A Yoga para Crianças na Transformação dos Pequenos

A Yoga para Crianças na Transformação dos Pequenos
Rate this post

Ajudando a Criança e o Jovem a se Transformar

Não seria ótimo se nossas crianças fossem mais tranquilas, mais ocupadas em fazer o bem ao próximo e à sociedade e mais conscientes de seus poderes, suas potencialidades?

É com base nesse ideal que o maior interesse de nossa metodologia aplicada nos cursos de formação “Como Ensinar Yoga para Crianças” é ajudar na transformação das crianças e jovens; transformação para o bem. Para isso, oferecemos ao professor um conjunto de técnicas e vivências baseadas na filosofia, nos conceitos de yoga e nos valores humanos.

Todo o material que disponibilizamos visa ajudar o professor a despertar nas crianças e nos jovens a consciência sobre os seguintes aspectos:

• Cuidar e exercitar o corpo;

• Fortalecer a mente com técnicas de concentração e de pensamento positivo;

• Cultivar atitudes corretas em relação à vida e aos seus problemas emocionais;

• Aprender a cada dia a arte de viver e de lidar de forma pacífica com as pessoas que convive;

• Despertar as pérolas da sabedoria, da alegria e do amor que permeiam a alma.

Se você tem interesse em ajudar as crianças neste caminho, fica comigo que lhe apresentarei cada um destes aspectos.

Cuidar do corpo para desenvolver a vitalidade e o poder da vontade

asana-2

Assim como muitos animais se exercitam para ficarem fortes e cheios de vitalidade, da mesma forma, devemos estimular as crianças para alongar e recarregar seus corpos com energia. Dessa forma, cheios de vitalidade, eles realizarão suas atividades repletos de vontade e determinação.

Com isso, sugerimos várias dicas para crianças e jovens praticarem yoga com a consciência de que as posturas podem ajudá-los a ter atitudes e emoções positivas nas diversas situações de seu cotidiano.

Caso tenham preguiça de sair da cama, podem aprender a despertar o corpo como um elástico; nos momentos de falta de vontade, deveriam recarregar seu corpo de energia imitando uma pinça. Quando cansados, o ideal é energizar o corpo, imitando o boneco de pano. Esses são alguns pequenos exemplos que os ajudam a levar os efeitos das posturas de yoga para o dia a dia.

Fortalecer a mente para ser mais positivo

Todos os grandes homens foram homens de grande força mental. Dessa forma, em nosso trabalho com as crianças e jovens, oferecemos dicas para descobrirem como podem fortalecer a mente.

Pensamos e pensamos o tempo todo. Muitas vezes nossos pensamentos são terríveis. Já pensou o efeito de todos os nossos pensamentos neste planeta? Precisamos mudar a qualidade deles. Por onde começar? Melhor seria se as crianças e jovens começassem a aplicar em suas vidas as técnicas que a yoga nos presenteia. Como matemática, elas nos transformam em seres mais focados e pacíficos pelos efeitos de nossos pensamentos.

Ensinar nossos jovens e crianças a relaxar, a respirar como um vento ou uma abelha, a praticar afirmações mentais positivas, fazem parte de dicas que os ajudam a mudarem o foco de seus pensamentos e sentimentos, tornando-os mais puros e positivos.

Cultivar atitudes positivas em relação às emoções e situações

emocoes

Os grandes mestres do yoga enfatizam a importância do autocontrole diante dos dilemas da vida. O mais valioso é que isso não é apenas uma teoria. As técnicas do yoga que eles praticam demonstraram, desde muitos e muitos anos, que elas os ajudaram a manter o controle sobre suas emoções.

Parece que estamos vivendo em um mundo totalmente emocional. As emoções estão a todo vapor. As crianças, desde muito pequenas, apresentam emoções e comportamentos de estresse que precisam ser controlados.

Essa é uma área da vida que precisa ser vista de vários ângulos. O adulto que convive com a criança deveria, mais do que a própria criança, aprender a ter autocontrole. Assim, partindo do centro de seu próprio equilíbrio, o adulto pode ser capaz de ajudá-la.

Paramahansa Yogananda, um dos mestres do yoga, disse: “Dê exemplo, em sua própria vida, das qualidades que quer ver ressaltadas nos outros.

A arte de viver– esta é uma grande ciência.” E outro mestre chamado Sri Yukteswar falava: “Aprenda a se comportar”.

