Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Meditação para Crianças

Como ser feliz diariamente - Medite com as Crianças

Como ser feliz diariamente - Medite com as Crianças
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Rate this post

Como criar um ambiente harmonioso e alegre logo ao amanhecer? E mais: como levar esse sentimento pelo resto do dia, todos os dias?

Este artigo oferece dicas simples, mas profundas, para você desenvolver esse maravilhoso sentimento da alegria com as crianças, desde o começo do dia!

Se você transformar positivamente o seu estado de consciência, as portas da percepção se abrirão para você! E, certamente, você conseguirá, desde o amanhecer, vivenciar leveza e felicidade com os pequenos.

O primeiro passo é, logo ao despertar, manter a sua consciência imersa em luz, através da meditação. Quando meditamos no período da manhã, equilibramos a nossa mente e podemos manter essa paz durante todo o dia. Explicarei, ao longo deste artigo, como trazer a criança para esse universo da paz interior.

O segundo passo é manter o pensamento positivo, pois tudo o que você realmente afirma, sente, acredita como verdade, você acaba manifestando em sua realidade. Isso já foi comprovado pela física quântica.

O universo é feito de pura energia vibratória. Quanto mais vibrarmos na energia do amor e da felicidade,  atrairemos mais situações que nos farão felizes e plenos de amor em nossos corações. É bem simples, não é mesmo?

Quando você atinge essa compreensão, a sua percepção de realidade começa a mudar. Na prática, você percebe o quanto as suas experiências estão alinhadas com os sentimentos que você está emitindo.

No livro “Onde Existe Luz”, Paramahansa Yogananda afirma: “A felicidade depende, até certo ponto, de condições externas, mas, principalmente, das nossas atitudes mentais (…) Em essência, as condições não são nem boas nem más; são sempre neutras, parecendo ser depressivas ou animadoras por causa da atitude mental triste ou alegre do indivíduo que as considera”.

A felicidade é a base do sucesso em qualquer aspecto da nossa vida. Por isso, é tão importante despertar essa realidade na consciência das crianças, as nossas pequenas gotas de luz. 

ENSINE AS CRIANÇAS A BUSCAR A FELICIDADE EM SEU INTERIOR

A felicidade não é algo que você possa alcançar somente no mundo externo, pois a felicidade é, antes de mais nada, um estado mental. Tentar encontrar a felicidade fora de nós mesmos é algo ilusório.

Muitas pessoas fazem com que a sua ‘felicidade’ dependa de algo ou alguém, jamais faça isso! É muito perigoso, pois a nossa vida está em constante mudança e, ao mero deslize de fatores externos, você se decepcionará. Isso abalará o seu bem-estar físico, mental e espiritual. Torne-se equânime, sem se deixar afetar por situações e circunstâncias da vida. A sua felicidade é muito valiosa para depender de fatores externos.

Ensine esses princípios para as crianças desde cedo. Com essa consciência, elas amadurecerão de forma mais equilibrada, sabendo que a verdadeira felicidade reside em seus corações.

Ensine-as de forma lúdica que as alegrias externas – como brinquedos, games e desenhos animados – são legais, mas não são tudo. Convide-as a conhecer o Eu que reside no interior delas. Você pode falar: “Dentro do corpo de vocês existe uma grande alma de luz brilhante ilimitada, que irradia amor e alegria a todos. Vocês querem conhecê-la?”

Então, com naturalidade, você pode convidá-las para uma meditação. Conduza as mentes delas de forma criativa, para que as crianças se tornem receptivas e tenham uma experiência agradável.

A felicidade nunca será encontrada fora do seu Eu. Precisamos nos interiorizar e encontrar a alegria sempre nova dentro de nós mesmos.

Como ensina Paramahansa Yogananda, em “Onde Existe Luz”:                        

“Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.”

EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO PARA COMEÇAR O DIA FELIZ

Separe um momento da sua manhã – pode ser antes ou depois do café da manhã, como for melhor para vocês. Prepare um ambiente calmo e confortável. Convide as crianças para conhecer um lugar feliz, cheio das maravilhas que existem dentro delas:

