Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Yoga para Crianças

Descubra como o Yoga ajuda no desempenho escolar das crianças e jovens

Descubra como o Yoga ajuda no desempenho escolar das crianças e jovens
Junte-se a mais de 6000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Rate this post

Sabemos que as crianças têm muitas responsabilidades e nem sempre conseguem lidar com tanta pressão de forma positiva. Você está nesta situação? Seus filhos andam ansiosos, preocupados ou com o raciocínio disperso? 

Vou compartilhar com você os benefícios que a YOGA proporciona no desempenho escolar infantil e juvenil. Com a prática, as crianças e os jovens conseguirão desenvolver a paz interior que aprimora a concentração, a atenção plena e potencializa a capacidade mental.

Atividades que vão além do corpo físico, mas também trabalham desenvolvimento mental, como Meditação e Yoga têm sido recomendadas para crianças e jovens com o objetivo de diminuir a ansiedade e melhorar a concentração. Muitas escolas, inclusive, já aplicam esses métodos diariamente para auxiliar no rendimento escolar.

1 – Controle Emocional

Para que as crianças e os jovens tenham sucesso na escola e na vida é fundamental que eles desenvolvam o autocontrole no comportamento, nas emoções e na atenção plena

Muitas pesquisas e estudos afirmam que a Yoga traz benefícios para o desempenho escolar. Por exemplo, um estudo realizado pela instituição de ensino Edmunds Elementary, na cidade de Des Moines, Iowa, Estados Unidos, com 37 estudantes do Ensino Médio descobriu que fazer 40 minutos de Yoga três vezes por semana durante 16 semanas melhorou significativamente a capacidade dos estudantes de regular suas emoções, em comparação com a participação em uma aula comum de educação física.

2 – Desempenho Escolar

Em geral, as redes de ensino usam o desempenho escolar como o principal critério para o sucesso do aluno. As pesquisas mostram que a Yoga pode melhorar a atenção, a memória e aliviar o estresse acadêmico.

Praticar Yoga na escola também pode melhorar as notas dos estudantes. Por exemplo, o mesmo estudo mencionado acima designou aleatoriamente 112 estudantes do Ensino Médio para participar das aulas de Yoga ou Educação Física duas vezes por semana, durante 45 minutos, durante todo o ano acadêmico. Entre os alunos que tiveram altos níveis de participação, o grupo de Yoga acabou com uma média de notas significativamente mais alta que o grupo de Educação Física.

3  – Redução de Ansiedade e Tensão

As crianças e os jovens estão cada vez mais sobrecarregados com atividades escolares e extracurriculares. Não por acaso, você percebe que as crianças de hoje estão muito mais estressadas e ansiosas. Crianças e adolescentes com estresse correm  risco de desenvolver problemas de saúde mental e a YOGA vem como uma solução para esse problema.

O programa Yoga na Sala de Aula da mesma instituição constatou que um grupo de 18 alunos do segundo ano, que participaram por meia hora por semana durante 10 semanas, apresentou uma diminuição significativa nas concentrações de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse) antes e depois do programa. 

Além disso, o programa Yoga e Mindfulness da mesma escola matriculou 49 alunos do Ensino Médio da cidade para participar durante um semestre, vários dias por semana, e os estudantes relataram reduções significativas em sua ansiedade. 

4 – Capacidade de lidar com o estresse

A prática de Yoga também ajuda as crianças e os jovens a lidarem com as situações desafiadoras que a vida apresenta. A pesquisa feita pela escola Edmunds Elementary constatou que 30 alunos do Ensino Fundamental e Médio que participaram de um programa de Yoga de 10 semanas, uma ou duas vezes por semana, melhoraram sua resiliência – a capacidade de lidar com sucesso em eventos desafiadores da vida.

5 – Diminui os Comportamentos Desafiadores 

O bullying é uma realidade e não podemos fechar os olhos para esse problema, que pode resultar em vários efeitos negativos nas crianças e nos jovens. Além disso, comportamentos problemáticos, como o bullying, geralmente resultam em suspensões e referências disciplinares, o que significa que essas crianças ou jovens também acabam saindo prejudicadas no meio escolar.