O nosso desafio como educadores interessados na transformação das crianças e dos jovens é sermos exemplos. Ou seja, estarmos cada vez mais atentos ao nosso autodesenvolvimento. Quanto mais investimos no nosso crescimento mental e emocional, contribuímos para a transformação de quem nos rodeia. Além disso, passamos a entender e a lidar mais facilmente com as crianças. Muitas vezes, nós temos dificuldades de lidar com nossos sentimentos e com as situações que vivemos – imagine a criança!

Assim, nossas práticas de yoga, nossos estudos e a busca de soluções para as nossas dificuldades pessoais vão nos aproximando de nossa essência. Fortalecidos pelo próprio esforço, podemos ajudar os seres que estão próximos de nós a fazerem boas escolhas.

Seguem dicas para lidarmos com as crianças e jovens em situações desafiadoras:

• Algumas vezes, quando estão descontrolados é melhor esperar se

acalmarem para conversarmos com eles.

• Observe-se durante uma situação de estresse e de birra, veja como estão suas emoções. Quando estamos nervosos, zangados ou muito emotivos, não conseguimos ouvir a criança ou o jovem. O melhor é não fazer intervenções quando estamos descontrolados, pois a situação pode ficar mais tensa. Nesse caso, o autocontrole do adulto é muito importante.

• No yoga, encontramos vários exercícios que ajudam as crianças a transmutarem algum sentimento ou emoção. Quando nervosas, podem praticar o leão, sopro “há”, lenhador e depois fazer respiração do balãozinho, para sentirem a calma que esses exercícios proporcionam.

Nos cursos, procuramos apresentar aos professores dicas que são úteis tanto para as crianças como para o próprio educador nesse processo de lidar com as situações estressantes do dia a dia.

          Aprender a arte de conviver com os outros

alegria-sempre-nova

A todo o momento, estamos aprendendo essa grande meta do ser humano: a arte de viver e de lidar de forma pacífica com as pessoas com quem convivemos. Os Oito Passos do grande mestre do Yoga, Patanjali, nos convidam a aplicar em nossas vidas as verdades que podem nos ajudar a viver de forma mais harmoniosa.

As escolas e as famílias estão sempre procurando formas de como lidar com as situações na área do relacionamento humano. As técnicas de yoga são ótimas ferramentas, pois visam a ajudar as crianças e os jovens a deixar reinar a compreensão, a paciência e o respeito em seus corações e em suas mentes, para que o mundo fique melhor.

Nós podemos levar para as crianças este legado da seguinte forma:

• Incentivando-as a cuidar com amor e carinho todos os seres: animais, pessoas e plantas.

• Ensinando diferentes técnicas de respiração e relaxamento, para que possam
conhecer as qualidades da calma, do amor, da paciência que os ajudarão a lidar com os conflitos de forma harmoniosa.

• Praticando com eles técnicas de concentração, que despertam o controle das emoções e da força interior.

• Ensinando-as a ter autocontrole e a fazer autoanálise.

• Incentivando-as a verem o bem nos outros e o lado positivo dos acontecimentos.

Durante os cursos, propomos aos professores atividades e vivências que ajudem às crianças e aos jovens a aprenderem a elevar-se acima dos maus hábitos, das emoções descontroladas e do mau humor. Assim, estarão mais capacitados para desenvolver o autodomínio e o cultivo do amor, pois somente o amor pode nos curar e tornar nossos relacionamentos sadios.

Tudo isso para despertar o que temos de mais valioso

yoga-pais-e-filhos-cris-pitanga

A palavra yoga significa união do corpo e mente, para que possamos despertar as pérolas da sabedoria, da alegria e do amor que permeiam a alma. Desta forma, todas as técnicas e exercícios de yoga, sejam para o corpo ou para mente, visam ao desenvolvimento integral do praticante.

No mundo em que estamos vivendo, nada é mais emergente do que cuidar de nossas crianças e jovens. A cada dia, a cada momento, fica mais óbvio a necessidade de mais e mais educadores interessados na educação integral.

Todos somos calmos, amorosos e pacíficos, como disse Gandhi, estamos apenas esquecidos de nossa própria essência. Assim, vamos através do yoga para crianças, ajudar os seres que estão ao nosso redor a se interessarem pelo maior objetivo do yoga: a realização do ser. Ou seja, a busca de nossa verdadeira essência.

Nosso ideal é que, através de nossos cursos e workshops, além de vivenciar as técnicas e o conteúdo filosófico do yoga, os professores descubram e aprendam formas de ajudar os alunos a levarem dicas práticas para suas vidas.

Assim, desejamos que as crianças e jovens possam aprender que o tesouro repleto de paz, amor e alegria, já é nosso; ele está guardado em nossas almas, em nossos corações. E que podemos despertá-lo!

banner-ebook-yoga-para-criancas