  1. Você pode falar: “Hoje, nós vamos conhecer a nossa brilhante luz interior! Ela brilha como as estrelas e, para vermos essa luz, precisamos fechar os nossos olhos e respirar bem devagar”;
  • Você pode pedir que repitam uma afirmação, como: “Eu sou a felicidade, o amor mora no meu coração” ou “Hoje meu dia será alegre e cheio de luz”;
  • Agora, você as guiará: “Vamos nos concentrar em nossa respiração. O ar entra frio pelo nosso nariz”. Conte: 1,2,3. “O ar sai quentinho pela nossa boca” 1,2,3.  Repita essa prática até que fiquem todas bem calmas;
  • Guie-as com a voz suave e lúdica. Você pode colocar uma música relaxante de fundo e acender um incenso calmante, enquanto diz: “Existe um mundo encantado dentro do nosso coração, cheio de maravilhas. Todos os nossos mais belos sonhos podem ser realizados, quando mantivermos a concentração em nosso coração. A felicidade mora dentro de cada um de nós.  Felicidade para mim, felicidade para minha família, felicidade para meus amiguinhos, felicidade para todo o mundo”;
  • Diga às crianças que uma luz bem forte brilha nos coraçõezinhos delas e que essa felicidade, que foi sentida na meditação, está sendo enviada para todo o planeta;
  • Convide-as a sentir as sensações de amor e felicidade que brotam de dentro dos corações delas;
  • Após esse maravilhoso tempo de paz, você pode convidá-las a abrir os olhos devagar e pedir que se lembrem do que sentiram na meditação durante todo o dia.

Esta prática deixará as crianças mais calmas e alegres para desenvolverem suas atividades ao longo do dia.

SEJA UM BOM EXEMPLO PARA AS CRIANÇAS

As crianças são extremamente influenciadas pelas pessoas e ambientes ao seu redor. Portanto, evite reclamar, julgar, brigar, fofocar e mentirperto delas. Quando você se concentra no lado negativo, perde de vista o lado positivo – se os pequenos viverem sob essas influências, acharão que é normal ser negativo.

E ninguém quer isso, não é mesmo?

Nós sempre queremos o melhor para as nossas crianças, mas muitas vezes esquecemos de vigiar os nossos próprios maus hábitos.

Muitos agem de forma negativa com extrema naturalidade. O importante é estar atento! Não deixe que seus pensamentos desgovernados e maus hábitos estejam no comando. Tome as rédeas da situação e controle as suas ações e formas de pensar. Compreenda que você é a alma observadora por trás da mente e do corpo.

Influencie os pequenos apenas com bons hábitos.

INCENTIVE HÁBITOS E PENSAMENTOS POSITIVOS NAS CRIANÇAS

Ensine para as crianças, desde cedo, que ações e pensamentos positivos atraem felicidade sempre! Quanto antes aprenderem, melhor. Quanto mais incentivá-las, com mais facilidade aceitarão este raciocínio.

O pensamento positivo é contagiante. Espalhe palavras harmoniosas quando estiver perto delas.

Ensine-as a sempre falar a verdade, a serem pacíficas, calmas, felizes e gratas por tudo na vida. Será maravilhoso se você conseguir incentivá-las a desenvolver essas qualidades. Assim, o desenvolvimento de nossas crianças será repleto de aprendizados e vivências enriquecedoras.

Por que reclamar da vida quando existe tanta beleza para se apreciar? 

Quanto mais você influenciar as crianças com pensamentos e ações positivas, mais  feliz você se sentirá. Além disso, desempenhará o seu papel de educador/familiar  com maestria, pois os pequenos começarão a perceber que estarão sintonizados ao maravilhoso poder universal.

A gratidão é a chave que abre as portas da felicidade. Alinhe-se com essa energia, e mostre às crianças como fazer o mesmo: agradecendo, inclusive, as pequenas coisas que recebem a cada dia. Por exemplo, podem fazer uma pequena prece para agradecer o alimento, antes de ingerí-lo.

ENSINE O SEGREDO DA SIMPLICIDADE

Muitos ligam a simplicidade à pobreza, mas essa expressão nada tem a ver com a escassez.

Simplicidade é viver de maneira equilibrada, moderando os extremos da vida. Esse é o segredo da felicidade interior.

A simplicidade consiste em esforçar-se ao máximo para reduzir necessidades e desejos supérfluos, pois estes não têm fim e nunca terão – a menos que você busque a plena satisfação dentro de você mesmo. Desenvolva a abundância interior:  seja tão feliz internamente que nada do que aconteça externamente possa abalar a sua paz.

Ensine isto para as crianças logo cedo: que a alegria se encontra nos pequenos gestos, na forma de contemplar a vida com leveza, paz e simplicidade. Quando pensamos com calma, podemos encontrar as soluções para todos as nossas dificuldades.

Ensine-as a apreciar cada momento como único e a encontrar a felicidade em suas próprias almas iluminadas. Através da interiorização e meditação, conduza-as à sua própria paz interior.

ESTIMULE AS CRIANÇAS A COMPARTILHAREM A FELICIDADE COM O PRÓXIMO

É uma grande responsabilidade educar uma criança. Esteja ciente do quanto é importante o papel que você desempenha nas vidas dessas pequenas gotas de luz. 

