Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Meditação para Crianças

Como a meditação melhora o raciocínio lógico das crianças

Como a meditação melhora o raciocínio lógico das crianças
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Rate this post

Os efeitos da meditação têm ganhado cada vez mais espaço. Há vários estudos que mostram como a prática atua no cérebro humano. Os resultados são comprovados; os benefícios, inúmeros. 

Se você ainda não pratica meditação com crianças e adolescentes, saiba o quanto ela é transformadora e contribui diretamente para o nosso autoconhecimento, autodesenvolvimento e autocontrole.

Um bom raciocínio-lógico está diretamente ligado a esses fatores. Uma mente equilibrada é uma mente saudável. Vamos mostrar como essa prática influencia positivamente no raciocínio das crianças e dos jovens.

Afinal, o que é meditação?

Meditar é praticar técnicas específicas que nos ajudam a focar a nossa atenção em um único ponto, com o objetivo de alcançar clareza mental, emocional e a desenvolver o autoconhecimento.

A palavra “meditação” vem do latim meditatio, que significa pensar, contemplar, conceber e ponderar. O objetivo da prática milenar que surgiu na Índia é, de maneira simplificada, repousar o corpo e aquietar a mente para alcançar o relaxamento. 

A meditação ajuda os pequenos a encontrarem dentro si mesmos o equilíbrio para lidar com todas as situações que a vida trouxer, sejam elas desafiadoras ou não! 

Quais os benefícios da meditação para o cérebro da criança?

Os benefícios são diversos e imediatos. No que se refere à capacidade mental, são observados os seguintes efeitos:

  • aumento da concentração;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • redução de dores crônicas;
  • a memória tem sua capacidade ampliada;
  • desenvolve a criatividade;
  • reduz significativamente a agressividade;
  • reduz a ansiedade generalizada;
  • reduz o estresse;
  • equilibra as emoções;
  • melhora a saúde.

Esses efeitos não se aplicam somente ao cérebro infantil, mas de todas as idades. Muitas pessoas já estão buscando alternativas naturais para aumentar as suas capacidades inatas, como a melhora do raciocínio, equilíbrio, concentração, discernimento etc. A prática frequente da meditação auxilia a todos de forma positiva no processo de autodesenvolvimento.

Como o cérebro reage quando estamos meditando?

O cérebro reage de forma muito positiva às práticas meditativas, por isso vários pesquisadores estudam como a meditação interfere em nossa capacidade mental.

Um estudo do neurocientista norte-americano Richard J. Davidson, formado em psicologia na Universidade de Harvard e professor na Universidade de Wisconsin-Madison, demonstrou que a meditação ativa partes em nosso cérebro ligadas ao bem-estar, por isso nos sentimos tão bem depois de praticar. Muitos praticantes relatam a sensação de estar flutuando em paz e alegria interior. 

O nosso bem-estar é ativado, pois o cérebro possui plasticidade. Ou seja, ele tem a capacidade de criar novas conexões, conforme os estímulos que damos a ele. A meditação é um hábito, quanto mais gravamos esse hábito em nossa mente, melhores nos sentimos.

A prática meditativa traz transformações nos nossos campos físicos, mentais, emocionais e energéticos. À medida em que vamos nos aprofundando no estado meditativo, essas mudanças vão se ampliando.

Conforme estudo da Universidade Nacional da Singapura (NUS), a meditação causa alterações neurofisiológicas quando a pessoa está em estado meditativo, como o controle respiratório que reduz o consumo do oxigênio e, portanto, leva à desaceleração do metabolismo. Dessa forma, a meditação proporciona um padrão de hipometabolismo basal, mesmo que a mente esteja consciente e alerta.

Ainda no mesmo estudo, descobriu-se que a meditação ativa o córtex pré-frontal esquerdo, essa parte do nosso cérebro está ligada a planejamentos cognitivamente complexos e a expressões da personalidade, o que faz a pessoa ter mais sentimentos positivos e maior resiliência.

E há ainda mais: estudos de Lazar e Wasserman (ver referência ao final) ainda comprovam que a espessura do córtex cerebral de uma pessoa que medita com frequência tem a área da atenção mais ampliada em relação às pessoas que não meditam.

Conclusão: Meditar é a academia do Cérebro

Assim como as crianças e jovens malham em uma academia de ginástica ou praticam esportes para manter a saúde em dia, a meditação se faz presente hoje como se fosse a academia do cérebro, não só da capacidade mental, mas de todo o funcionamento corporal.

Atualmente, todos estão apressados, correndo para lá e para cá, como muitos dizem: “a vida anda corrida, não tenho tempo para nada”. Isso já afeta as crianças e os jovens também, pois muitos andam preocupados, sofrendo com ansiedade, déficit de atenção, depressão… Então, precisamos, mais do que nunca, tomar cuidado com esta vida frenética. Bons resultados vêm com práticas positivas.

Ajude a fazer uma TRANSFORMAÇÃO na vida das crianças!

Seus filhos ou alunos sofrem com ansiedade, agitação excessiva ou estresse emocional? Ou, então, você busca trazer uma elevação na qualidade de vida e na consciência dos pequenos e não sabe por onde começar?

Namastê, meu nome é Cristina Pitanga, pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional, sou professora de MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS, desde 1996 e consultora educacional e empresarial há 20 anos na área interpessoal e com vivências de YOGA.

E hoje eu convido você para conhecer o meu ebook  “Yoga para Crianças e seus Benefícios”. O conteúdo é baseado na sabedoria da Yoga, difundida no Ocidente pelo mestre indiano Paramahansa Yogananda. Ele traz uma explicação profunda dos efeitos da Yoga para o corpo, a mente e a alma das crianças e dos jovens. 

Além disso, mostra como a YOGA pode ajudá-los a lidar com suas emoções e seus relacionamentos desafiadores. Você encontrará, em cada capítulo, exercícios práticos e histórias verdadeiras que servirão de inspiração e motivação para a prática na escola e na família. 

Serão apresentadas dicas, orientações e uma pequena série para que educadores e pais possam auxiliar os pequenos praticantes. A ideia é inspirar, tanto educadores quanto pais, a ensinar Yoga de forma lúdica, inspiradora e totalmente focada nos conteúdos filosóficos da Yoga.

Você vai conhecer recursos para aquietar o corpo, acalmar a mente, tranquilizar as emoções e, principalmente, ajudar a criança e o jovem a perceber o seu mundo interior – onde habita a paz, a calma e a paciência que se necessita para viver com equilíbrio neste mundo.

Você vai aprender:

1. O sistema da Yoga e seus benefícios na infância;

2. Técnicas para equilibrar as emoções;

3. Dicas para praticar Yoga com crianças e jovens;

4. Métodos de ensino e conteúdos aplicados;

5. Histórias inspiradoras para trabalhar com as crianças;

6. E muito mais… 

Vem comigo, vamos espalhar para as novas gerações esse maravilhoso conhecimento da Yoga, o conhecimento de como desenvolver a consciência da PAZ, do AMOR e da LUZ, para que eles possam lidar de forma equilibrada com os desafios da vida e para que possam construir uma VIDA PLENA de felicidade em todos os sentidos.

Vamos lá?

Referência:

Lazar, S. W., Kerr, C. E., Wasserman, R. H., Gray, J. R., Greve, D. N., Treadway, M. T. et al. (2005). Meditation experience is associated with increased cortical thickness. neuroreport, 16(17), 1893-1897.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + oito =

error: Content is protected !!