Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Blog

Como é a meditação infantil?

Como é a meditação infantil?
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Rate this post

 Meditação Infantil: 

um caminho para a paz interior

Você pode ajudar as crianças a desenvolver tranquilidade para que elas se tornem adultos seguros, livres e felizes? 

Neste artigo, vou falar sobre um assunto que me fascina: a MEDITAÇÃO – não só me encanta como faz parte da minha vida de todas as formas, tanto pessoal quanto profissional. Aqui, vou mostrar para você como funciona a Meditação para Crianças. 

A meditação traz benefícios para todas as pessoas. Inclusive, para as crianças – os efeitos são maravilhosos! Com a prática, elas desenvolvem o equilíbrio físico, mental e espiritual para lidar com os desafios que a vida lhes apresenta. 

Desvendando a Meditação

Meditação refere-se a um estado especial de concentração, um estado de contemplação, em que você se percebe no momento PRESENTE.

Na consciência do aqui e agora, nós aprendemos a voltar a nossa atenção para a nossa ESSÊNCIA, para o caminho do amor e da luz, que é de onde todos nós viemos – essa é a origem inerente ao nosso ser.

Qual a motivação para ensinar Meditação para as Crianças? 

Primeiramente, eu convido você (como familiar, educador ou amigo de crianças) para fazer uma reflexão: Qual é o legado que você quer deixar para as crianças? Qual é a sua missão para com os pequenos?

Segundo o iogue Paramahansa Yogananda: “Cabe aos adultos de hoje ELEVAR a consciência das crianças, conduzindo-as à uma vida equilibrada”.  Acredito que você, como um cuidador dedicado,  deseje conduzir as crianças à uma vida mais simples, equilibrada e baseada no AMOR, e não no caminho da dor. Vamos pensar juntos como podemos fazer isso? 

Um dos meios para se alcançar esse objetivo é a meditação. Não subestime os pequenos, eles são altamente perceptivos e podem se adaptar muito bem a essa prática.

Quanto mais você incentivar as crianças a meditar, mais as percepções e as capacidades delas se desenvolverão.

Toda criança é capaz de meditar?

Essa pergunta é respondida com um sonoro SIM. Todas as crianças do mundo são capazes, basta apenas saber ensiná-las do modo mais adequado. Todas podem desenvolver a concentração e atingir o estado de meditação, de onde brota a PAZ INTERIOR.

Como se desenvolve a meditação para as crianças?

Meditar é um hábito que se cria e se conquista diariamente, assim como temos o hábito de almoçar em um determinado horário do dia. 

Com as crianças, a princípio, nós podemos dar o nosso próprio exemplo. Quanto mais eles nos virem meditando, mais serão receptivos à prática.

Além do nosso exemplo, existem diversas técnicas LÚDICAS do universo infantil, que servem para atrair a atenção das crianças. 

A meditação para as crianças deve ser um momento AGRADÁVEL, sem forçar, com leveza, carinho, brincadeiras, músicas, visualizações criativas, relaxamento e histórias permeadas da criatividade do mundo infantil. Dessa forma, vamos amorosamente envolvendo as crianças nessa prática.

Nós treinamos os pequenos para se concentrarem e ensinamos a eles maneiras de manter o foco no momento PRESENTE. Você pode convidá-los para pararem, respirarem fundo e ouvirem os sons locais, pode ser da natureza, dos animais, da cidade, assim você os ajuda a desenvolver suas sensações e percepções.

Ensinar técnicas de respiração para as crianças vai fazer com que elas controlem suas emoções e atitudes; é uma ótima solução para todos, principalmente os que são muito agitados, ou sofrem de  ansiedade e depressão.

O universo infantil com suas inúmeras atrações nos auxilia muito nesse processo. Você vai ficar impressionado ao ver como os pequenos ficam felizes quando você os convida para cantar uma música relaxante ou para ouvir uma história fantasiosa no reino encantado da paz, por exemplo, assim como participar de muitas outras atividades introdutórias à arte meditativa.

Ensinar a meditação para as crianças reflete positivamente na sociedade e no mundo.