Desenvolver a arte de compartilhar é um dos princípios mais importantes que você pode ensiná-las. Quando abandonamos os nossos desejos egoístas e passamos a fazer os outros felizes, estamos indo ao encontro da verdadeira felicidade.

Proporcionar felicidade aos nossos semelhantes é uma ação extremamente gratificante. Quão feliz você será! E quão felizes os pequeninos serão! Não há nada no mundo mais gratificante que ver um coração repleto de gratidão devido à uma boa ação.

Ensine para seus filhos ou alunos que, ao ajudar os  demais, eles perceberão que o universo se encarregará de suprir todas as necessidades deles. Que maravilhoso, não é? Essa é a Lei do Retorno.

“Viver só para si mesmo é a origem de todo sofrimento.” (Paramahansa Yogananda, “Onde Existe Luz”)

LIBERDADE E ALEGRIA INTERIORES, DESDE CEDO   

Ensine às crianças que elas são poderosas centelhas de Luz. Desperte nelas os sonhos mais belos. Faça-as perceber que podem criar uma realidade cheia de bondade e sonhos que conseguirão realizar.

A verdadeira felicidade reside no interior de cada um de nós. Desenvolver a calma em todas as situações da vida é muito importante. Quanto mais você estiver centrado em seu equilíbrio interior e incentivar as crianças a fazer o mesmo, mais elevadas estarão as suas vibrações. Assim, conseguirão lidar com suas emoções e com as situações externas de uma forma mais fácil e consciente.

Quando temos um pesadelo enquanto dormimos, ficamos desesperados. Porém, quando acordamos, percebemos que está tudo bem. Da mesma forma, ao acordarmos da ilusão do pesadelo de uma vida desafortunada, descobrimos que podemos criar uma vida linda e feliz.

Explique para os pequenos que o equilíbrio é a chave fundamental, para que eles não fiquem eufóricos nem muito tristes com as situações que acontecerem em suas vidas.  Ensine-os a contemplar o espetáculo da vida com a mente tranquila e a permanecerem calmos e felizes no seu templo de paz interior.

“Enquanto o conquistador que existe no homem estiver desperto, nenhuma tristeza poderá projetar sua sombra no limiar de seu coração. (…) Desperte o homem vitorioso em você mesmo. Levante o herói adormecido, e – eis aí! – nenhuma tristeza jamais o oprimirá novamente.” (Paramahansa Yogananda, “Onde Existe Luz”)

ENSINE-AS A JAMAIS PERDER A ESPERANÇA

Por mais que você pense que a sua vida é difícil, pense como você mesmo pode transformar a sua realidade e a das crianças, trazendo a alegria constante para o cotidiano de vocês.

Vamos lá! Não é difícil colocar em prática tudo o que desenvolvemos neste artigo. É uma questão de pensar, agir e sentir o lado positivo da vida.

Ensine às crianças que o importante  é nunca perder a esperança – não é relevante quantas vezes elas caem, mas quantas vezes se levantam! Inspire-as com a convicção e a esperança de que tudo vai melhorar se estamos nos esforçando no caminho do bem.

Como disse Paramahansa Yogananda, em “Onde Existe Luz”: “Se você desistiu de ter a esperança de ser feliz um dia, alegre-se. Jamais perca a esperança. Sua alma, reflexo do Espírito eternamente cheia de alegria, é, em essência, a própria felicidade. […] Se é felicidade o que você deseja, tenha-a! Não há nada que o possa impedir.”

Amor e luz a todos.

CONVITE ESPECIAL 

Jornada Online de 21 dias de Meditação para Pais e Educadores

É um curso online focado em pessoas que querem aprender a meditar com leveza e forma lúdica.

“ME” – Meditar para Educar – é um curso online com 21 desafios, em que você vai meditar, sentir e praticar formas criativas que podem mudar o seu olhar em relação a você mesmo e  às crianças com quem convive ou trabalha. O ME é baseado na Yoga, Mindfulness, Conceitos e Métodos Pedagógicos.

Você – educador, mãe, pai, avó, professor de Yoga, pedagogo ou psicólogo – talvez já medite ou tenha vontade de começar a meditar. É por isso que queremos lhe convidar para conhecer o “ME”:  um jeito de olhar a meditação. Meditar se torna uma preciosa ferramenta que nos ajuda a lidar com os desafios que vivenciamos com as crianças (filhos, alunos, netos, sobrinhos…) e também com as pessoas em geral.

No método “ME”, os desafios e as orientações estão publicados em uma área de membros exclusiva. Caso você perca o desafio do dia, poderá acumular desafios. Porém, a prática correta dos mesmos, criará em você uma força para adquirir uma disciplina natural e prazerosa.

Inscreva-se e participe >> https://lp.crispitanga.com.br/jornada-de-21-dias/

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 1 =

error: Content is protected !!