários para que as mudanças aconteçam em 21 dias ou, dependendo do caso, em um período maior. A ideia é que você conheça, como o meu aluno, a felicidade de praticar o hábito da meditação no dia a dia.

Por que praticar o programa de 21 dias?

Comece analisando suas manhãs. Pergunte-se: Como acordo? Que horas acordo? O que faço pela manhã?  O que penso? Acordo feliz? Com mau humor? Fico reclamando?

Meu aluno, Frederico, não era do tipo de reclamar, mas ele levantava com muita preguiça. Por isso, ele dizia que nem podia pensar na possibilidade de ficar sentado, quieto e meditando. Porém, após algumas práticas durante o meu curso, ele resolveu que iria propor um desafio a si próprio e praticar o autodomínio. Quando ele decidiu que, mesmo que sentisse preguiça, definiria um ritmo ativo, passou a ter diariamente 15 minutos para meditar.

Frederico ficou muito surpreso com os benefícios e, a cada dia, tornava-se mais animado. Inclusive, com as transformações em seu ambiente de trabalho: uma escola tumultuada. Ele passou a lidar com mais calma e foco em desafios relacionados aos alunos e também aos próprios colegas de trabalho.

Frederico completou todo o processo de 21 dias. Como os resultados foram impressionantes, hoje ele medita entre 30 minutos e uma hora todas as manhãs e todas as noites.

A grande chave para criarmos um novo hábito

iogue-criancas-cris-pitanga

Como você acorda?  O que você pode fazer para ter uma manhã mais harmoniosa? Quem sabe, meditar seja a solução!

Conforme a história de Frederico, a palavra-chave para começar nosso dia é o autodomínio. Ou seja, dominar a si mesmo, vencer a si mesmo. Podemos dizer que, ao utilizar essa chave, podemos adquirir um novo hábito.

Que tal você pensar o que precisa mudar logo na hora em que acorda? E, quem sabe, a partir dessa análise, meditar por alguns minutos todos os dias?  Essa pode ser uma ótima alternativa. E, a partir dela, você sentirá em si mesmo o gosto da transformação.

Saiba que as primeiras horas do dia são fundamentais. Elas podem mudar o curso dos acontecimentos durante todo o nosso dia. Por isso, faça alguns ajustes em suas primeiras horas matinais, todos os dias. Todos! Inclusive sábados, domingos e feriados. Medite e anote tudo o que acontecer. É provável que, como Frederico, você fique impressionado com as grandes mudanças que vão ocorrer.

Normalmente, as pessoas dizem que a meditação passa a ser um marco de grandes transformações. As mudanças ocorrem na forma como elas se relacionam com seus alunos e seus filhos, assim como nas situações estressantes que acontecem durante o seu dia. Isso porque, quando meditamos, lidamos de forma mais calma e equilibrada com as surpresas que a vida nos traz.

Esta foi uma grande surpresa para Frederico, por exemplo! Ele tinha que passar por cima de sua preguiça para lidar com seus filhos no começo do dia e, logo, com muitos conflitos que envolviam alunos e professores. Agora, que tem o hábito de meditar totalmente consolidado, a cada dia, ele se surpreende com a vitalidade e a força de vontade que a meditação traz para sua vida. Mesmo quando desanima, ele sabe que, ao buscar o silêncio e a interiorização, ganha mais energia e mais força para vencer este traço que antes era muito forte em sua personalidade: a preguiça.

A palavra que deveríamos valorizar muito: disciplina!

meditaca-e-yoga-para-criancas

Tem uma palavra que normalmente não recebe seu devido valor: a disciplina. Parece que ela nos tira alguma coisa, que por causa dela deixamos de fazer algo ou nos rendemos à rigidez. No entanto, quando temos disciplina, tornamo-nos mais organizados e utilizamos melhor nosso tempo – conseguimos fazer mais atividades e aprender mais com elas.

A importância da disciplina na meditação diária é inestimável. É fundamental ter comprometimento diário com a prática, pois é o esforço diário que nos trará os resultados positivos.

Quando nos disciplinamos para meditar diariamente, passamos a ter uma presença mais calma e mais perceptiva que se reflete na nossa relação com as crianças com quem trabalhamos e convivemos.

Adquirimos mais sensibilidade e discernimento. Isso acontece porque, ao meditar sistematicamente, ampliamos nossa intuição, despertamos nossa sabedoria e passamos a lidar com os desafios de forma mais centrada e equilibrada. Como a meditação aumenta nossa imaginação e criatividade, podemos descobrir habilidades e qualidades adormecidas que afloram de nosso interior – um potencial imenso que nos torna mais criativos e inovadores em nossa área de atuação profissional e em nossa vida pessoal.

Que tal estabelecer um programa de 21 dias?

Muitos consultores, terapeutas e professores estão oferecendo uma forma simples de adquirir um novo hábito aos seus clientes ou alunos. Eles sugerem que as pessoas sigam um programa de 21 dias. Assim, após definir um hábito ou comportamento que cada um deseja adotar e que deve virar parte da rotina em sua vida, fica estabelecido um horário para se dedicar àquilo que deseja. Por exemplo, para Frederico, foi criar o hábito de meditar. Durante 21 dias seguidos, ele meditou diariamente, conforme o ritmo que definiu: 15 minutos pela manhã e à noite.

Frederico observou que os primeiros dias foram realmente desafiadores, mas ele persistiu. E, do vigésimo segundo dia em diante, meditar passou a ser algo natural para ele. Ou seja, percebeu que seu corpo, sua mente e sua alma já estavam totalmente adaptados ao seu novo hábito: a prática da meditação. Para ele, hoje, não existe esforço nem desconforto; mas, sim, um grande prazer em praticar algo que torna sua vida mais feliz e produtiva!

Um convite para você…

Estou lançando um grupo no WhatsApp sobre o hábito da meditação na vida do educador. Quero convidá-lo para fazer parte desse grupo. Assim como Frederico, você conhecerá os benefícios dessa técnica em sua própria vida.

Ficarei muito feliz com a sua participação. Espero, de coração, que você descubra o quanto a meditação nos ajuda – tanto na nossa vida profissional como em diferentes aspectos de nossa vida pessoal.

Venha aprender a meditar ou, se você já pratica, venha aprofundar seus conhecimentos. Vamos estudar e vivenciar vários aspectos ligados à meditação. Dessa forma, a partir de suas próprias experiências,  você poderá oferecer essa prática para seus filhos, alunos, crianças e jovens com quem convive.

Assista o vídeo abaixo e conheça o Método M.E – Meditar para Educar

Saiba mais >> https://crispitanga.com.br/jornada-de-21-dias/

Uma última reflexão sobre uma palavrinha mágica…

Todos nós temos muitos hábitos que queremos adotar, mas nos sabotamos e acabamos nos esquecendo de nossas boas intenções iniciais. Porém, dentro de nós, existe uma palavrinha mágica que nos move, que nos faz ir para frente, que nos transforma e nos coloca em movimento para fazer o que é preciso ser feito: a “força de vontade”!

Dentro de nós, existe uma enorme energia, uma força que pode estar adormecida ou que já está a todo vapor. Se você precisa desenvolver essa potencial ou se já está, com toda vontade, realizando uma série de coisas boas em sua vida, venha fazer parte de nosso grupo! Vamos juntos usufruir dessa oportunidade de despertar ainda mais a força de vontade, direcionando-a para uma prática tão valiosa em nossas vidas: a prática da meditação!

Será uma grande alegria contar com a sua presença em nosso grupo!

Inscreva-se aqui >> https://crispitanga.com.br/jornada-de-21-dias/

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =