Os Benefícios do Yoga para Pais e Filhos

Os Benefícios do Yoga para Pais e Filhos
Rate this post

Desde o momento que a família decide que vai fazer um workshop de yoga para pais e filhos, algo já acontece. Tanto as crianças como os pais dizem que essa decisão provoca uma grande alegria pela expectativa de fazer yoga juntos!

Como normalmente yoga soa como algo relaxante e muito positivo de fazer, todos querem ter essa vivência. E ter uma vivência de paz, de calma em família é algo muito precioso.

Durante o Workshop

As crianças que já praticam yoga se envolvem muito e adoram fazer as atividades com os pais. Elas vibram de alegria ao ensiná-los o que sabem.

Observamos que todas as crianças, mesmo aquelas que não conhecem yoga, ficam felizes e empolgadas em praticar com os pais. Elas dizem que é um jeito divertido de ficar com eles. Também comentam que relaxar e fazer as posturas juntos dá uma sensação muito boa de calma e de paz.

As crianças menores também aproveitam. Algumas não participam o tempo todo; mas a grande maioria participa e, muitas vezes, nos surpreende pelo envolvimento, dedicação e interesse.

Mesmo que as crianças se retraiam, participando apenas quando se sentem seguras, uma coisa é certa: ao chegar em casa, querem fazer yoga com seus pais. Elas costumam ensinar para bonecas e bichinhos o que aprenderam e, assim, vão assimilando conceitos e vivências de yoga.

Durante a prática, pais e filhos fazem posturas, respiram, brincam, cantam e relaxam de uma forma lúdica, com música, histórias e diferentes vivências. As técnicas aplicadas ajudam pais e filhos a terem um contato mais próximo e amoroso.

Os pais costumam ter vários momentos no dia a dia para expressar amor, carinho e respeito pelos filhos. Mas, durante um workshop, quando várias famílias estão juntas, as vibrações de amor e paz são potencializadas, pois nos conectamos com nossa alma.

Assim, durante a prática, pais e filhos têm a oportunidade de viver e expressar o amor que flui das profundezas do seu ser, produzindo em todos uma sensação de paz e alegria.

Levando para a Vida

pai-e-filha-praticando-yoga

Alguns pais já nos disseram que, depois que tiveram essa experiência, até mudaram certos hábitos, acrescentando, no seu dia a dia, técnicas e conceitos que aprenderam. Por exemplo, eles fazem algum tipo de respiração com seus filhos, quando a criança está nervosa ou sem sono. Além disso, sugerem uma música ou uma atividade da yoga para praticarem quando estão juntos; usam alguma história ou música que aprenderam para ajudar a criança a resolver uma determinada situação; criam o hábito de fazer exercícios, antes de dormir e ao acordar, que ajudam a relaxar ou a despertar a criança.

Sabemos que, muitas vezes, devidos aos compromissos de trabalho, os pais não têm tempo de ficar com seus filhos. Alguns pais nos disseram que, depois de participarem desses workshops, perceberam que deveriam criar esses momentos e que estão muito contentes com os resultados que as vivências proporcionam.

Todas as famílias vivem muitos desafios. Mas, com certeza, a cada dia, os valiosos ensinamentos da yoga podem ajudar crianças e pais na arte de viver!

Autora: Cris Pitanga

Gostou do artigo? Marque 3 amigos nos comentários abaixo que você gostaria que soubessem desses benefícios.

Namastê