Mas as pesquisas realizadas pela escola Edmunds Elementary sugerem que a Yoga pode ajudar. Por exemplo, alunos da terceira à quinta série que participaram de um programa de Yoga de 10 semanas, praticando cerca de uma hora por semana, relataram que as intimidações reduziram depois do programa.

Esses efeitos positivos podem ser resultados da conscientização que a Yoga proporciona em relação às emoções e aos comportamentos. Isso pode ajudar as crianças e os jovens a controlarem comportamentos impulsivos e reações inadequadas.

6 – Maior Bem-estar Físico

A paz que flui da prática de Yoga transforma a consciência dos pequenos, assim eles passam a se sentir melhores consigo mesmos, com as pessoas e as situações ao seu redor.

A escola Edmunds Elementary implementou um programa de 12 semanas com 16 alunos da primeira série que participaram de 45 minutos de aula, duas vezes por semana, descobriu que a Yoga pode melhorar as habilidades motoras, incluindo equilíbrio, força e flexibilidade. Além disso, com base em pesquisas de centenas de pais, alunos e professores de educação física, outro estudo descobriu que um programa de um ano de atividades baseadas em Yoga por 5 a 15 minutos por dia melhorava o bem-estar físico dos alunos, incluindo a postura corporal, qualidade do sono, fadiga e dieta.

Ajude a fazer uma TRANSFORMAÇÃO na vida das crianças.

Seus filhos ou alunos sofrem com ansiedade, agitação excessiva ou estresse emocional? Ou, então, você busca trazer uma elevação na qualidade de vida e na consciência dos pequenos e não sabe por onde começar?

Namastê, meu nome é Cris Pitanga, pedagoga empresarial e psicopedagoga educacional, sou professora de MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS, desde 1996 e consultora educacional e empresarial há 20 anos na área interpessoal e com vivências de YOGA.

E hoje eu convido você para conhecer o meu ebook “Yoga para Crianças e seus Benefícios”, o conteúdo é baseado na sabedoria da Yoga difundida no Ocidente pelo mestre indiano Paramahansa Yogananda. Ele traz uma explicação profunda dos efeitos da Yoga para o corpo, a mente e a alma das crianças e dos jovens. 

Além disso, mostra como a YOGA pode ajudar a lidar com suas emoções e seus relacionamentos desafiadores. Você encontrará, em cada capítulo, exercícios práticos e histórias verdadeiras que servirão de inspiração e motivação para a prática na escola e na família. 

Serão apresentadas dicas, orientações e uma pequena série para que educadores e pais possam auxiliar os pequenos praticantes. A ideia é inspirar tanto educadores quanto pais, a ensinar Yoga de forma lúdica, inspiradora e totalmente focada nos conteúdos filosóficos da Yoga.

Você vai conhecer recursos para aquietar o corpo, acalmar a mente, tranquilizar as emoções e, principalmente, ajudar a criança e o jovem a perceber o seu mundo interior – onde habita a paz, a calma e a paciência que se necessita para viver com equilíbrio neste mundo.

Você vai aprender:

  1. O Sistema da Yoga e seus benefícios na infância;
  2. Técnicas para equilibrar as emoções;
  3. Dicas para praticar Yoga com as crianças e jovens;
  4. Métodos de ensino e conteúdos aplicados;
  5. Histórias inspiradoras para trabalhar com as crianças;
  6. E muito mais… 

Vem comigo, vamos espalhar para as novas gerações este maravilhoso conhecimento da Yoga, o conhecimento de como desenvolver a consciência da PAZ, do AMOR e da LUZ para que elas possam lidar de forma equilibrada com os desafios da vida e para que possam construir uma VIDA PLENA de felicidade em todos os sentidos.

Vamos lá?

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − oito =

One Reply to “Descubra como o Yoga ajuda no desempenho escolar das crianças e jovens”

Ana Paula

Adorei, muito interessante

error: Content is protected !!