Ensinar meditação para as crianças é uma atitude muito nobre. Você já parou para pensar sobre isso? Ao meditar, as crianças se voltam para seus corações e, no mundo de hoje, o que mais precisamos é de AMOR. Somente com o amor é que se pode acabar com os desequilíbrios do mundo. 

Paramahansa Yogananda dizia: “A atenção e o alimento espiritual oferecidos a uma planta humana nos primeiros anos de sua vida geralmente determinam o seu desenvolvimento”.

O sábio Dalai Lama afirma:  “Se todas as crianças de oito anos aprendessem meditação, eliminaríamos a violência do mundo dentro de uma geração”.

Portanto, essa é uma grande MISSÃO, e fico muito feliz de poder fazer parte dessa jornada que ajuda os pais, educadores e suas crianças a elevarem suas consciências. 

Então, ensinar meditação para as crianças, mesmo que seja praticada em um pequeno período de tempo no começo, já é uma experiência muito RICA e PROFUNDA.

CONVITE ESPECIAL – Jornada Online de 21 dias de Meditação para Pais e Educadores

Se você chegou até aqui, é porque você quer FAZER A DIFERENÇA! Você é um educador, familiar ou amigo? Ou, então, você é aquele tipo de pessoa que AMA estar com as crianças e elas são atraídas para você como MÁGICA, mas você ainda não trabalha com elas?

Namastê, meu nome é Cris Pitanga, pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional. Sou professora de MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS, desde 1996. Também atuo como  consultora educacional e empresarial há 20 anos, na área interpessoal e com vivências de YOGA.

E, hoje. eu quero fazer um CONVITE ESPECIAL: conhecer o Método ME – Jornada Online de 21 dias de Meditação para Pais e Educadores e o ebook “A Prática da Meditação na Vida do Educador”.

O Método ME foi inspirado na frase de Paramahansa Yogananda (fundador da Self-Realization Fellowship): “Cabe aos adultos de hoje elevar a consciência das crianças, conduzindo-as à uma vida equilibrada.”

O Método ME é baseado na Yoga, Mindfulness e em conceitos e métodos pedagógicos. Com ele, você vai meditar, sentir e praticar formas criativas que podem mudar o seu olhar em relação a você mesmo e às crianças com quem convive ou trabalha. Você vai aprender exercícios simples e práticos para criar o hábito da meditação diária.

Você Sabia? Em apenas 21 dias, é possível mudar e formar novos hábitos; assim como, fazer mudanças significativas em você e na relação com seus filhos e alunos. 

Você vai precisar comprar apenas um caderno sem linhas, canetas coloridas e post-its para que possa fazer alguns registros importantes.

Somente a partir de nossa meditação diária é que conseguimos despertar a nossa intuição e a sabedoria para lidar com os desafios da vida, tanto como instrutores quanto como pais. Tanto é verdade que, sempre que encontro com meus alunos, eles me falam que este ensino tem sido um divisor de águas e sentem que este é o caminho, porque dizem que a meditação tem feito uma TRANSFORMAÇÃO tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais, além de melhorar seus relacionamentos com as crianças e os jovens.

Saiba mais: https://lp.crispitanga.com.br/jornada-de-21-dias/

Já no ebook  “A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO NA VIDA DO EDUCADOR”, vamos juntos pensar, analisar e praticar vários aspectos relacionados à meditação na vida dos que estão interessados em levar essa prática para crianças e jovens.

Esperamos que o conteúdo e os exercícios que vamos oferecer tragam novos insights e técnicas, tanto para lidar melhor com os pequenos, como também para ajudá-los nos desafios das diferentes áreas de suas vidas.

Tenho realizado treinamentos em diversas cidades do Brasil e, a cada encontro, fico encantada com o interesse e a vontade dos pais, professores de Yoga, professores de educação infantil, professores de educação física, psicólogos, médicos, dentistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. Eles estão cada vez mais interessados em buscar o conhecimento e a vivência na prática da meditação, com a intenção de se preparar para exercer a tarefa de educador. Isso realmente é MARAVILHOSO!

Então, vamos embarcar nesta jornada juntos?

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =

error: Content is protected !!